Autismo nas escolas Públicas

Publicado por Gildazio em 12 janeiro 2017

03840940

Trabalho da Professora Jaqueline Raquel.

A Inclusão da Criança Portadora de Autismo no Contexto da Sala de Aula Regular na Rede Municipal de Ensino em Buriti dos Lopes – PI

     O ensino de alunos com necessidades especiais nas escolas regulares tem enfrentado grandes dificuldades, principalmente no que diz respeito a alguns critérios como: a formação especializada dos docentes, estrutura adequada das escolas, material específico, maior tempo de preparação dos professores, falta de interação com a família, dentre outros fatores.

     Nesse contexto, um dos fatores que devem ser considerados é o fato de alguns docentes receberem alunos com necessidades especiais sem ao menos nunca terem participado de uma capacitação que o ajude a receber o discente, além de não ter nenhum preparo técnico, nem metodologia e estratégia específica para tais casos, pois o que ainda pesa é estarem inseridos dentro de uma sala de aula regular, geralmente superlotada de alunos e sem o apoio de um docente auxiliar que ajude no processo.

     Porém, por se tratar de um direito igual a todos, de terem uma educação de qualidade, independente das necessidades especiais encontradas em cada indivíduo, torna-se mais difícil tanto para a escola quanto para a família inserir o aluno neste cenário. Entretanto, pode existir vários pontos positivos que contribuam no desenvolvimento cognitivo do aluno, como por exemplo, seu desenvolvimento comunicativo e a interação que pode ser realizada junto dos outros alunos.

     É de grande importância uma escola que busque realizar de fato a inclusão escolar, atendendo as várias particularidades presentes nessa, bem como os eventuais casos específicos que poderão surgir dentro deste contexto, olhando os dois lados da questão, tanto o da escola como também o da família, procurando satisfazer a cada lado.

     Assim, buscou-se perceber: Como tem sido realizada a inclusão de crianças portadoras de autismo no contexto da sala de aula regular na rede municipal de ensino em Buriti dos Lopes – Pi? Qual o posicionamento dos professores e da família quanto à inclusão dos alunos com necessidades especiais dentro de escolas regulares?

     A pesquisa ocorreu na cidade de Buriti dos Lopes, no estado do Piauí e teve por cenário algumas escolas da rede municipal de ensino regular. Participaram desta, 06 (seis) professores de escolas diversificadas da rede municipal de ensino e 06 (seis) pais de alunos com autismo.

    Por meio das respostas dos questionamentos feitos aos docentes e pais, pôde-se detectar que as escolas regulares têm se preparado pedagogicamente para alunos ideais, padronizados por uma concepção de normalidade e de eficiência arbitrariamente definida, ou seja, essa preparação não condiz a alunos com necessidades especiais. Além de perceber que a inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas regulares ainda tem vivido grandes dificuldades para que todos tenham uma educação igual e com qualidade, principalmente pelo número de alunos, pelas diferenças regionais e pelo conservadorismo que existe nas escolas.

     Notou-se também que dentro das estratégias e da metodologia deve ser realizado um trabalho que exista escuta, atenção e respeito, além de uma cooperação na realização do trabalho, e de maneira lúdica isso será possível de ser realizado de maneira a obter resultados satisfatórios. Desta maneira a atenção e responsabilidade dos pais em interação aos professores devem ser realizadas para que este consiga se adaptar a escola, mediante as suas necessidades, e se preciso for os pais devem buscar orientação do psicopedagogo encarregado do tratamento deste.

     Por meio desta pesquisa, pôde-se compreender a importância do planejamento e da formação do docente para o ensino de crianças autistas, visando o seu desenvolvimento.

 

Jaqueline Raquel da Costa
Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela
Faculdade Entre Rios do Piauí- FAERPI

Uma respota para “Autismo nas escolas Públicas”

  1. Avatar Raimundo disse:

    10 metas de educação mentirosa do Bernildo
    setembro 24th, 2016 at 11:28

    Os professores de Buriti estão todos calados, esperando o dia da eleição, estão com medo de serem mudados de escola, de serem perseguidos mais ainda, de terem suas carga horária aumentada, seus salários congelados, perderem mais direitos.
    Vejam a lista de perdas que os professores tiveram com a administração atual-
    1- carga horária aumentada para 32 horas
    2- mudança no plano de cargos com retirada da regência.
    3- obrigação do ponto eletrônico.
    4- cassação do SINTE-PI de atuar no Buriti.
    5- Mudança na previdência sem esclarecimento para a categoria de quanto tem em caixa para custeara s aposentadorias( quando as pessoas procuram o Fransquim professor ele não sabe explicar como o dinheiro dos funcionários tá.
    6-Gestão truculenta nas escolas sem diálogo com professores.
    7- Coordenações muito fracas nas escolas sem dá a devida formação aos professores.
    8-Intimidação de professores quando procuram a secretaria para explicar a carga de trabalho.
    9-mudança de professores para desarticular grupos políticos( não adiantou)-
    10- exposição de resultados educacionais nos encontros de pedagógicos de maneira equivocada e mentirosa, queda no EDEB DE 0,6 NO CIEF.
    São essas algumas das marcas negativas que a atual gestão deixa nas escolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos