Reisado ABACC 2017.

Publicado por Erasmo Marcio Falcão em 04 janeiro 2017

          Tradição cultural consolidada. o Reisado de Buriti dos Lopes é hoje um patrimônio cultural imaterial dos cidadãos buritienses e representa em suma o valor que o povo dá aos conceitos antigos herdados dos nossos antepassados.

fotos reisado ABACC 2017

fotos reisado ABACC 2017

          As famílias retornaram à frente de suas casas para receber os brincantes do reisado, muitas já com sua doação pronta para firmar seu compromisso com nossa cultura. Há grande troca de tradição e memória oral adquirida pelas famílias, senhoras e senhores que chegaram a ver o reisado antigo da cidade, que participavam como brincantes e que agora presenteiam cantando junto com o grupo de reisado da ABACC as músicas folclóricas características do reisado buritiense, posto que são músicas únicas e originais do imaginário popular buritiense, os moradores também relembram outras músicas desconhecidas pelo grupo e que passam a integrar o repertório.

2

          São cânticos em ritmo de valsa e marchinhas religiosas com temáticas de chegada, agradecimento e partida. Há até cânticos para os que se negam a doar com tons alegres e humorísticos.

3

          Não contrariando a tradição, mas, respeitando e agregando valores, o reisado da ABACC não realiza o piquenique com as doações e alimentos arrecadados, estes materiais são transformados em cestas básicas e são doadas para famílias em situação de risco social, de modo que muda-se em termos a tradição, no entanto, transforma-a em ação social e agrega novo valor ao reisado que recebe as doações da sociedade e retorna para a própria sociedade o benefício adquirido, contudo, para garantir o caráter da tradição cultural, o piquenique é mantido pelos integrantes do reisado que cotizam-se para organizar o tradicional piquenique com esforços próprios.

4

          A tradição original do Reisado é de origem portuguesa com referencias do Século XVIII. No Brasil desenvolveu-se amplamente na região Nordeste, iniciando-se após o dia 25 de Dezembro até o dia de Reis, 06 de Janeiro. Tomou características diferenciadas de acordo com cada regionalidade absorvendo a identidade cultural de cada lugar.

5

          No Piauí, a cidade que mais preservou e valoriza esta tradição é a cidade de Boa Hora onde está ligada ao cumprimento de promessas. As visitas, com danças, músicas típicas e representação de pequenos atos são em casas de famílias que também pagam promessas por graças alcançadas em nome dos Santos Reis.

6

          Em Buriti dos Lopes o culto consiste em visitas sem descriminação de famílias e apresentações com músicas para a chegada agradecimentos e partida, arrecadação de alimentos ou dinheiro para a produção de um piquenique coletivo a todas as famílias visitadas cabendo a cada grupo organizar seu piquenique. Uma característica é que havia antigamente um local comum de domínio a todos os grupos de reisado para o encerramento das festas, próximo à Lagoa Grande do Buriti. Os grupos de reisado eram frequentes e em bom número na cidade, andando de porta em porta pelas noites aonde chegavam a beirar as madrugadas com seus cânticos característicos e religiosos, posto que além de ser cultura oral e patrimônio cultural imaterial de Buriti dos Lopes, é uma tradição cristã. As músicas anunciavam a chegada do Deus Menino e pediam doações para que pudessem fazer um piquenique em homenagem ao Deus Menino e assim todos festejarem a Boa Nova cristã.

7 8 9 10 11 12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos