O Breve 2016

Publicado por Gildazio em 02 dezembro 2016

 

                                                images

             Estamos há menos de um mês do fim do ano, mas o 2016 já acabou. Acabou por vários motivos e não é preciso muito esforço para revolver ao passado e lembrarmos-nos de alguns fatos marcantes, fundamentais e ao mesmo tempo dramáticos da nossa política. Começamos pela agonia do governo Dilma e pela novela de Eduardo Cunha, um joguete apimentado pelas por novas denúncias diárias e interferências diretas e oportunas da imprensa. Ficamos marcados por escândalos e prisões de pessoas que se achavam a cima da lei e de todas as pessoas, aos poucos podemos perceber que a justiça não é tão ruim e desigual como pensam.

             O ano acabou pela delação do fim do mundo. Os donos e mais dezenas de executivos da Odebrecht  resolveram contar tudo que sabem em troca de menores penas. Isso já deixou políticos sem um natal feliz e um próspero ano novo. Entre mortos e feridos salvaram-se todos? Ninguém. O respingo foi geral com sobras de rabanada ( rapadura) para 2017. Papai Noel não foi convalescente, presenteou todos os políticos com presente de grego.

              Definitivamente o ano acabou, talvez seja o mais breve de nossa república tupiniquim. Estamos em 2017, mas não podemos esquecer as chagas e rastros deixados que servirão de exemplos daquilo que não podemos fazer ou repetir. A laja jato continua, a economia segue precisando de fôlego para se recuperar e a Petrobrás começa a dar lucros e suas ações estão mais valorizadas agora. Temer continua perdendo ministros desde a delação do fim do mundo e o PT começa a se articular com novas cores e propostas de enfrentamento como oposição. Os réus em processos começam a ser condenados, resta esperar o desfecho desta cena fatídica já há muito anunciada. Um fato novo pode temperar ainda mais este caldo; o assassinato de juízes e empresários, um clássico exemplo de queima de arquivo.

             De todo modo, tivemos um ano muito produtivo no congresso nacional. O foco sobre votações, cassações e pronunciamentos forçou uma agenda de trabalho que confundia noites com dias e nós expectadores assistíamos aquilo sem olharmos que o trabalho de um parlamentar atuante também pode estressá-lo, já que as sessões são ao vivo e algumas votações são abertas e nominais. Podemos ter um primeiro recesso parlamentar apenas cronológico porque não haverá tempo psicológico, pois as articulações e manobras continuam a todo vapor em pleno o réveillon. Que venha o carnanal!

IMAGEM DA INTERNET

3 Replies para “O Breve 2016”

  1. Avatar Raimundo disse:

    Ainda bem que o ano está acabando estou torcendo para que o novo prefeito cumpra o que foi prometido e que é de direito da nossa classe de professores como, melhores salários, uma carga horaria digna e um bom bônus de fim de ano.

  2. Avatar MARIA ESCÓRCIO disse:

    É bom ter cautela, pois o novo prefeito não é mágico e todos sabemos que se um não for beneficiado tudo que ele fizer vai ser errado. O prefeito é de todos e não de meia duzia.

  3. Avatar antonio disse:

    Parabéns Fernando Liberato pelos seus textos sempre com boas colocações show.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos