Nossa Política de fim de Ano

Publicado por Gildazio em 14 outubro 2016

      Como Buriti chegará aos primeiros dias de 2017? Parece que a gasolina vai baixar, as promoções de fim de ano explodirão aos olhos dos consumistas, mas muita gente não vai está nem aí para isso. O Sul e o Sudeste terão uma hora na frente, dá até para curtir dois reveillon, primeiro em Copacabana e depois em Salvador, tudo isso no intervalo de uma hora, ainda assim muitos preferem o Buriti de açúcar. Isso é para quem pode, deve ser a água.  Como acordaremos no ano novo com novo governo municipal? Essa é uma resposta para mais de dois meses à frente, até lá observaremos a contorção, a calada da noite, os cochichos, o arrependimento pela palavra mal colocada e a infernal curiosidade tomará conta de nossas mentes. Para onde vamos?

      A dúvida e a incerteza pairam no ar, até quando isso acontecerá, perguntamo-nos sempre, tentando antever diante das preces e promessas, sem nos esquecermos de onde viemos? Como, passadas as intempéries, vamos ver o novo governo? Ridículo para uns, inexperiente para outros, e sem uma direção clara para alguns chatos de Platão. É assim mesmo, temos que aceitar. Somos sujeitos dinâmicos, ávidos por mudanças ainda que elas desagradem.

      Fim de ano, B-R-O BRO, calor que provoca arrepio e o brejo queima seus pauis dia e noite, sem parar, parece Fogo Morto e Menino de Engenho.  É outubro, lembra queimada, cinzas, fênix. Quando dezembro chegar, Papai Noel vai estacionar seu trenó “na praça de cima” e o bom velhinho acenderá velas para Nossa Senhora dos Remédios e arrematará um bolo de fôrma que terá escrito em cima “feliz natal”.

       Ano novo, problema velho, primeira ação: olhar quem sai e quem entra e quem ficou de fora vendo a banda passar. Segundo ato: promover um mutirão, limpar o mercado, tirar fotos do lixo deixado nas ruas, talvez não. Os últimos santinhos já desbotados pelo tempo terão seus últimos dias de cor antes que o ronco dos trovões anuncie seu fim e a água os leve para as profundezas do mundo sem volta.

       O começo é sempre assim, “estão me perseguindo”, “me respeitem, sou concursado”, “não dependo de prefeitura” blá, blá, blá. Muita calma nesta hora minha gente, Buriti é assim mesmo, não agrada, acerta, erra. Essa roda gigante de dezembro a janeiro transforma-se e “não para não”, ainda bem pois, se não nos tornaríamos eternos, enfadonhos, donos do tempo, imortais. O tempo é o melhor remédio para curar mágoas. Que venham novas pessoas, novas mentes e assim caminha a humanidade.

5 Replies para “Nossa Política de fim de Ano”

  1. Avatar Hermann Duarte Castelo Branco Diniz disse:

    Parabéns Professor Fernando, aliás hoje é o Dia do Professor, seu dia, dia do Prefeito Eleito Junior Percy SARDIÃO. Este seu belíssimo texto parece até um poema épico, consolando o passado e vaticinando o futuro. Uma coisa vos digo, o nosso Prefeito Eleito Junior Percy SARDIÃO fará um governo direcionado para o POVO, em especial os mais necessitados de água, médicos, medicamentos, habitação minimamente digna e assistência social que respeite a dignidade humana.
    Já para infraestrutura do município, como Vossa Senhoria bem explicitou: limpeza pública, condições sanitárias ao mercado público e recuperação e conservação das estradas vicinais.
    Nosso Prefeito Eleito espera contar com a colaboração de todos aqueles que acreditam em um “Novo BURITI DOS LOPES/PI”, porque esta é “A MUDANÇA QUE O POVO QUER”.

    Hermann Diniz
    Membro da Comissão de Transição

  2. Avatar antonio disse:

    Muito bom o seu texto parabéns.

  3. Avatar maria disse:

    parece que o pessoal da prefeitura não gostou muito de seu texto jovem, talvez por que fala do medo de alguns nesta reta final de mandato

  4. Avatar maria disse:

    parece que o pessoal da prefeitura não gostou muito de seu texto jovem, talvez por que fala do medo de alguns nesta reta final de mandato, tem gente que brinda de rasteja mas no fundo no fundo está com medo de perder os empregos.

  5. Avatar maria disse:

    Muita gente que brica re rasteja no fundo no fundo está preocupado com a perda de empregos na prefeitura, por enquanto tão elogiando esse pessoal co mo o melhor prefeito, o melhor vice depois vão começar a encontar os defeitos, tão procurando os trairas, se não tivessem ´preocupados com isso já triam aceitado a derrota, aceitem que doi menos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos