Boi do Pipira: O resgate de Uma Emoção

Publicado por Gildazio em 04 agosto 2016

     Após alguns anos sem brincadeiras de boi efetivas em Buriti dos Lopes, este ano ficou marcado como o retorno do Boi do Pipira às festas juninas, aos arraiás, às ruas de Buriti dos Lopes, contando agora com um grande diferencial, o acompanhamento de uma orquestra de dez  músicos locais que deram ao boi uma ‘’vida nova”, fazendo-o renascer na cultura buritiense de forma atraente, brilhante e fascinante.

     O que se pôde observar foi tamanho fascínio dos expectadores a cada aparição do boi, voltando a ser a atração principal dos arráias da cidade. Assistir uma apresentação do Boi do Pipira este ano foi mergulhar em mundo de emoções, uma mistura de sentimentos para todas as idades.  Para os adultos foi uma espécie de regresso a um tempo não tão antigo, nem tão distante, mas a um período que aparentava mais inocência, mas paz, onde as brincadeiras de boi empolgavam e acariciavam a alma de muitos, somente por existir, sem ostentação ou riqueza de detalhes, fazendo com que todos corressem, fosse para olhar ou para fugir com medo do “boi”. Era lindo ver as mães amedrontando seus pequenos e os bebês em um choro sem fim quando o boi passava. Isso mesmo, os adultos de hoje de nossa cidade em sua maioria foram crianças que prestigiaram o boi do Pipira, enfatizando dessa forma a importância deste cidadão na cultura buritiense. Para as crianças, o boi deste ano ressurgiu, voltou a existir e a ser significante como outrora, pois não tem criança que iniciou as primeiras palavras que agora escute o tambor e não saiba balbuciar “o famoso Boi do Pipira”. É importante destacar que a roupagem nova com acompanhamento da orquestra deu uma modernidade ao boi, conquistando o objetivo pretendido, reencantar , reviver e surpreender os que já o conheciam e simplesmente seduzir, estimular e cativar os que o conheceram pela primeira vez.

     É necessário destacar a importância, a dedicação, a maestria do Senhor Pipira na criação e execução da cultura do bumba meu boi, cidadão este, que com sua humildade, conseguiu e consegue fazer parte da história de Buriti dos Lopes, conquistando várias gerações e tornando-se um ser humano fabuloso na realização de um sonho, pois todo sonho bem sonhado e executado, deixa de ser de uma só pessoa, passando a ser de muitos ou mesmo de uma nação. Deve-se ressaltar que a participação da orquestra contribuiu eficazmente para colocar o “boi” novamente em posição de destaque na nossa cultura. O reconhecimento do público é o mais importante dos troféus.

     Portanto, o Boi do Pipira este ano sobressaiu, revirou emoções. Assistir sua apresentação foi parar…isso, parar  para admirá-lo, para enaltecê-lo, para ficar abismado, boquiaberto, apenas escutando o toque do tambor, o barulho da orquestra e o palpitar do coração, compreendendo que isso sim é vida…é ver, é sentir, é maravilhar-se com os famosos “instantes mágicos” proporcionados, deixando os olhos brilharem e a comoção tomar conta da alma. Assim, só podemos agradecer a todos os envolvidos em nos brindar com tantas alegrias e sensações, ao mesmo tempo em que desejamos vivenciá-las novamente em anos vindouros, não somente com o Boi do Pipira, mas com demais brincantes desta cultura em nossa cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos