Começam os Ensaios do Boi do Pipira – Boeiros Necessitam de Ajuda para Aquisição de Instrumentos Adequados

Publicado por Gildazio em 31 maio 2016

     Como havia prometido no ano passado, Pipira retorna à Buriti dos Lopes para “botar boi”. Residindo em Fortaleza já alguns anos, o mestre em cultura popular de nosso município volta a sua cidade natal  para cumprir com sua tradição e seu compromisso com a cultura local. Embora sem o devido reconhecimento, Pipira é cultura viva e representa muito para a história e  folclore buritiense, ele é um dos raros remanescentes de uma áurea época onde a população sabia valorizar a brincadeira de boi.

    Os ensaios para a temporada 2016 já começaram e estão acontecendo no bairro macambira, reduto oficial do Boi do Pipira. Todos os preparativos estão sendo realizados, confecção do boi,chapéus, adereços e instrumentos, nessa fase uma grande quantidade de pessoas participam para que tudo esteja pronto para a grande estréia, dia 23 de junho, noite de São João.

     Além das informações anteriores esta postagem tem o objetivo de chamar à atenção de nossas autoridades municipais, que respondem pela Secretaria Municipal de Cultura, para que deem um pouco mais de atenção a esta forma artística de expressão popular que é o bumba-meu-boi. Nossa sugestão é para que observem estas fotos e vejam a necessária intervenção municipal no sentido de auxiliar o Senhor Pipira para adquirir instrumentos adequados e dignos de apresentação.

     Esses boieiros estão usando maracás confeccionados com vidros de desodorante, acreditem estes instrumentos não dão o resultado desejado, se os usam é por pura necessidade e por falta de ajuda para aquisição de maracás eficientes e próprios para a brincadeira de boi.

     Até mesmo muitos dos tambores usados não atendem a necessidade musical do grupo, alguns são produzidos com garrafas pets e não produzem a sonoridade adequada, e os outros com couro de boi que apesar de serem tradicionais e muito bons, perdem a eficiência durante  as apresentações. O ideal seria que a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, auxiliasse o grupo na aquisição de tambores mais apropriados e duráveis.

     A imagem acima foi feita na primeira apresentação do ano passado, nela fica evidenciado o uso dos instrumentos que mostramos acima, até mesmo o maracá do grande mestre Pipira é confeccionado com latinha de cera de carro, bem diferente das imagens abaixo que mostram os brincantes de boi de maranhão, terra que valoriza a arte e a cultura popular.

Uma respota para “Começam os Ensaios do Boi do Pipira – Boeiros Necessitam de Ajuda para Aquisição de Instrumentos Adequados”

  1. Avatar buritiense disse:

    O Mário na rua do José Melo sabe fabricar instrumentos procurem ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos