Segunda Indústria da ZPE Parnaíba Receberá Autorização nesta Quinta (12)

Publicado por Gildazio em 10 maio 2016

O novo empreendimento será a Ecopellets, indústria que vai atuar na produção e exportação de matrizes energéticas.

 

     A Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, dará mais um importante passo para sua consolidação, nesta quinta-feira (12), com a assinatura da autorização para a instalação da segunda indústria do local. A solenidade será às 15h, na sede da ZPE.

     O novo empreendimento será a Ecopellets, indústria que está sendo constituída para atuar na produção e exportação de matrizes energéticas em forma de pellets e briquetes, dois tipos de biocombustíveis com larga utilização em caldeiras industriais e na climatização de ambientes em países de clima predominantemente frio.

    A matéria prima para a fabricação desse tipo de biocombustível será, de forma inovadora no mundo, a palha da carnaúba, um subproduto da extração da cera desta mesma árvore, abundante no Piauí.

Pellets e briquetes

     As biomassas denominadas de pellets e briquetes são espécies de biocombustíveis que, no caso específico da ZPE Parnaíba, serão fabricados da palha da carnaúba, após a etapa de extração da cera. Atualmente, o mundo só conhece esse produto fabricado de madeira ou rejeitos desta mesma matéria, cujo potencial de combustão é menor que o da palha da carnaúba, conforme estudos apresentados pelos novos empreendedores da ZPE Parnaíba.

     Os pelletes têm forma granulada, permitindo uma combustão rápida, enquanto os briquetes são fabricados em forma de tijolos ou tarugos, para uma queima mais duradoura. No projeto de viabilidade, os empresários responsáveis indicaram países da América Latina e da Europa como os principais mercados mundiais que já utilizam esse tipo de matriz energética em larga escala, seja nas lareiras que aquecem residências e empresas, bem como nas indústrias que têm o calor como força motriz.

Autorização

     Os empresários responsáveis pelo empreendimento já têm em mãos o Diário Oficial que consta a aprovação do projeto da nova Indústria da ZPE Parnaíba pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) para fabricar pellets e briquetes de resíduos vegetais em geral.  A escolha dos empresários é produzir a partir da palha da carnaúba, árvore que é o símbolo maior do bioma piauiense.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social – Governo do Estado/PI para Portal Buritiense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos