Academia Buritiense Realiza Expedição para Conhecer o Sítio Arqueológico das Branquinhas

Publicado por Gildazio em 01 março 2016

     Neste final de semana a Academia Buritiense de Artes Ciências e Cultura – ABACC realizou uma expedição para a localidade Branquinhas que fica próximo ao Espírito Santo de Cima, em nosso município, o grupo organizou o evento exploratório para conhecer um riquíssimo complexo arqueológico que até então era desconhecido por praticamente todos, trata-se de uma imensa quantidade de gravuras talhadas em formações rochosas que ficam no leito do Rio Pirangi e que provavelmente tenham sido deixadas por nossos primitivos ancestrais.

     A imensa quantidade de gravuras tornam aquele espaço num dos mais ricos de toda região, segundo o professor e pesquisar Erasmo Falcão dentre todos os complexos arqueológicos pesquisados por ele, nenhum apresenta as mesmas características  do Sítio Arqueológico das Branquinhas, este se destacaria dos demais pela diversidade de formas e traços, e ainda,  evidencia que o lugar poderia servir para realização de cerimônias religiosas.

Veja algumas das gravuras que são facilmente vistas no local:

     A expedição também proporcionou aos visitantes a chance de visitar um brejo com buritizais totalmente preservados que fica naquela região, onde seu proprietário tem a mais completa noção protecionista e impede qualquer desmatamento ou uso inadequado do lugar.

     Participe da Academia Buritiense de Artes Ciências e Cultura você também, reuniões aos sábados no Polo UAB de Buriti dos Lopes, maiores informações ligue: 99401-9643.

5 Replies para “Academia Buritiense Realiza Expedição para Conhecer o Sítio Arqueológico das Branquinhas”

  1. Avatar Benedito Sousa disse:

    Brejo do seu Joaquim da ininga

  2. Avatar CAUBI CASTELO BRANCO disse:

    Senhores,
    Com certeza, quando estiver em Buriti dos Lopes farei questão de participar dessas reuniões, se elas forem abertas ao público em geral, pois acho louvável a interação dessa Academia com a comunidade buritiense.
    Parabéns aos seus diretores por mais esta iniciativa de conhecer e tentar fazer alguma coisa por esse sítio arqueológico.

  3. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    A ABACC ESTÁ DE PARABÉNS POR MAIS ESSA DESCOBERTA NO NOSSO BURITI DOS LOPES.É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A NOSSA ACADEMIA É FORMADA POR PESSOAS QUE LUTAM PARA PRESERVAR A NOSSA ARTE,CIÊNCIA E CULTURA DO NOSSO BURITI.SE VOCÊ TEM ALGO A VER COM TUDO ISSO QUE CITAMOS O QUE É A ABACC,JUNTE SE A NÓS PARA QUE POSSAMOS FAZER MUITO MAIS PELO NOSSO BURITIZAL,PELA NOSSA LAGOA ,PELOS PRÉDIOS HISTÓRICOS DA NOSSA CIDADE,PELO REISADO,PELO LEVANTE DO MASTRO,PELO BUMBA MEU BOI,PELAS DANÇAS FOLCLÓRICAS E TANTAS OUTRAS COISAS QUE ESTÃO DESAPARECENDO DO CONVÍVIO POPULAR NO NOSSO MUNICÍPIO.

  4. Avatar Mário Sérgio disse:

    vocês estão de parabéns…

  5. Avatar PROFESSOR FERNANDO disse:

    Mais uma vez a ABACC realizou o seu mair propósito que é mostrar para os buritienses que a cultura local é tão rica e diversificada quanto a de qualquer outra região de nosso país, tudo isso vai depender do ponto de vista de quem verdadeiramente sabe olhar, observar i filtrar o que é cultura. Esta instituição sem fins lucrativos sobrevive as custas de parceiros que não medem esforços para ajudar como podem, na verdade, todos podem de alguma maneira ajudar seja com doações, campanhas, fazendo parte da academia, divulgando o nome da entidade de maneira positiva. As pessoas precisam desprender -se das paixões, dos egoísmos , rancores pessoais e pensar em projetos maiores: a cultura da comunidade que aos poucos está se perdendo ou sendo contada de acordo apenas por visões limitadas.
    Muitas são as pessoas que falam assim: “a ABACC poderia fazer assim””esse pessoal da ABACC acha que só eles sabem das coisas”, “essa ACADEMIA é só um disfarce para o presidente ganhar nome”, ” e assim os discursos vão sendo criados e essas mesmas pessoas perdem a oportunidade de conhecerem melhor o trabalho da instituição.
    Para fazer parte dela é fácil: é de graça, não precisa ser do mesmo grupo político, da mesma religião, ter as mesmas ideias e concordar com todos.
    Venham fazer parte desta luta!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos