Festa do Arroz Ícone da Cultura de Buriti dos Lopes

Publicado por Gildazio em 22 novembro 2015

 Na década de 1960, mais precisamente em 1967 nascia um dos principais ícones da cultura buritiense a famosa Festa do Arroz com a escolha da Rainha do Arroz, uma festa dançante bem criteriosa, só podia entrar na festa trajando roupas bem alinhadas, homens de terno e paletó e mulheres de vestido social. Segundo informação dos mais velhos, filhas de mãe solteira e rapariga não podiam freqüentar.

     A festa acontecia no espaço da Associação Pirangi Club, recém criada pelo grupo de amigos que teve como primeiros presidentes, Bernardo Romão, Bezim Val e Francisco José Portela.

A partir de 1967 todo ano no final do mês de novembro acontecia este evento que se tornou muito importante para a população buritiense, quando está próximo do mês de novembro a cidade ficava em polvorosa em busca de costureira para os preparativos para festa. As moças mais bonitas e de famílias mais conceituadas eram escolhidas para desfilar e concorrer ao titulo de Rainha do Arroz.

     As primeiras a concorrem foram Alzira Nogueira do Val Portela, filha de João Val e Maria da Conceição de Souza Seixas filha de Mariano Lucas Leódido.

Na época para ser eleita como rainha do Arroz além da Beleza e elegância tinha também que arrecadar dinheiro para o Club, assim aquela que arrecadava mais dinheiro tinha mais chance de se tornar Rainha. Na ocasião que foi eleita com 1ª Rainha do Arroz foi Alzira.

     De 1967 para cá já ocorreram 46 festas e este ano ocorrera a 47ª festa do Arroz, ressaltando que em alguns anos não houve festa. E em 2010 não houve escolha da rainha.

     Aos poucos com o passar dos tempos a festa foi perdendo sua essência, passando a ser permitida a entrada de pessoas trajando qualquer roupa, assim como também o processo da escolha da rainha também mudou, teve anos que a rainha passou a ser escolhida na hora e tem ano que não houve concorrente.

     Muitas moças buritienses já concorreram ao titulo de rainha do arroz entre elas Alzira Nogueira do Val, Maria da Conceição de Sousa Seixas, Maria Airam de Souza Carvalho, Angela Leódido de Sousa, Dorinha Araújo, Maria do Socorro Val Menezes, Eneida Castelo Branco Val, Maria das Graças Sousa, Lisbete Carvalho Val, Wilza Maria Gomes do Nascimento, Maricota, Ana Maria Escórcio, Nayana Amorim Gonçalves da Silva, entre outras.

     No entanto, Alguns anos como os anos de 1979, 1980, 1981 e 1982 ninguém sabem quem foram as rainhas e nem as concorrentes. É uma pena que não vem sendo feito o registro desta parte da história de Buriti dos Lopes.

    Este ano no Mac (Movimento de Arte e Cultura) irá ser feita uma mostra sobre fatos e curiosidades da Festa do arroz, onde será exposta a relação de todas as rainhas e candidatas e também fotos de algumas delas.

Texto e fotos: Professor Euvêncio Val

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

3 Replies para “Festa do Arroz Ícone da Cultura de Buriti dos Lopes”

  1. Avatar Professor Euvêncio Val disse:

    Ao longo de dois anos de pesquisa venho tentando descobrir o nome das pessoas que foram candidatas a Rainha do Arroz de nossa cidade, portanto já consegui quase todos. Porém alguns nomes infelizmente ainda não consegui, como o nome das rainhas dos anos 1979, 1980, 1981 e 1982. Espero um dia poder completar este quadro, visto que considero como um ponto importante de nossa história.

  2. Avatar Fernando Ferrare disse:

    A Leisa Carvalho (filha do seu Vicente Telegrafista), a Iolanda Duarte, só não lembro o ano.

  3. Avatar Euvêncio disse:

    A Leiza Cavalho foi Rainha do Arroz em 1985 e concorreu com Jeane Seixas, Irislene Melo e Amparo

    E a Iolanda Duarte foi Rainha em 1984 e concorreu com a Pastora Percy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos