Nota de Falecimento – Renaud Soares da Silva – A Voz Mais Potente da Cidade

Publicado por Gildazio em 06 novembro 2015

     Morreu na manhã de hoje uma das figuras mais emblemáticas de Buriti dos Lopes, o senhor Renaud Soares da Silva. Ele foi durante muitos e muitos anos o maior comunicador dessa cidade, prestando relevantes serviços para toda comunidade se destacou por divulgar em sua inesquecível amplificadora notas informativas e principalmente dos falecimentos que ocorriam na cidade.

 

     Confira homenagem que fizemos a este cidadão em fevereiro de 2011:

 

Um Ano e Meio sem a Voz mais Potente da Cidade

     Dono de uma voz inconfundível e prestando serviços à comunidade buritiense durante 36 anos, Renaud Soares da Silva, ou simplesmente “Renor”, entrou para história de nossa cidade destacando-se como nosso mais importante comunicador. Sua trajetória no ramo da comunicação iniciou-se em 1976 quando montou um bar, a extinta “Merenda”, e para atrair mais clientela decidiu instalar um serviço de som, eram as chamadas amplificadoras ou boca de ferro (começou com uma única boca). Naquela época, segundo ele, as coisas eram bem distintas de hoje até mesmo a geladeira que usava funcionava a querosene, um tempo em que quase ninguém possui rádios ou vitrolas, ouvir músicas era algo que não fazia parte da realidade de muitos.
     Depois que fechou o bar, nosso personagem transferiu-se para o mercado público da cidade e lá passou a trabalhar com eletro-eletrônicos, porém não deixou de fazer o que mais gostava que era o serviço de som, nos contou que passou a usar duas bocas ampliando o alcance, comentou que fazer publicidade não era comum, a grande sensação era atender a solicitação dos ouvintes que pediam e ofereciam músicas para os amigos ou namoradas. Quando teve que sair do mercado, “Renor” mudou-se para a extinta Churrascaria Pavão do saudoso amigo Lula, lá utilizando-se de uma carnaúba colocou suas “bocas de ferro” ainda mais altas e melhorou muito o alcance do som.
     Finalmente veio a primeira torre de FM da cidade e nela foram colocadas quatro bocas que ficavam a 20 metros de altura, aquele período foi o ápice de sua atuação, a “Voz Mais Potente da Cidade” chegava aos quatro cantos do município, sendo ouvida até mesmo do outro lado da lagoa, disse ter ouvido vários relatos de trabalhadores das plantações de arroz que esperavam o início de seu programa para ouvir as músicas que eram tocadas, lembrou também que foi nesse período que algumas pessoas começaram a se posicionar contra o serviço de som, bem como seus deslizes gramaticais, disse ser conhecedor de suas limitações pois não teve oportunidade de estudar como gostaria, porém sabia também da importância do serviço de utilidade pública que prestava ao povo de Buriti dos Lopes por isso não se incomodava com as críticas.
     O mês de agosto de 2009 marcou o fim de sua atuação, e depois de longos anos de total entrega teve que parar de exercer a atividade mais prazerosa de sua vida ,  visivelmente emocionado diz encontrar conforto lembrando das inúmeras pessoas que ajudou a encontrar seus pertences (chaves, documentos, dinheiro, etc…) ou das várias campanhas que realizou para angariar cestas básicas para os mais carentes, ou mesmo conseguindo passagens de ônibus para trabalhadores que o procurava pedindo ajuda pra se deslocar pros grandes centros em busca de trabalho. Finalizou nos informando que ainda hoje é comum a cobrança das pessoas para que volte às suas atividades, até mesmo muitos críticos de outrora já manifestaram o desejo por seu retorno, concluímos questionando: Quem nunca parou seus afazeres, desligava a TV ou o radio quando ouvia a música de Roberto Carlos (Com o Terço na Mão), para saber quem havia falecido? É, infelizmente só costumamos valorizar as coisas quando as perdemos. Fica nosso agradecimento e reconhecimento ao cidadão Renaud por sua participação e colaboração para a construção de um capítulo em nossa história.

Uma respota para “Nota de Falecimento – Renaud Soares da Silva – A Voz Mais Potente da Cidade”

  1. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    A NOSSA CIDADE PERDEU EM COMUNICAÇÃO ALGUM TEMPO ATRÁS COM A SAÍDA AR DO RENOR COM AS SUAS RADIADORAS ANIMANDO O NOSSO BURITI DOS LOPES,HOJE PERDEMOS COMPLETAMENTE ESSA ALEGRIA COM A SUA PARTIDA PARA A VIDA ETERNA.VÁ EM PAZ GRANDE VASCAÍNO E VAMOS CONTINUAR TORCENDO PARA QUE VOCÊ TENHA PAZ JUNTO AO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.OS BURITIENSES SENTIRAM FALTA DOS ANÚNCIOS DE FALECIMENTOS ACONTECIDOS EM NOSSA CIDADE,QUEM NÃO LEMBRA DA MÚSICA COM UM TERÇO NA MÃO, E LOGO PRESTAVAM ATENÇÃO PARA SABER QUEM TINHA FALECIDO,HOJE FIQUEI ME PERGUNTANDO QUEM IRÁ ANUNCIAR O FALECIMENTO DO NOSSO AMIGO RENOR,A VOZ MAIS POTENTE DA CIDADE?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos