No Dia do Piauí Neném Calixto é Destaque no Piauí TV

Publicado por Gildazio em 19 outubro 2015

     A TV Clube Apresentou na manhã de hoje uma homenagem ao Dia do Piauí, uma série de entrevistas foram mostradas valorizando nossa história e arte, dentro da homenagem o Poeta local Neném Calixto teve destaque especial ao apresentar um poema que fala sobre a chegada dos primeiros homens brancos ao nosso estado, confira:


Francisco Carvalho escreveu soneto em que cita
Nicolau de Resende (Foto: Reprodução/TV Clube)

     Na passagem pelos municípios de Buriti dos Lopes e  Parnaíba, Litoral do estado, o ‘Piauí das Letras’ mostra uma nova abordagem quanto à chegada dos primeiros habitantes piauienses. Diferente do que a escola ensina sobre a chegada de bandeirantes e desbravadores, uma figura de um homem branco com olhos azuis apareceu centenas de anos antes deles.

     Enquanto os registros marcam a chegada de Jorge Velho em 1662 e de Mafrense em 1674, no ano de 1571, Nicolau de Resende foi quem conheceu o Delta do Parnaíba. Sobre a chegada desse homem ao estado, Francisco Carvalho Nunes escreveu um soneto e menciona a chegada do homem de olhos azuis no Piauí.

     Sobre o coração da nossa terra
“O nosso brejo era mesmo um paraíso, desde 1571 que ele foi admirado Nicolau de Resende, homem branco, viu primeiro
as inúmeras palmeiras infestadas”.

Fonte: G1/PI

2 Replies para “No Dia do Piauí Neném Calixto é Destaque no Piauí TV”

  1. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    A CIDADE DE BURITI DOS LOPES ESTÁ DE PARABÉNS POR FAZER PARTE DO PROGRAMA O PIAUÍ DAS LETRAS DA TV CLUBE,A NOSSA LAGOA GRANDE FEZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA ANTES MESMO DO PIAUÍ SE TORNAR ESTADO .O GRANDE NAVEGADOR NICOLAU DE RESENDE JUNTAMENTE COM OS INDIOS QUE HABITAVAM A NOSSA REGIÃO COSTUMAVAM PESCAR NA NOSSA GRANDE LAGOA QUE TANTO NOS TRAZ RIQUEZAS. FICARÁ MARCADO NA NOSSA MEMÓRIA OS 193 ANOS DO NOSSO PIAUÍ,DIA EM QUE A NOSSA CIDADE FOI LEMBRADA POR FAZER PARTE DA NOSSA HISTÓRIA.

  2. Muito orgulho de ser Piauiense e Buritiense.Acredito que um dia seremos vistos como merecemos.Pelas belezas naturais que temos,nossas praias,delta,etc…Não só pelas dificuldades,seca como muitos pensam lá fora.Parabéns Piaui de um povo trabalhador,acolhedor e de muita força.Parabéns meu pai,Neném Calixto, muito orgulho de ser sua filha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos