Cidade do Piauí é Destaque Nacional por Quantidade de Doutores

Publicado por Gildazio em 03 setembro 2015

     A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus José Vaz Díaz, localizada no município de Bom Jesus, no Sul do estado, possui professores titulados, que somados aos profissionais da Universidade Federal (UFPI) e da Escola Técnica do Piauí, faz do município a segunda cidade do país que mais possui doutores, ficando atrás somente da cidade de São Carlos, em São Paulo.

     De acordo com o diretor da Uespi de Bom Jesus, Gasparino Batista, o título traz muitas vantagens para a região. “A questão da nossa titulação, dos professores, da docência superior, traz muitas vantagens para a região. Primeiro a questão do ensino, considerado de qualidade em ambas as universidades, tanto na Uespi quanto na UFPI. Depois vem dois binômios muito importantes que completam o objetivo da universidade, que é a extensão e a pesquisa”, comenta Gasparino.

     Somente na Universidade Federal do Piauí, campus Cinobelina Elvas, estão concentrados 70% desses profissionais. De acordo com o diretor da UFPI, Stélio Bezerra, desde que foi fundada, a Universidade conseguiu manter um número satisfatório de doutores no campus.

     “São professores que vieram para cá aprovados em concursos públicos, com um currículo de excelente qualidade e aqui desenvolvem trabalho nas diferentes linhas de pesquisa de sua formação. Esse número de doutores possibilitou que o campus sempre se destacasse a nível nacional e regional, pela proporcionalidade em relação à quantidade de habitantes da cidade, então nós temos uma cidade que possui aproximadamente 25 mil habitantes e um bom percentual de doutores”, destaca o diretor da UFPI.

     A cidade é a última fronteira agrícola do país e concentra a maior parte da produção de grãos e sementes nos Cerrados piauienses, fato que faz do município um polo atrativo para estudantes e pesquisadores de diferentes estados do país.

     Recém formada, a estudante Nayana Alves saiu da capital piauiense para o município de Bom Jesus com o objetivo de realizar mestrado em solos. “Eu me formei em Teresina e o que me trouxe ao Sul do estado foi a oportunidade que encontrei por eu ter afinidade com o solo. Como a gente sabe, o Cerrado piauiense está em expansão e assim posso investir no meu mestrado e futuramente fazer aqui um doutorado”, explica.

     O coordenador do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Piauí, Adriano Drummond, realizou cursos de pós-graduação em diferentes estados e seu destino foi o interior do Piauí. “Eu sou formado em letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde realizei meu mestrado, fiz doutorado na Universidade de São Paulo e estou aqui no campus como professor de literatura desde 2010”, conta.

     Assim como Nayane, vários estudantes do Nordeste se direcionam ao Extremo-Sul do Piauí, buscando novas oportunidades. Para os professores, o destaque da cidade é de fundamental importância para a qualificação profissional, assim como para movimentar a economia local, é o que explica o coordenador e doutor em solos da Universidade Federal do Piauí, Everaldo Moreira.

     “Somos em média 100 docentes no campus e temos aqui docentes das várias regiões do país e do estrangeiro também. A realidade da cidade mudou drasticamente para melhor. Hoje, Bom Jesus é uma cidade universitária, o que contribui para o comércio local, para o setor imobiliário e sem falar no conhecimento que é gerado e traz frutos a essa região”.

fonte: cidadesnanet.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos