DIREITO DE RESPOSTA À VEREADORA EVELINE DE SOUSA ARAÚJO

Publicado por Gildazio em 19 agosto 2015

DESABAFO ÀS INJUSTIÇAS INFUNDADAS

     Venho aqui ESCLARECER que em matéria veiculada neste portal, onde questiona de forma tendenciosa e que, sorrateiramente, insinua uma homenagem interesseira de minha parte, a verdade dos fatos foi deturpada com a intenção de confundir a opinião dos leitores. Na verdade, a legítima homenagem que eu, Eveline de Sousa Araújo, e os demais vereadores do Buriti que apreciamos e votamos por unanimidade dos presentes, feita a uma pessoa digna, que passou grande tempo da sua vida, direta ou indiretamente, auxiliando, como médica, uma boa parte da população buritiense, sem se preocupar com resultados eleitoreiros e sim com a única finalidade de ajudar aos que sempre encontram dificuldades no precário sistema de saúde de nosso País.

     Averiguando toda a matéria, podemos constatar que as insinuações, politicamente tendenciosas, têm por objetivo me constranger e constranger a homenageada, pois então vejamos:

  • No parágrafo segundo o autor da matéria diz não ter conhecimento do regimento interno, enquanto o assunto é matéria da Lei Orgânica Municipal. Más quando o mesmo fala da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e § 1º diz que não poderá constar símbolos ou imagens que caracterizem promoção de autoridades ou servidores públicos que de acordo com o dicionário, temos:

– Autoridade –  “1.Direito ou poder de se fazer obedecer, de dar ordens, de tomar decisões, de agir, etc. 2. Aquele que tem tal direito ou poder. […] 5. Poder atribuído a alguém; domínio. 6. Influência, prestígio, crédito. […].”

– Servidor público – Significado de Funcionário no Dicionário Online de Português. O que é funcionário: s.m. Empregado. Empregado público titular de um emprego permanente …

Nas duas situações (autoridade e servidor público),  que se refere o parágrafo da Lei mencionada, nenhuma delas se aplica à situação da homenageada, desconstituindo-se, então, a veracidade das argumentações levantadas;

  • No parágrafo terceiro ele volta a tratar do assunto que de refere a autoridades ou servidores públicos, o que já mostramos que não procede, como também, trata dos “princípios da impessoalidade e da moralidade, já aqui resguardando, com desiderato de se não atingir qualquer auferimento pessoal ou que atente contra a justiça, a promoção indevida de quem faz as vezes da administração”.

     Pois vejamos, a matéria trata “de quem faz as vezes da administração”, a homenageada não tem nenhum vínculo administrativo ou empregatício com a Prefeitura de Buriti dos Lopes, portanto, jamais poderia fazer as vezes da administração, dessa forma desconstitui-se, também, essa argumentação levantada;

  • No parágrafo quarto o autor da matéria cita o doutrinador MEIRELLES, quando discorre sobre o princípio da impessoalidade, referido na Constituição de 1988, que impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal, que deve impedir a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos sobre suas realizações administrativas.

     Fica clara a redundância do autor da matéria se tornando repetitivo, como se não tivesse argumentos e procurasse muitos termos do assunto com o intuito de confundir os leitores, e mais uma vez está com uma argumentação equivocada, pois o assunto trata de promoção pessoal de quem faz ou está na administração pública, o que não é o caso da Doutora ora homenageada;

  • No parágrafo quinto o autor, finalmente, deixa a “máscara cair” onde ele diz que “mormente quando se sabe que a ilustre homenageada é potencialmente uma eterna candidata a cargo eletivo no Município de Buriti dos Lopes”.

     Ora, pois, quer dizer que o autor da matéria, que até então falava com um linguajar jurídico “copiou colou” do Google, agora vem colocar as suas conjecturas sobre o que ele acha das posições pessoais de quem quer que seja, vindo então a levantar a suspeição de que o mesmo está, realmente, é com medo de uma possível candidata em potencial? Sejamos sensatos, se é assim ninguém poderá ser homenageado pois todo cidadão é um candidato em potencial, bastando para isso, que esteja quites com a legislação vigente;

  • No parágrafo sexto o “Bacharel” diz que pelo princípio da moralidade e da impessoalidade administrativa, fosse a um buritiense que tivesse deixado um legado de probidade moral, intelectual e construtivista, insinuando que a homenagem foi uma mera troca de voto.

     Prezado autor da matéria, quando você fala de legado de probidade moral, eu lhe afirmo que conheço poucas pessoas tão honestas quanto a Dra. Gildete. Quando você fala em intelectual eu lhe afirmo que quem estudou e vive e viaja tanto quanto a Doutora Gildete, jamais pode ficar de fora daqueles que são considerados intelectuais, a única diferença é que ela, apesar de inteligente, não faz a mínima questão de tentar aparecer, principalmente assinando uma matéria e respaldando-a com uma lista de formaturas, dando a entender que por si só não se consubstancia. Quanto ao construtivismo que você ressaltou, lhe afirmo que conheço poucos profissionais como a Doutora Gildete, que apesar de já aposentada, continua estudando e se reciclando, fazendo assim prevalecer o verdadeiro significado de construtivismo que é: nunca estar pronto, nunca estar acabado, e sim sempre se renovando.

  • No sexto parágrafo, quando o autor da matéria diz não ter posicionamento político em Buriti dos Lopes, e não tem aspiração a cargos eletivos (até porque seria meio complicado), e acima de tudo gosta muito de falar moralidade e impessoalidade, esquece-se de que muitas coincidências estão ligadas aos posicionamentos políticos de pessoas afins, pois vejamos:

     Quando seus afins acompanhavam politicamente o meu amigo, ex-prefeito, Antônio Ribeiro Tavares, foi feita uma homenagem à minha tia, Nazila de Sousa Pires, ainda viva até hoje. Quando seus afins, ainda na administração do Sr. Toinho, o Vereador Jarbas colocou o nome do Ginásio Poliesportivo Senador Mão Santa, ainda vivo, e recentemente quando a então Ex-prefeita resolveu homenagear o então Deputado Federal Antônio José (que na época ainda era vivo) dando o seu nome ao CIEF, QUAL FOI A SUA POSIÇÃO? QUER DIZER QUE SÓ AGORA VOCÊ PASSOU A SER INTERESSADO PELOS PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE E DA MORALIDADE? E DEPOIS VEM QUERER POSAR DE IMPARCIAL?

     O fato é que a homenagem é legal, é justa, é digna, é merecedora e, principalmente, é de coração. Eu, Vereadora Eveline de Sousa Araújo, com a ajuda dos demais Vereadores, tenho a honra de ter podido reconhecer e estampar uma gratidão que não é só minha e sim de uma grande parcela da população buritiense. Pois enquanto alguns intelectuais têm a capacidade de passar em concursos que lhe proporcionam planos de saúde, há muito tempo o plano de saúde de vários buritienses é a  ajuda da DOUTORA GILDETE MARIA DUARTE. Por esse motivo e por muitos outros é que dizemos que a homenagem é legal e leal.

EVELINE DE SOUSA ARAÚJO

VEREADORA DO MUNICÍPIO DE BURITI DOS  LOPES

19 Replies para “DIREITO DE RESPOSTA À VEREADORA EVELINE DE SOUSA ARAÚJO”

  1. Avatar Jorge disse:

    taí Caubi o q tu tava procurando kkkk mais do q esclarecedor essa resposta. Gente se preocupar com outras coisa, pq a cidade ta crescendo e cheio de gente inteligente e o povo preocupado com nome de obra. gostei da homenagem e da resposta q por sinal, bem explicada, sem falar nas lapadinhas kkk

  2. Avatar chico meleleti disse:

    vixe maria que vocabulário bonito e técnico quem será que fez!

  3. Avatar Paulo César disse:

    É preferível batizar uma obra ou uma rua qualquer de nossas cidades com um nome de quem os moradores gostem, do que ver a Petrobras saqueada, por quem os eleitores não gostam. Enquanto roubar bilhões de dólares de uma empresa pode, colocar o nome de uma obra de uma pessoa viva, não pode! Eita, país complicado! Deixem a homenagem porque é mais do que justa. E ainda tem portal que publica essas besteiras. Naaaaam. Paciência.

  4. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    ESTIVE LENDO UMA RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E ELA DIZ CLARAMENTE QUE SE PODE DAR NOMES A LOGRADOUROS PÚBLICOS DESDE QUE A PESSOA NÃO ESTEJA EXERCENDO CARGO OU FUNÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO OU SEJA APOSENTDO POR IDADE.

  5. Avatar Caubi Castelo Branco disse:

    Sra. vereadora,
    Ao que parece, você excelência, como política (e só isto), somente viu no meu artigo o viés de uma suposta querela política, donde concluo, com um pensamento voltado unicamente para manutenção do seu eleitorado. Faltou-lhe a luz de um espírito acadêmico, que, esperei, pudesse ser contemplado por vossa excelência ou por quem a assistiu no seu direito de resposta.
    Não entrarei na cilada do viés político porque sequer sou eleitor de nossa cidade, muito menos qualquer meu parente (lembre-se: somos parentes) teve, tem ou terá meu apoio quando se tratar de defender interesses pessoais ou privados dentro de um Poder Público (salvo prova em contrário, o Legislativo Municipal é um Poder Público).
    Repito: não sou filiado a nenhum partido político, não tenho nenhuma aspiração política em Buriti dos Lopes (ou em qualquer outro lugar), mas sou detentor de um juízo crítico a respeito das mazelas impostas ao povo sob manto de uma suposta legalidade travestida de uma clara imoralidade. Talvez tenha sido isto o motivo de tanta preocupação: alguém que pensa diferente, e que, sem qualquer interesse ou vinculação política, expõe uma situação e termina “ofendendo” outra ou outras que, com certeza, desejariam o silêncio das ruas.
    A diferença do entendimento sobre o legado das pessoas (que, infelizmente, vossa excelência não entendeu), dizia respeito às pessoas mortas, e fiz questão de ressaltar que não era contra a homenagem à dita médica, mas achava e acho contrário aos princípios ali referenciados – infelizmente, seu viés de revolta foi estritamente político, seara por onde não enveredei.

  6. Avatar fabano barroso disse:

    Sr. Caubi quando o sr.cita a dita medica ela e conhecida na nossa cidade e grande parte do Piaui, não é como o sr.que precisar colocar as formaturas que tem.por que mesmo como esta materia muitas e muitas gente na cidade nunca viram falar no seu nome.

  7. Avatar Rurik disse:

    Metódico e cômico! rssss…..

  8. Avatar sandra disse:

    Ao comentário de 14:41: Estive lendo em uma cartilha, que em Buriti seria tudo diferente. Será que ele só se interessa por uma resolução do CNJ? Esse que tem cargo comissionada da Prefeitura devia ler essa cartilha, afinal ele é tão defensor da causa publica. Não sabia dessa BAGAGEM intelectual da vereadora. Esse senhor Caubi, falou com suas palavras, já a vereadora precisou dos outros, por que ela mesmo não se defendeu? Até quando ela vai ser ela mesmo, como eu vou saber que é ela que tá falando ou é outra pessoa?

  9. Avatar jose disse:

    E uma vez na camara municipal de Buriti dos Lopes, conversando com o advogado da mesma, me falou que não pode fazer homenagens pra alguém está vivo, colocando o nome de uma determinada pessoa em um prédio público, pois futuramente esta pessoa pode se promover politicamente, …! Em quem acreditar meu Deus?

  10. Avatar Carlos Santos disse:

    Sandra minha querida a vereadora tem seus assessores ou vc acha que ela não pode ter? Quanto ao seu comentário, não sei quem seria mais ……: VC ou o causador dessa Polêmica toda. Um abraço!

  11. Avatar MARIA LUIZA SILVA disse:

    E A FINAL DE CONTAS MESMO QUEM É CAUBI NO JOGO DO BICHO? HUM HUM É CADA UM QUE APARECE NESSA CIDADE QUERENDO METER PALPITES.

  12. Avatar fabiano barroso disse:

    Sr.Sandra ou qualquer anonimo que escreve este comentario, tu e muito burro ou muito integente que não sabe que toda autoridade tem uma assessoria, já pensou o tiririca escrevendo um discurso. vai procura fazer alguma coisa desoculpada. por que teu nome nunca foi Sandra.

  13. Avatar Juscelino Val disse:

    O comentário das 11:26 está igualzinho no face do Turim, só que com nome de Domingos. Que povo é esse que tem medo de se identificar? Seja firme e assuma suas posições, essa condição só mostra o quanto vc é fraco e sem confiança em si mesmo.

  14. Avatar buritiense disse:

    Caubi é filho de Buritiense seu Bezim Castelo Branco, ele está morrendo de preocupado com as criticas feitas a ele.

  15. Avatar Mariza disse:

    Fazendo uma pesquisa no Google ” nomes de pessoas vivas em bem público ” apareceu centenas de artigos que ratificam o posicionamento do Sr. Caubi. A questão não é a pessoa homenageada, com certeza a Dra. merece várias manifestações de respeito e consideração, desde que essas manifestações sejam legalmente aceita pelo ordenamento jurídico.
    Se há outos prédios com nome de pessoas vivas em Buriti e nunca houve qualquer tipo de discussão, talvez porque antes não havia as redes sociais para ter esse tipo de debate.
    Tenho certeza que no próximo prédio público ( escola, posto) a vereadora pensará duas vezes antes de encolher o nome do bem público.
    Aprendemos com os erros, nesse caso , a melhor resposta seria um pedido de desculpa a população

  16. Avatar sandra disse:

    A sandra que nunca foi sandra, a vereadora que escreve mais não escreve ou fala mas não fala, sei lá, deviam ao menos respeitar o tiririca, esse palhaço é o mais autentico nessa historia toda.

  17. Avatar neto de Vicente Telegrafista disse:

    concondo com caubi dizia respeito às pessoas mortas, esta homenagem era pra ser pro meu avo Vicente de paula (vicente Telegrafista ) 2 vereadores falçaram que era pra ser no seu nome, mudaram de uma hora pra outra aonde temos apradrinhamento e intereese politico

  18. Avatar Mario Sergio disse:

    Essa polêmica toda por causa de um nome,sugiro que nos preocupemos com o bom funcionamento do citado estabelicimento, a populção agradece………

  19. Avatar IrinaSouza disse:

    Gostando ou não a USB vai ser homenageada com nome Drª Gildete Maria Duarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos