Depois de Alguns Anos o Boi do Pipira Voltará a se Apresentar em Buriti dos Lopes

Publicado por Gildazio em 20 junho 2015

               Nosso amigo Pipira avisa aos amantes da cultura buritiense que, após alguns anos sem “botar boi”, decidiu voltar a se dedicar a brincadeira que tanto encanta as crianças e principalmente aos mais saudosos dos bons tempo. Sua luta incansável para manter viva essa tradição é simplesmente fascinante, haja vista que, na atualidade quase ninguém valoriza essa prática, hoje não é mais comum ver a “brincadeira de boi” acontecendo nas portas da casa, as noites de festa junina se transformaram em noites comuns, quase não mais se vê as pessoas pararem para apreciar e valorizar o trabalho desse cidadão diferenciado.

          Nesta terça, 23 de junho, dia da Fogueira de São João, teremos mais uma vez a oportunidade de ver pelas ruas da cidade o “Boi do Pipira” passar. Aos cidadãos conscientes da importância  dessa festa e da necessidade de valorizar o trabalho desse grupo, convide-os a parar nas portas de suas residências ao menos por alguns instantes, agindo assim estarão mostrando para os brincantes que o que eles estão realizando ajuda a manter viva a tradição cultural de nosso município.

Fotos: Nayana Amorim

8 Replies para “Depois de Alguns Anos o Boi do Pipira Voltará a se Apresentar em Buriti dos Lopes”

  1. Avatar João José disse:

    Gostaria de parabenizar esse homem simples que sabe melhor que ninguém fazer cultura em nossa cidade. Valeu Pipira,como seria bom se nossas autoridades soubessem reconhecer seu verdadeiro valor.

  2. Avatar James disse:

    Amigo João é melhro nem esperar que um dia isso aconteça. porque uma coisa é certa… de cultura nossas autoridades não entendem é nada… basta ver ver a situação da banda de música…

  3. Avatar Maria Rita disse:

    Que Deus conserve a saúde e a força de vontade desse homem por muitos e muitos anos, pois no dia que ele desistir de fazer esse trabalho, a brincadeira de boi vai estar só na lembrança…

  4. Avatar Arnaldo disse:

    Acredito que muitos amigos da minha geração lembram das folias quando passava o Boi do Pipira, era muito legal. A criançada ficava curiosa e as vezes com medo, mas era sem duvida um momento especial.
    Parabéns por todos os anos que o senhor de dedicou a essa festa popular.
    Excelente matéria…”Vamos valorizar o trabalho desse grupo…”

  5. Avatar MÁRIO SÉRGIO disse:

    Parabéns pela iniciativa, para essa figura folclórica de nosso município.

  6. Avatar suzana silva disse:

    quantos anos pipira eu me lembro do senhor sou filha do zeca bezinho irmã do biné parabéns por vc ter voltado outra vez.

  7. Avatar Edilson Santos disse:

    Como sinto saudade daquele tempo.Quando se ouvia a batida forte dos tambores, era sinal que o boi estava na rua. Onde corría para vê-lo passar, com frio na barriga e ofegancia do cansaço, mas que isso de nada importava, pois aquilo tudo era de uma extrema importância não somente para mim mas para a multdidão ali presente.

    Era lindo ver de longe os penachos se sobressaltando a multidão em seu colorido e o apito ensurdecedor daquele grande homem, mas conhecido por “PIPIRA”. Tempos bons, que hoje leio uma noticia dessa e fico a me perguntar… será se a infância daqueles que governam ou daqueles que um dia governaram não foi igual a nossa?

    Repensemos para que nossa cultura e as coisas boas de vida não caiam no esquecimento.

    PARABÉNS a este saudoso homem que nos honra com sua imensa bravura!!!!

  8. Avatar Junior Bil disse:

    Parabéns Sr. PIPIRA, mas uma vez o senhor mostrou que quando se quer agente consegui. Pessoas como o Sr. merecem sim nossa admiração e nosso respeito.Cadê a Prefeitura ?? Cadê a oposição nessa hora ?? Vcs são a vergonha do Buriti !!!! Parabéns seu PIPIRA !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos