Dia 1º de Maio – Outrora os Trabalhadores de Buriti dos Lopes Faziam Manifestações

Publicado por Gildazio em 30 abril 2015

     Houve uma época em que na cidade observa-se o interesse em ver as coisas acontecer, prova disso eram as passeatas organizadas pelos trabalhadores buritienses, que buscavam reivindicar seus direitos. Inicialmente as passeatas eram organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o passar dos anos o evento passou a ser realizado pela Associação dos Produtores de Arroz e sempre aconteciam nas manhãs de 1º de maio atraindo um número muito grande de pessoas, que participavam de forma entusiasmada da caminhada.

     O evento iniciava-se sempre com a celebração de uma missa em homenagem aos trabalhadores, depois saíam pelas principais ruas da cidade com faixas e cartazes, no final da manhã era oferecido um almoço aos participantes no Fumacê Club, e à noite acontecia uma grande festa no mesmo local. Dentre as reivindicações que os trabalhadores pleiteavam podemos citar a construção de barragens na lagoa, bancos de semente, eletrificação para os campos, construção de canais, solicitação de equipamentos e suplementos rurais, além desses desejos para o trabalho no campo, reivindicavam também melhorias para a comunidade em geral, na saúde, educação, pavimentação das ruas, salários dignos e respeito à classe trabalhadora.

      As passeatas eram sempre movidas por palavras de ordem, os manifestantes gritavam seus ensejos sem medo de repressões, o resultado dessas manifestações foram as várias conquistas obtidas junto às autoridades, provando com isso que o povo quando se organiza consegue seus objetivos. Infelizmente não mais se vê nos dias de hoje as instituições organizadas planejarem ações como se via antes, seria bom que nós buritienses deixássemos o comodismo de lado e tentássemos  participar  de maneira efetiva na busca por melhorias para nosso município, dessa forma estaríamos nos espelhando no exemplo dado pelas ações dos manifestantes do passado.

Matéria publicada em nosso portal no 1º de Maio de 2011

Texto: Prof. Gildazio e Neném Calixto

5 Replies para “Dia 1º de Maio – Outrora os Trabalhadores de Buriti dos Lopes Faziam Manifestações”

  1. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    ÊTA TEMPO BOM AQUELE DE OUTRORA.AS PASSEATAS EM NOSSA CIDADE ERAM FEITAS COM MUITO FERVOR,HOJE SIMPLESMENTE SE RESUME A UM JOGO DE FUTEBOL PARA COMEMORARMOS O DIA PRIMEIRO DE MAIO.LEMBRANDO BEM QUE QUEM ORGANIZAVA A PASSEATA ERA A ADECPROLAB,O SINDICATO RURAL E SIMPATIZANTES DO PARTIDO DOS TRABALHADORES,ESSE ÚLTIMO SIMPLESMENTE VIROU AS COSTAS PARA A CLASSE TRABALHADORA DO NOSSO PAÍS.AS PESSOAS COMO PEDRO DOCA,NENEN CALIXTO,JOSÉ ANTÔNIO DO NASCIMENTO,BERNARDOCO CONCEIÇÃO,SEU OLAVO,CHICO ARÃO,SEU MOREIRA,VALDIR CHAVES,JOÃO AMARAL,O SANFONEIRO RIBEIRO,ZÉ MAZIM,AGENOR RÊGO,ZÉ RATO,E TANTAS OUTRAS PESSOAS QUE AGORA NÃO ME VEM NA LEMBRANÇA,ESSAS SIM FAZIAM A COMEMORAÇÃO DO VERDADEIRO DIA DO TRABALHO.

  2. Avatar Benedito Sousa disse:

    E os músicos presente Angenor a Lenda, Ribeiro (sanfona), Benedito Escórcio (clarinete), Zé Mazinho (pandeiro) e Zé Rato (tarol), sem esquecer nosso saudoso Pedro Doca.

  3. Avatar FERNANDO LUIZ LIBERATO MORAES disse:

    vemos com saudosismo estas fotos com as pessoas de nossa cidade, manifestando-se sem ter medo, pelas ruas, com bandeiras, cartazes e batucada entoando palavras de luta e liberdade (acredito).Essa época parece um pouco distante,mas faz apenas 27 anos, a maioria destas pessoas ainda estão vivas trabalhando em algum lugar ou de alguma outra forma que provavelmente não seja a Lagoa Grande de Buriti dos Lopes. Essa luta ainda é latente, vive mas está acomodada e se deixou levar por influências políticas locais, desinteresse da comunidade, mudança de hábito de parte da população que passou a ter outras fontes de renda menos pesadas e talvez mais rendosas. Vivemos hoje a inércia das atitudes dos
    dos líderes dos sindicatos, das associações, conselhos , cooperativas. Estas instituições só não vão pior hoje porque lidam com recursos, com verbas públicas e de tempos em tempos servem como cabide ou apoio eleitoral de algum político que vem cobrar( em votos) o que deveria ser sua obrigação diante da comunidade para a qual foi eleito.
    Vamos em poucos anos acabar com toda a força das entidades civis que lutam ou deveriam lutar pela classe trabalhadora. Se alguém se achar lesado, não tem a quem recorrer: é a morosidade dos processos e ações dos líderes das entidades de classe ou conselhos, é a influência de quem está no poder (político) e um silêncio impositivo, contrariando a lógica da (luta) corpo a corpo.Que as fotos das manifestações do dia do trabalhador em Buriti sirvam para nós acordarmos, mas com consciência das nossa atitudes: sindicais, políticas de classe etc.

  4. Avatar ALAN RICARDO COSTA ARAUJO disse:

    Primeiro de maio eu só lembro do Pedro Doca!

  5. Avatar janice nascimento disse:

    Lembranças do inesquecível Pedro Doca, meu vizinho – sempre afrente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buriti dos Lopes, não faltavam as passeatas de protestos e reivindicações, com seus foguetes e bandeiras vermelhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos