Diretor do CEAD/UFPI, Governador do Estado e Reitor da UFPI se Reúnem para Discutir a Expansão da EaD no Piauí

Publicado por Gildazio em 12 fevereiro 2015

     O Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), Prof. Dr.Gildásio Guedes, participou de uma reunião com o governador Wellington Dias, o secretário da Educação, Helder Jacobina; o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Arimatéia Lopes; Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso. Também estiveram presentes: o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Carlos Alberto Pereira e a deputada federal, Rejane Dias.

     A reunião teve como objetivo debater o projeto de expansão da Universidade Aberta no Piauí. Em 2014, o CEAD/UFPI realizou o maior vestibular da história da EaD no Estado. Foram ofertadas 6.825 vagas de 15 cursos de graduação, em 33 polos de apoio presencial, sendo 31 no Piauí e dois na Bahia (Campo Alegre e Juazeiro). Atualmente, o Centro oferece cursos a distância em 33 polos UAB no Piauí e atende mais de 6 mil alunos.

     Durante a reunião, o Governador Wellington Dias, se comprometeu em captar recursos para investir mais na oferta de novas vagas; contratação de novos recursos humanos e melhorias na infraestrutura da internet e de energia elétrica nos polos. “Precisamos implantar polos nas cidades que ainda não dispõem disso. Vamos analisar quais serão as profissões do futuro e realizar a implantação desses cursos na modalidade a distância”, informa.

     Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. Jose de Arimateia Dantas Lopes, a reunião foi importante para uma maior aproximação entre a UFPI e o Governo do Estado. “Dessa forma, será possível melhorar o ensino a distância no Piauí e planejar ações para novos polos. O estado se comprometeu a investir em melhorias, em especial na internet. Para que o aluno tenha um bom aproveitamento na Educação a Distância e uma efetiva utilização da plataforma é necessária uma boa internet”, explica o Reitor.

     O Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, destacou que o governador tem um grande interesse em ampliar a oferta de vagas, através da realização do vestibular, visto que a Educação a Distancia no Piauí surgiu durante o governo dele.

     “Nas avaliações externas e internas da EaD, o resultado tem sido positivo e o governador acredita que será possível ampliar a oferta. Isso poderá proporcionar ascensão social às pessoas de baixa renda e que moram em cidades distantes do grandes centros universitários”, destacou o Diretor.

     Sobre o Vestibular EaD, o governador informou que até o mês de julho a infraestrutura dos polos e dos núcleos que necessitarem serão recuperadas, para que seja realizado Vestibular no 2º semestre de 2015.  O  Prof. Dr. Gildásio Guedes, acrescentou que o próximo vestibular contemplará os polos que demandam mais vagas e que não ofertaram no exame anterior.

Fonte: CEAD/UFPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos