A Caminhada da FÉ do Povo de Deus, e dos Devotos de Santa Luzia.

Publicado por Elias Filho em 05 dezembro 2014


     Nos meados dos anos 70, a imagem de SÃO BERNARDO, da cidade de São Bernardo no visinho estado do Maranhão foi roubada de dentro de sua igreja, ficando no poder dos meliantes de artes sacras por um determinado tempo, até ser totalmente recuperada na cidade de Parnaíba. O nosso reverendo na época, Pe. Oney Braga de Sousa(1967/1982), precavido, trouxe a imagem de Santa Luzia da capela de Barra do Longá e guardou-a em nossa Matriz, por ser mais segura. Chegando o mês de dezembro do mesmo ano, com o inicio do novenario na comunidade, convocou todos os fiéis e devotos da Santa em nossa cidade para levarem a imagem de volta em caminhada com ardor missionário de fé e de conforto espiritual. Assim ficou proclamada a caminhada de Santa Luzia no dia 03 de dezembro desde 1974, com exatos 40 anos.
     E foi o que aconteceu neste ultimo 03 de dezembro, onde uma verdadeira multidão com mais de 5 mil de fiéis se aglomerou para caminhar os 9 kilometros que separam o município sede da comunidade que tem Santa Luzia como padroeira milagrosa, dando inicio a mais um novenario ou retiro espiritual para a protetora dos nossos olhos.
Devotos de todas as partes, cidades e comunidades, sendo: crianças, jovens, adultos, 3ª idade, enfim, o povo de Deus que tem esta Santa como devota, levam um andor com a imagem que lembra em vida a Santa, que se encontra no céu, por ter sido santificada e mártir pelo exemplo de vida, e por tendo feito somente as vontades de Deus.
Durante o percurso da caminhada, os residentes na comunidade Barra do Longá vem em encontro com sua imagem querida, trazendo outro andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus e juntando-se aos romeiros de Buriti, continuam seus louvores em preces e orações seguindo para seu destino final que encerra-se na igreja de Santa Luzia, com a celebração campal da Santa Missa, presidida pelo vigário, Pe. Paulo Jorge, sendo participada por mais de 5 mil fiéis.
Em seguida, na parte social, vem o leilão, barracas de comidas típicas, etc.

            Abaixo, vejas algumas das melhores fotos desta caminhada de fé.


Pe. PAULO JORGE, inicia a caminhada com a bênção.

Os fiéis se aglomeram numa devoção, dando um verdadeiro sentido de fé.


Devotos de diversas cidades e comunidades.















F
iéis de Barra do Longá trazem outro andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus e juntam-se aos fiéis de Buriti dos Lopes, numa só crença em Deus e em Santa Luzia.


3 Replies para “A Caminhada da FÉ do Povo de Deus, e dos Devotos de Santa Luzia.”

  1. Avatar buritiense disse:

    Portal Buritiense deu um show de imagem parabéns.

  2. Avatar Edicleuma R. Lopes disse:

    Lindo e emocionante! só uma coisa me chama a atenção pq o logo do portal está em todas as fotos? até mesmo ao lado da imagem uma vez que se sabe que os créditos das imagens são do porta,isso se faz tão necessa´rio mesmo? parabéns para a organização

    1. gildazio gildazio disse:

      Cara Edicleuma, bom dia!

      Infelizmente temos que colocar as logomarcas em nossas imagens devido ao fato de que geralmente outros portais costumam cortar o local da nossa logo e nem tampouco divulgam os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos