Solar dos Escórcios – 100 Anos de História

Publicado por Gildazio em 10 outubro 2014

     Em 2014 comemora-se 100 anos daquele que com certeza representa o mais importante patrimônio histórico de Buriti dos Lopes, estamos nos referindo ao magnifico e esplendoroso “Solar dos Escórcio”, aquela nobre residência foi edificada no ano de 1914 pelo Capitão da Guarda Nacional Jonas Escórcio Alexandrino, nela criou e educou sua família e ainda transformou-a em berço de atividades culturais como a realização dos saraus musicais que encantava a todos que deles participavam.

     Ali também foram realizadas inúmeras apresentações da 1ª Banda de Música Municipal, os frequentadores do grande casarão respiravam cultura.  Aquele espaço fervilhava com eventos dos mais diversos possíveis se tornando um diferenciado centro de atrações.

     A velha casa um dia também abrigou um grande comércio que atendia aos fregueses da região, a atividade comercial ali desenvolvida durante muitos anos foi importante para o abastecimento do município, pois fornecia os mais diversos gêneros.

    Dentre as muitas atividades que foram realizadas no casarão e que contribuíram com o desenvolvimento da cidade destacamos a implantação de uma Escola de Bordado, onde Dona Lili Escórcio plantou uma pequena semente que inúmeros frutos nos deu, mesmo sem maiores pretensões da dedicada professora a arte por ela ensinada projetou Buriti dos Lopes para o mundo e nos garantiu o título de a “Cidade do Bordado”.  Vale a pena lembrar que naquele espaço também já funcionou uma agência bancária, foi na década de oitenta, a casa de Seu Jonas abrigou o primeiro Banco do Bradesco desta cidade.

     Não podemos deixar de mencionar o casal Arnaldo e Maria Eugênia, eles transformaram sua residência em um magnífico museu particular que passaram a chamar de “Solar dos Escórcios”, o carinho e dedicação à memoria da família foram absorvidos pelos atuais herdeiros que dedicam-se em preservar o lugar, nele as lembranças e recordações da sociedade buritiense encontram-se vivas em cada uma das inúmeras peças ali exposta.

     Agradecemos a essa tradicional família por terem a necessária consciência e o esforço de manter o “Solar” tão bem preservado, e ainda por permitirem que o local seja aberto ao público proporcionando aos inúmeros visitantes uma verdadeira viajem ao passado buritiense. Em particular agradecemos ao Senhor Álvaro Escórcio Dias pelo bem que nos faz em dar continuidade ao projeto de seus avós.

Texto: Professor Gildazio e Poeta Neném Calixta

7 Replies para “Solar dos Escórcios – 100 Anos de História”

  1. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    QUE LEMBRANÇAS BOAS DOS BAILES DE CARNAVAL QUE A DONA NUNCI FAZIA.O NOME DA BANDA ERA CNEC SHOW COM DONATO,JOSUÉ DUTRA, RAQUEL E OUTROS MAIS.

  2. Avatar nilda disse:

    Um resgate a vidas que construíram a história desta cidade.

  3. Avatar Ana Rosa Escórcio Dias disse:

    Agradeço muito ao Portal Buritiense as homenagens pelos 100 anos do nosso Solar.Tenho grandes recordações da minha infância vividas nessa casa, onde aprendi a bordar, fazer crochê e ficava horas e horas vendo a vovó Nuncy bordando na máquina! Papai amava essa cidade e Mamãe aprendeu a amar e graças a sua dedicação soube preservar com carinho nossas origens!me orgulho profundamente de meu filho Álvaro, respeitar a vontade de seus avós na manutenção do Solar, participando da vida cultural da cidade que tanto respeitamos.
    Ana Rosa Escórcio Dias

  4. Avatar Lucia disse:

    Sou lucia Helena de Souza escorcio Nunes,casa com Alexandre escorcio Peres Nunes
    Filho de Maria do Socorro. Escorcio
    Quero fazer uma visita para conhecer
    O solar
    Amanhã pela manhã

  5. Avatar Maria Alice Vieira Dias disse:

    fico muito feliz com minha família ter essa história tão incrível ,essa casa sei que é muito importante para a história da família!

  6. Avatar Maria Alice Vieira Dias disse:

    fico muito feliz com minha família ter essa história tão incrível ,essa casa sei que é muito importante para a história da família!

  7. Avatar Maria eugênia disse:

    Tenho muito orgulho da minha família por ser sempre tão cuidadosa e respeitosa com a história dos nossos queridos passados,sou totalmente grata por ter o nome da minha bisa Maria eugênia,que seu nome expressa força,coragem e muita determinação!Definitivamente,o solar sempre será meu lugar favorito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos