Academia Buritiense de Artes Ciências e Cultura – ABACC Realizou neste Final de Semana Grande Evento Cultural

Publicado por Gildazio em 01 setembro 2014

   No último final de semana, 30 e 31 de agosto, nossa cidade viveu um momento único de sua história, a realização do I Grito Cultural – possibilidades de conexões: um brado às manifestações culturais de Buriti dos Lopes possibilitou aos participantes momentos de discussão e aprendizado sobre nossa cultura, artes e história. O evento contou com presença do buritiense Padre Vicente Gregório que ministrou a palestra sobre as novas mídias e modelagem do ethos adolescente: impactos nas relações religiosas e afetivas, sua fala descontraida prentendeu a atenção do público que ficou maravilhado com a temática abordada.

    Outra palestra que também chamou bastante a atenção dos ouvintes foi ministrada pelo Professor Gildazio Silva que apresentou os resultados parciais de uma pesquisa sobre a história local que ele o Senhor Neném Calixta estão desenvolvendo a quase três anos, com documentos e fotos a palestra instigou nos presentes o debate quanto a data da fundação do povoado, bem como a questão da escravidão praticada em nossa cidade, a elucidação sobre a Balaiada em solo buritiense e principalmente propiciou debate sobre a data de aniversário de Buriti dos Lopes.

     Dentro da programação também foi realizada a socialização do projeto da ABACC que pretende revitalizar o nosso brejo, o projeto foi apresentado pelos Acadêmicos: Cleane Lima, Luzimar Lima, Márcio Santos. A apresentação teve a valiosa contribuição do Professor Doutor Valdemar Lemos que é referência nacional em recuperação ambiental e está trabalhando juntamente com os alunos do curso de Biologia do Polo UAB local na implantação do projeto. Conduzido pelo professor Izael Miranda um momento que mereceu bastante destaque foi a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre Buriti dos  Lopes, nunca antes na história local estudantes universitários haviam tido a oportunidade de mostrarem suas pesquisas e estudos sobre nossa cidade.

     Outro momento valioso do evento foi a palestra sobre Teoria do Verso ministrada pelo Professor Fernando Liberato, em sua fala mostrou a arte dos poemas e poesias que brilhantemente foram mostrados na prática através do recital: memórias e história buritienses apresentado pelos Acadêmicos: Neném Calixto, Rosário Rocha, Cleidimar Lima.

     Outro buritiense que também se destacou como palestrante foi o Superintendente de Cultura da cidade de Parnaíba, o Advogado Helder Sousa, Helder falou sobre a Gestão do Patrimônio Cultural, Histórico, Artístico, Turístico e Paisagístico: Aspectos Legais e Técnicos da Preservação. Em sua apresenção mostrou a todos o quanto é importante que nos preocupemos desde já com valorização de nossa memória através da preservação dos nossos costumes, tradições, monumentos e casarões.

     Já a professora Rosa Portela nos deu uma verdadeira aula sobre a culinária buritiense destacando alguns pratos que para muitos dos presentes era ainda desconhecidos.

     Através da palestra do Professor Erasmo Falcão pudemos redescobrir as manifestações artísticas populares de nossa terra, sem falar que ao longo de sua apresentação inúmeras colocações foram feitas pelo público o que gerou uma benéfica dicussão sobre a necessidade de valorizarmos o que é nosso, nossa cultura.

     Quem também esteve marcando presença foi o grupo da melhor idade com a apresentação da dança da peneira.

     Os participante do evento também tiveram a oportunidade que participar de várias oficinas como de Dança com a Profª Ana Carolina, Pintura em Tela com o Profº Eramo, Escultura com o artista plástico buritiense Di Carvalhi e Pintura em Tecido com Profº Euvêncio que é dono de múltiplas habilidades.

     No final do evento todos saíram em uma caminha cultural pelas principais ruas da cidade.

3 Replies para “Academia Buritiense de Artes Ciências e Cultura – ABACC Realizou neste Final de Semana Grande Evento Cultural”

  1. Avatar Laura Alves disse:

    Nossa me emocionei!!! Saudade de todos,queria muito ter participado deste belíssimo evento, fico extremamente feliz em vê-los colocando em prática parte de nossos sonhos,porque os sonhos e ideais da ABACC também são meus e de todos os buritienses. PARABÉNS ABACC.

  2. Avatar valdir chaves disse:

    ESSE PONTAPÉ INICIAL DADO PELA ABACC SOBRE A NOSSA CULTURA BURITIENSE,VAI SER DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA QUE A NOSSA COMUNIDADE SE INTEIRE DE VEZ SOBRE A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NOSSO MUNICÍPIO E TAMBÉM ACORDE DESSE SONO PROFUNDO.A NOSSA CULTURA ESTÁ HIBERNANDO A TEMPO, E ESSE É O MOMENTO IDEAL PARA ACORDARMOS.

  3. Avatar Mario Sergio disse:

    ótima inciativa todos estão de parabéns, quem mais ganha com isso é população buritiense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos