SUPERAÇÃO | Jovem com Deficiência Visual, Formada pelo Programa UAB é Aprovada em 1º Lugar em Concurso para Professor da SEDUC

Publicado por Gildazio em 03 julho 2014

     Apaixonada por literatura, Francisca Josefa de Araujo, a Tchêsca, terá a chance de realizar o sonho de ser professora. A jovem de 30 anos, que possui deficiência visual, foi aprovada em primeiro lugar no sistema de cotas para pessoas com deficiência do concurso público da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc) para lecionar Letras/Português em Teresina.

     Natural de Simões do Piauí, Tchêsca foi vítima da anoftalmia bilateral e amaurose, doenças congênitas que causam a perda da visão. A simonense só iniciou os estudos aos 13 anos de idade, quando passou a residir na capital. No entanto, o atraso não impediu que ela rapidamente começasse a concretizar seus planos pessoais e profissionais. Através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ela conseguiu concluir o ensino médio e, em 2006, realizou um concurso público, no qual foi aprovada e assumiu o cargo de telefonista, que ocupa até hoje.

     Formada em Letras/Português, a simonense quis ir além. Atualmente, Tchêsca está se especializando em literatura e estudos culturais. Seus planos são de prosseguir com os estudos e com o trabalho, sempre levando sua alegria e sorriso irradiante onde quer que vá, além de levar o exemplo de vida e de tantas superações a todos ao seu redor.

Fonte: Governo do Piauí

 

Uma respota para “SUPERAÇÃO | Jovem com Deficiência Visual, Formada pelo Programa UAB é Aprovada em 1º Lugar em Concurso para Professor da SEDUC”

  1. Avatar Menezes disse:

    Esse é o grande exemplo para nós que só queremos impressionar pela beleza física. É academia prá cá e academia pra lá e a beleza educacional nem sabemos do que se trata. Meus parabéns a essa jovem e vê se a partir de agora cuidemos mais de nossa formação intelectual. Se toca aí cambada de sem noção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos