Documento Antigo Sugere que Buriti dos Lopes Possui mais de 300 Anos de história

Publicado por Gildazio em 11 abril 2014

     A imagem acima nos mostra uma das mais importantes descobertas sobre a História de Buriti dos Lopes, o documento datado no dia 17 de julho do ano de 1725 nos revela aquele que poderá ser o mais antigo registro de nossos antepassados. O referido documento foi captado no arquivo público de São Luis – MA e faz parte do acervo que foi enviado pelo conselho Ultramarino para Lisboa – Portugal e recentemente devolvido digitalizado para o governo brasileiro.
O valioso documento é uma Carta de Data de Sesmaria assinada pelo então Governador do Maranhão João da Maia da Gama, dando posse de terras na Capitania do Piauí, Vila da Parnaíba, ao suplicante João Gomes do Rêgo Barra. No texto João Gomes do Rêgo Barra além da posse de terras em Parnaíba solicita também a posse de uma área às margens do Riacho Pirangi alegando que já vivia ali a mais de catorze anos e possuía um rebanho de gado com duas mil cabeças.
A descoberta revela que aquele grande criador teria habitava essa região desde 1711, portanto a mais de 300 anos, portanto pelo que foi relatado no texto João Gomes do Rêgo Barra seria um dos primeiros povoadores dos sertões buritienses.

Texto: Professor Gildazio e Poeta Neném Calixto

Uma respota para “Documento Antigo Sugere que Buriti dos Lopes Possui mais de 300 Anos de história”

  1. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    ESSA DESCOBERTA É MUITO VALIOSA PARA A HISTÓRIA DO NOSSO MUNICÍPIO,VALEU PELO EMPENHO DOS NOSSOS ESTUDIOSOS PARA CONTAREM A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NOSSO BURITI DOS LOPES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos