Palestra Mostra a Degradação do Brejo Buriti dos Lopes e Discute as Ações que Devem ser Tomadas para Protege-lo

Publicado por Gildazio em 31 janeiro 2014

          A foto acima mostra a degradação da área verde em nossa cidade e foi utilizada nos slides da apresentação de uma palestra realizada pela equipe do Projeto Rondon na manhã desta sexta (31) no auditório do CIEF. A palestra, proferida pela acadêmica Geisy Cândido da Universidade Federal de São Carlos – SP, buscou mostrar a importância do nosso Brejo e apontou os caminhos que devemos trilhar de maneira urgente para tentar impedir sua completa extinção. Segundo a palestrante, o maior problema do Brejo de Buriti dos Lopes reside na morte de nossos mananciais que foi causado pela perfuração sem controle de inúmeros poços tubulares nas nascentes do Riacho Buriti, para ela é necessário que tomemos medidas imediatas para proibir a abertura de novos poços e ainda impedir que aqueles que já foram furados continuem sendo explorados. Falou também da importância de recuperarmos a mata nativa replantando as espécies que estão praticamente extintas, disse que entrou em contato com a EMBRAPA e esta se colocou à disposição para ajudar construindo um berçário para a produção de mudas que deverão ser plantadas no brejo, finalizou mostrando a importância de criarmos um comitê gestor que busque trabalhar no sentido de proteger nosso maior patrimônio.

3 Replies para “Palestra Mostra a Degradação do Brejo Buriti dos Lopes e Discute as Ações que Devem ser Tomadas para Protege-lo”

  1. Avatar Laura Alves disse:

    Todas as questões e problemas citados acredito já ser do conhecimento de muitos e portanto não podemos é continuar de braços cruzados, é triste, mas a realidade é esta, nosso maior patrimônio não pode ser esquecido, deixado de lado. Parabéns mais uma vez ao Projeto Rondon pelo excelente trabalho.

  2. Avatar buritiense disse:

    Meus amigos dê umas volta no estádio quimezão ou vá até o povoado olho dágua que vocês houviram o barulho das maquinas perfurando poços nos terrenos do vice governardor isso é preocupante, segundo informações são muitos poços que podem afetar no futuro o abastecimento de água em nossa cidade.

  3. Avatar Professor Filho disse:

    A esperança continua, como posso participar dessa equipe?Como posso ajudar?O que está sendo feito na prática?Quero ajudar, Como?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos