Incêndio Consome Parte Considerável de Nosso Brejo

Publicado por Gildazio em 31 dezembro 2013

          Começamos essa matéria pedindo desculpas aos nossos leitores pois gostaríamos, nesta que é a última postagem do ano de 2013, de felicitarmos e desejarmos boas festas à todos os buritienses como é de praxe, lamentavelmente diante das tristes imagens que mostramos ficamos desmotivados e inclinados a nos resignarmos a um sentimento de impotência.

          Na noite de 30 para 31 de dezembro, enquanto as praças da cidade estavam lotadas, o brejo era vítima de um brutal incêndio que consumiu uma parte considerável daquele que é nosso maior patrimônio, o fogo queimou durante a noite inteira e na manhã de hoje, o último dia do ano, ele continuou devorando arvores, palmeiras de buriti e de juçara, além de inúmeras plantas nativas.

          Já havíamos alertado para o risco eminente disso acontecer, em matérias anteriores chamamos a atenção para o problema mas lamentavelmente nenhuma atitude foi tomada. Não vamos aqui apontar culpados, nem tampouco cobrar de quem é devido, mas seria muito bom se fizéssemos  uma análise de consciência e avaliarmos se essa é a melhor maneira de tratarmos algo tão valioso.

5 Replies para “Incêndio Consome Parte Considerável de Nosso Brejo”

  1. Avatar Redimiro junior disse:

    Infelizmente, em nossa cidade, as cinzas chegaram antes do carnaval.

  2. Avatar naur cerissi disse:

    isto demostra o grau de capacidade e de compromitimento dos gestores do municpio com a preservacao de um patrimonio deste de valor incalculavel.o que eu observo e que a simples compra de dois veiculos.fazem uma midia grandiosa.isto que aconteceu e so um aviso da MAE NATUREZA.em vez da gestao atual se preocupar com midia deveria era preservar o seu eco sistema enquanto ha tempo

  3. Avatar FERNANDO LUIZ LIBERATO MORAES disse:

    É amigos diferentemente da fênix mitológica, o nosso brejo do jeito que está não renascerá das próprias cinzas.Desaparecerá e a nossa cidade que quase extinguiu o nome Lopes, tende a extinguir os buritizais. Nossos filhos e netos perguntarão por que ‘Buriti’ e por que ‘dos Lopes’. Não seria mais oportuno dizer ‘Cidade Sem’

  4. Avatar Hermann Duarte Castelo Branco Diniz disse:

    Felizmente esse incêndio monstruoso do final de ano não foi na área “Gleba Brejo” de minha propriedade, contudo no início de dezembro de 2013 aconteceu um incêndio similar na minha área, sendo debelado, com muito trabalho e esforço, pelo morador.
    Acontece que essas áreas são constantemente invadidas por pessoas a procura de frutos: manga, caju, murici, goiaba, araçá, bacuri, coquinho, pitomba, cajá, siriguela, guajirú , puçá e principalmente de juçara e buriti.
    Retiram também mudas de palmeira juçara, talos e folhas dos ‘buritis’. Cortam os caules das juçareiras somente para tirar um cacho de juçara. Pura ignorância e maldade.
    Outro fato deprimente é a invasão do brejo por usuários de drogas ilícitas, onde encontram refúgio para pratica do vício, esses usuários fazem fogueiras que se transformam em queimadas.
    Porém a pior prática é o esbulho das terras por pessoas inescrupulosas que a todo custo querem se fincar onde não lhes pertencem e ainda vendem terras sem documentação legal. Para coibir tal prática encontra-se ajuizada na Comarca de Buriti dos Lopes uma ação demarcatória na área litigiosa.

  5. Avatar Gentil disse:

    O que mais me chama a atenção nessa questão é a falta de comprometimento das pessoas que deveriam tomar uma atitude e simplesmente nada fazem, morando distante já ha alguns anos, sinto uma saudade imensa de minha terra e fico triste quando veja essas matérias, será que Buriti não merece ter uma Secretaria de Meio Ambiente para cuidar do Brejo? Pq não criam essa secretaria, acredito que não iria onerar tanto o município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos