Quem Olha Desatento não Percebe a Grave Situação do Brejo de Buriti dos Lopes

Publicado por Gildazio em 07 novembro 2013

          A foto acima foi tirada às margens da BR 343, nela mostramos um flagrante que esta na cara de todos mas quase ninguém vê. O quadro retrata a triste situação do brejo de nossa cidade onde os buritizais estão morrendo e nada esta sendo feito para impedir que isso aconteça. A cena é apenas um recorte de uma grande realidade, os 11 pés de buriti que estão mortos e logo cairão farão companhia aos outros inúmeros que se encontram tombados sem vida.

          Preocupados com a vergonhosa situação de nosso santuário natural, os membros da Academia Buritiense de Artes Ciências e Cultura – ABACC decidiram visitar o local para sentir na pele e ver de perto a degradação do maior patrimônio de nossa cidade. Chocados com o que viram os componentes da entidade planejam realizar uma intervenção para tentar amenizar aquela situação.

          Vale lembrar que a preocupação em socorrer nosso brejo deve partir de nossas autoridades, é dever do Ministério Público  Estadual e Municipal tomar as medidas corretivas e cuidar para que o brejo não desapareça de vez, é dever do Poder Executivo Municipal, através da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, agir com a máxima urgência possível antes que seja tarde demais.

          A situação é extremamente grave, prova disso é ver que várias áreas foram invadidas e desmatadas, e pasmem, o local onde ficava a nascente do Riacho Buriti hoje estão sendo construídos muros e pior “caieiras”, e vergonhosamente ninguém toma providências, onde estão as autoridades constituídas desta cidade? O que as impede de agir no sentido de proteger um bem que pertence aos buritienses? E a população por que é tão passiva? Será que vamos mesmo ficar de braços cruzados e esperar o pior acontecer?

20 Replies para “Quem Olha Desatento não Percebe a Grave Situação do Brejo de Buriti dos Lopes”

  1. Avatar Márcio Santos disse:

    Uma pena, más infelizmente as autoridades não verão essa matéria, e se por ventura puderem ver, não darão a mínima! Más quem sabe juntos poderemos mudar essa realidade! Fé!

  2. Avatar Hermann Diniz disse:

    Lembro-me da reportagem editada por este portal no início da segunda quinzena de setembro deste ano. Onde a convite da Coordenação do Polo da Universidade Aberta de Buriti dos Lopes, o pesquisador e Mestre em Biologia Antonio de Pádua visitou o “Brejo do Buriti” com o objetivo de elaborar um parecer sobre a real situação do brejo. Meu Prezado Editor, caso esse parecer já enha sido elaborado gostaria imensamente de conhecê-lo para avaliá-lo.
    Quanto esta reportagem de 07/11/2013, vê-se inúmeros urubus empoleirados em nossas belas palmeiras centenárias e recordei do comentário que realizei em 18/09/2013, 23h31.
    Quanto ao manancial do “Brejo do Buriti”, digo que este antes de totalmente aterrado e ocupado, partia do bueiro do antigo DNER, a montante da BR 343, vizinho onde será a futura Estação de Passageiros de Buriti dos Lopes, estendendo-se desde a região nordeste até a região sudeste, no hoje denominado Bairro Acampamento.

    Hermann Duarte Castelo Branco Diniz
    Proprietário de parte da “Gleba Brejo” devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Buriti dos Lopes.

  3. Avatar Francisco disse:

    Bom!
    Todos nós sabemos que o brejo esta em situação muito crítica!
    Precisa de ajuda urgente!
    O problema é que o ser humano se preocupa muito com o que o outro faz ou deixa de fazer, enquanto poderia esta fazendo alguma coisa para ajudar não simplesmente fazendo cobranças como se fosse um problema muito simples de se resolver, até porque se fosse simples qualquer autoridade assim já teria resolvido…

  4. Avatar Antonio Carlos disse:

    Ta na cara que ninguem vai fazer nada, e sabe porque? Por que isso não rende votos… Não da dinheiro… Não é importante para quem se preocupa só em ganhar alguma coisa… Secretaria de Meio Ambiente??? Fala sério isso não existe!!! não passa de um cabide de emprego…

  5. Avatar Antonio Carlos disse:

    Senhor Francisco (aposto que esse nem é seu nome verdadeiro), a cobrança a que o senhor esta se referindo precisa sim ser feita, ou é melhor fechar os olhos e deixar acontecer? E o senhor será que está fazendo sua parte? Ou será que essa é sua parte defender a falta de ação, acredito que nem buritiense você é. O problema de fato não é de simples solução, nessa parte eu concordo com você, porém o fato de ser algo de complexa resolução necessita que seja feito algo agora. E de quem é a responsabilidade, te todos nós, e dever de quem ocupa os cargos públicos e são muito bem remunerados para trabalhar e não o faz.

  6. Avatar Francisco Nascimento disse:

    Cuidar do brejo não é nenhum investimento estrondoso, nem é cuidar de uma floresta amazônica por exmlpo, e nem vai falir a prefeitura se não fazem nada é porque os buritizais não votam, mas os buritienses sim votam.
    Até porque nos órgãos federais existem recursos para projetos como esses, mas não dar voto e os políticos não estão nem ai. Isso é uma vergonha não se conseguir desenvolver e nem gerir um projeto tão pequeno desse poré de grande valor.

  7. Avatar The Best disse:

    Tem gente aí que tem até chácara vê se pode não sei como é que conseguem documentação pra ocuparem esses terrenos!? Na verdade é que vão acabar com tudo, e quando perguntarem porque chamam a cidade de Buriti dos Lopes iremos explicar que foi extinta a palmeira Buriti. Agora se chama Invasão dos Lopes – PI!!!

  8. Avatar João Paulo Cunha disse:

    Eu gostaria de quem foi que fechou aquela entrada que dava acesso ao brejo que fica do lado lá da prefeitura. Eu lembro que ali era o único acesso que tínhamos pra lá e apareceu uma pessoa e fechou. Esse tipo de situação também tem que ser apurada. E digo mais que os grandes responsáveis por essa destruição são os proprietários de terrenos dessa região. Sem falar que teve parlamentar da cidade que botou projeto doando aquelas terras.

  9. Avatar Jota Pereira disse:

    Como cidadão fico triste com essa dura realidade, como membro da administração municipal vejo como fato uma intensa disputa por posse de terra,com vários donos numa briga infinita. o problema é que o brejo de Buriti dos Lopes é pertecente na sua grande maioria á particulares que impedem uma ação efetiva do poder público, no entanto permitem a destruição desta área por vandalos e empresários com poucos compromissos com nossa cidade. Não podemos insentar o Poder público dessa responsabilidade, mas entendo que quando o Poder Público falha a população tem que se manifestar e são poucos os que têm realmente se preocupado com a situação. o Brejo não pode ser tratado como terreno particular, mas como uma reserva de todos e de interesse coletivo, já que é a principal área verde da cidade. As imagens são fortes e precupantes,e nos força a pensar em desapropriação. É hora da sociedade se reunir e convocar uma audiência pública com a presença de entidades representativas da sociedade, Câmara de vereadores, Ministério Público que é o curador do meio ambiente no Município,Prefeitura, proprietários de terras dentro do brejo e orgãos ligados ao meio ambiente e efetivamente traçarmos uma política de fiscalização e recuperação do brejo. Para finalizar parabenizo o Portal pela reportagem de elevado grau de importância para a nossa cidade. A nossa geração tem o dever de preservar e repassar as novas gerações esta área verde de infinita importância para a nossa cidade.

  10. Avatar Marco Val disse:

    Eu visitei o brejo a 2 meses nas terras do Dr. Bernardo Mateus e vi que ainda dá para salvá-lo, mas precisamos de alguém que haja, tome a frente, sem propaganda, que realmente queira mudar esta situação e que doe parte do seu tempo para ajudar pessoalmente ou através de associações. Esqueceram de falar do mais importante inimigo do brejo e que está ganhando muito dinheiro com isso, quem está tirando milhares de litros de água diariamente do nosso subterrâneo e vendendo a todos nós, usando os poços jorrantes da cidade, secando o lençol freático e acabando com as nascentes que abasteciam de água o brejo. Para vender água, a empresa AGESPISA, deveria retirá-la do rio Parnaíba e tratá-la, como já é feito na maioria das cidades, inclusive muitas menores que Buriti dos Lopes. Esta é uma das causas de eu sempre ter sido a favor da municipalização do abastecimento de água de nossa cidade.

  11. Avatar N-von disse:

    que linda frases.ENTOEMOS A NOSSA TERRA A EXISTENCIA DOS VERDES BURITISAIS.
    amanhã talvez vamos cantar assim
    LAMENTAREMOS EM NOSSA TERRA A DESTRUIÇÃO
    DOS VERDE BURITISAIS,
    CHORAREMOS EM AGONIA NÃO TEM MAIS FRUTOS
    ACABARAM A VIRGENCIA.

  12. Avatar Um Buritiense disse:

    Ficar mostrando fotos de palmeiras mortas nunca vai resolver esse problema.Os Buritiense tem que mostrar é um bom projeto, com levantamento da área total do brejo em um plano altimetrico, pedir aprovação de uma área de preservação junto a Câmara Municipal.
    Sem a elaboração de um projeto fica muito dificil ver a verdadeira dimenção dessa degradação.Muitas cidades tem área de preservação ambiental, a nossa cidade precisa de uma, vamos copiar os bons exemplos, temos que aprender a PROJETAR!!!
    Ai no Buriti tem engenheiros, Biologos. Vamos colocar as ideias no papel, para q ue a população interesada possa ver e também discutir.
    Fica a dica!

  13. Avatar fer disse:

    Meu amigo ‘um buritiense’até sabemos fazer projetos e já temos inclusive trabalhos na cidade com o tema dos buritizais,mas o que falta é o poder público tomar essa iniciativa, pois é o nome cidade que está se perdendo. Não adianta agora questionarmos a validade de desses supostos donos de terras, o que vai importar é revitalizar,preservar e conservar o que ainda temos até porque,essas ações podem ser feitas pelo próprio particular, pelo poder público e até por escolas.Estou portanto disposto a ajudar e você(s)??

  14. Avatar FERNANDO LUIZ LIBERATO MORAES disse:

    PS PROF.Fernando

  15. Avatar Redimiro junior disse:

    Projetos existem, mas as fotos são necessárias para se mostrar a realidade mais de perto. Pois, trazendo o verbo PROJETAR para o sentido da visão, significa ver mais longe, ou seja, ver o futuro que se aproxima. Porém, há alguns ‘buritienses’ que preferem ser míopes a encarar a realidade.

  16. Avatar Um Buritiense disse:

    Prezado, se já existe um projeto eu gostaria de saber onde está e com quem está. Eu gostaria de dar uma analisada e tenho interesse em colaborar nesse projeto!
    Eu vejo o brejo e principalmente os buritizais como patrimônio da nossa Cidade e não gostaria que esse patrimônio fosse perdido por descaso. Também tenho mais amigos Buritienses dispostos a darem sua colaboração a essa causa.
    Então por favor mostre-nos esse PROJETO com o nome buritizais…

  17. Avatar FERNANDO LUIZ LIBERATO MORAES disse:

    Caro amigo Um Buritiense, em nossa cidade alguns alunos já pesquisaram e apresentaram em monografias trabalhos e projetos sobre o brejo e sua situação degradante, e o fato de nós termos projetos me refiro no sentido de que sabermos como escrevê-lo. Se você tiver mesmo interessado em conhecer algum trabalho venha fazer parte de nossa entidade a ABACC, mas para fazer parte você precisa se expor, mostrar seu nome, dizer porque quer contribuir para a sociedade buritiense.

  18. Avatar Um Buritiense disse:

    Prezado Fernando, eu não estou me referindo a projetos academicos. Eu estou me referindo a um projeto de Engenharia Ambiental, com informações da área total do brejo, levantamento altimetrico com indicações de nascentes de águas, existencia de construções residenciais nessa área, catalogo de palmeiras e arvores de grande e pequeno porte no local. Eu sou de Buriti dos Lopes, tenho experincia na área de projetos e gostaria de dar a minha colaboração como cidadão.

  19. Avatar Professor Filho disse:

    Fico muito chateado quando passo pela BR e vejo tantas construções sendo erguidas sem no um olhar dos órgãos de fiscalização, estivemos na Câmara municipal com um belo projeto convidamos os vereadores que votaram em uma lei de loteamento da região dos buritizais, coletamos assinaturas da população que é contra esse loteamento e a favor da preservação dos buritizais, demos uma palestra com uma bióloga sobre a importância da preservação e o grande mal que se está provocando aos buritienses, Fui acusado de está fazendo política e lá na câmara só apareceram Dois vereadores mesmo tendo sido oficializados todos e convocados pessoalmente e por telefone. É coisa é difícil principalmente quando os políticos acham que perdem voto dos que estão se apossando do brejo um dos motivos para não quererem ajudar. Basta lembrar também do que fizemos com a Praça N. Sra. dos Remédios retirando as barracas da praça e pedindo um lugar digno para as cafezeiras também fui visto com maus olhos. Continuo querendo a preservação e quem sabe a transformação deste espaço em um parque municipal…

  20. Avatar Ivan Silva disse:

    Recentemente fiz uma vista ao brejo e, ao vê-lo na situação em que ele se encontra hoje bateu uma tristeza tamanha.Eu que fui frequentador assíduo do brejo nos tempos de juventude,atrás de apreciar frutos que la´existiam, ver a beleza em sua vegetação e a abundante presença de água em seu riacho. Se ninguém tomar as devidas providencias,as presentes e as futuras gerações não vão ter o privilégio de conhecer e apreciar as riquezas existentes em nosso brejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos