Câmara Aprova Novamente o Projeto que Aumenta a Taxa de Iluminação Pública

Publicado por Gildazio em 11 outubro 2013

          A plenária da Câmara Municipal de Vereadores de Buriti dos Lopes ficou pequena pra a quantidade de pessoas presentes para acompanhar a votação do Projeto de Lei que aumenta a taxa de iluminação pública, muitas pessoas também se aglomeraram do lado de fora e acompanharam atentos o resultado da matéria mais polêmica do ano. Esse projeto já havia sido aprovado, porém uma análise da Assessoria Jurídica da Casa anulou a votação e este retornou ao Poder  Executivo para que fizesse as correções devidas. Uma vez reapresentado, o resultado fora o mesmo de antes, os vereadores da base situacionista (Bené, Lila, Elcira, Eveline, Sancho e Odemil) votaram a favor do projeto, já os vereadores (Dedé, Jarbas, Jaqueline e Iranildes) foram contrários ao aumento da taxa.

          O Projeto em questão versa sobre o aumento da Taxa de Iluminação Pública, nele o contribuinte passará a pagar não mais somente 8%  e sim 18% a mais no valor do talão, e ainda comércio e industria 22%. Vale lembra que nesse projeto são isentos do pagamento os consumidores que gastam até 30 kwh por mês.

          Após a votação, e iniciada a fase de explicação oral, momento em que é dada aos parlamentares a chance de se posicionarem sobre os motivos que os levaram a votar favoráveis ou contra uma determinada matéria, nenhum vereador que votou a favor do aumento justificou seu voto, nem manifestaram para o público presente as razões de suas posições.

          Já a base opositora usou o espaço, e aproveitando o grande público presente, coloram os motivos que os levaram a votar contra o projeto. Dentre estes, destaque para para as vereadoras Iranildes e Jaqueline, argumentaram que o suposto teor benéfico do projeto (isenção às pessoas de baixa renda) é uma grande mentira usada para enganar a população, pois segundo elas, as pessoas de baixa renda já são contempladas com a isenção do governo federal, ou seja, o Projeto de Lei que acabara de ser aprovado não irá beneficiar ninguém, muito pelo contrário, dificultará ainda mais para que a  população mantenha o pagamento da conta de luz em dia.

          Em breve colocaremos os vídeos em que as duas vereadoras defendem suas posições.

9 Replies para “Câmara Aprova Novamente o Projeto que Aumenta a Taxa de Iluminação Pública”

  1. Avatar Francisco disse:

    Complete o ditado:
    Errar é humano, persistir no erro é …….

  2. Avatar Deusa disse:

    nenhum vereador que votou a favor do aumento justificou seu voto, mais foi melhor porque ninguém vai acreditar são igual judas as portas da minha casa vai tá aberta viu seus veriadores traidores .

  3. Avatar Carlos Santos disse:

    É uma pena o que está acontecendo em nossa humilde cidade. Já se passou 9 meses e tudo que foi feito nessa cidade:
    Desvalorizar os educadores, aumento da taxa de iluminação que perpassa os 100%, reformas nos prédios públicos de baixa qualidade e uma gestão que muito prometeu e até agora nada fez em prol dos menos favorecidos.
    Essa política de pão e circo parece que ainda funciona…

  4. Avatar Ana Maria disse:

    SOLANJA, XANDINHO! QUANDO TEREMOS A PRÓXIMA FESTA? NO CARNAVAL DEVE SER CHICLETE COM BANANA.ONDE ESTÃO OS “DEFENSORES” DO POVO? KD O CERQUEIRA, FRANCIVONE, PIA, DE OUTROS MOVIMENTOS? OS VEREADORES E O PREFEITO COMEMORAM ESTA DERROTA DO POVO.

  5. Avatar Francisco Gomes disse:

    …apesar de estar longe de minha terra querida sempre acompanho o que se passa pela internet eu sei que ha muito o que melhorar nesta cidade mais de uma coisa eu sei que agora pelo menos temos um prefeito presente
    com o povo na gestão passada Ivana Forte era turista e quase não se via na cidade ou estão se escondia do povo.

  6. Avatar Ana Maria disse:

    É, parece que o nosso conterrâneo Francisco Gomes, tá mesmo longe em todos os sentidos,enquanto nós que moramos aqui em buriti, vamos ter que pagar mais pela energia,ele vem falar que o atual prefeito é mais presente.ora, ora, “mais presente” e menos preocupado com o povo, pois faz uma festa gastando uma fortuna, não dá o aumento dos professores, não paga as férias dos professores, aumenta o valor da conta da energia… de que adianta? É, realmente o nosso “amigo” Francisco Gomes tá mais preocupado defender o prefeito do que ser contra o aumento, que por sinal ele nem comenta a matéria.Que continue longe.

  7. Avatar Francisco Gomes disse:

    Calma Ana Maria eu disse bem claro que ah muito o que melhorar sobre a questão da matéria é claro que sou contra mais fazer o quê, são os vereadores que vocês elegeram agora sofram as consequências conheço bem a população de minha terra, acreditam em qualquer promessa ou se vedem muito fácil por muito menos,não tem noção do que é colocar pessoas pra tomar conta do que é nosso por quatro ou mais anos.Meu cometário foi somente em questão de popularidade.Sobre a questão defender prefeito não preciso disso,por isso que vivo longe nunca me encachei neste ramo de puxar saco de gestão pra poder sobreviver.

  8. Avatar Fatima Castro disse:

    Uma pena o que vem acontecendo. Sou professora e mais do que ninguém estou de coração partido, mas lutando, por vê o desrespeito e a desvalorização com o que a administração está dispensando aos professores. É, neste momento os vereadores aprovaram o projeto do aumento da energia elétrica, agora acabou de chegar à Câmara dos vereadores o Projeto de Previdência Própria dos servidores público municipal e certamente tentarão levar pra votação sem apresentar para todos os servidores, já fizeram isso apresentando na câmara. Mas, como já disse à câmara, volto a dizer, É NECESSÁRIO QUE SE CONVOQUE TODOS OS SERVIDORES A COMPARECER A UM ESPAÇO GRANDE, É PRECISO UMA AMPLA DIVULGAÇÃO PARA QUE TODOS POSSAM TOMAR CONHECIMENTO DO FATO. DIVULGAR NÃO É APENAS COLOCAR EM BLOGS, É SIM, MANDAR OFÍCIO PARA AS REPARTIÇÕES PÚBLICAS, É COLOCAR SOM NAS RUAS E NO MOMENTO DO EVENTO É PRECISO USAR DATA-SHOW, MICROFONE, PARA QUE TODOS OS SERVIDORES PRESENTES POSSAM TOMAR CONHECIMENTO DO QUE ESTÁ NESTE PROJETO, ANTES QUE O MESMO SEJA LEVADO A VOTAÇÃO NA CÂMARA. Convido a todos os servidores públicos municipais de Buriti dos Lopes a irem a CÂMARA DE VEREADORES E A PREFEITURA DIZER TANTO AO PRESIDENTE DA CÂMARA QUANTO AO PREFEITO QUE NÃO ACEITAM VOTAREM UM PROJETO QUE NÃO TENHA SIDO VISTO POR TODOS OS SERVIDORES. EU JÁ DISSE ISSO LÁ, MAS UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO. FAÇA VOCÊ TAMBÉM A SUA RECLAMAÇÃO E EXIJA QUE O PROJETO DE PROVIDÊNCIA PRÓPRIA SEJA VISTA E ANALISADA POR NÓS. PRECISAMOS NOS MOSTRAR, DIZER O QUE PENSAMOS E MELHORAR BURITI. Nossa cidade só será melhor, quando tivermos coragem e deixarmos de aceitar tudo só porque os políticos querem…. NÓS COLOCAMOS ELES LÁ… ESTÃO LÁ PRA FAZER VALER NOSSOS DIREITOS, NOSSOS INTERESSES E NÃO OS DELES. PORQUE DEIXAMOS PREVALECER SUAS VONTADES? VAMOS LÁ SERVIDORES DIGAM NÃO A APROVAÇÃO DESSE PROJETO SEM QUE ANTES POSSAMOS VÊ-LO. Espero que marquem uma nova audiência, mas certamente precisamos enfatizar isso a eles. BURITI, LUTA, CORRE ATRÁS DO TEU FUTURO!!!!!

  9. Avatar Francisco disse:

    realmente uma pena o que esta acontecendo
    com nossa cidade , mas Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado, nas eleiçoes podemos dar a resposta com dignidade e sabedoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos