Alunos do Curso de História da UESPI Visitam Buriti dos Lopes

Publicado por Gildazio em 23 maio 2013

     No último sábado, dia 18 de maio de 2013 nossa cidade recebeu a visita de acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí, como parte das atividades da disciplina de Monografia I, do curso de Licenciatura Plena em História do Campus de Parnaíba.

      O referido curso tem três alunos buritienses, que estão realizando trabalhos de monografias sobre a cidade, são eles, João Vitor de Sousa trazendo o tema “História dos Buritizais”, Suzana Macedo Nunes que vai abordar o “Mercado Público como um local de troca de sociabilidades e conhecimentos” e Izael da Silva de Miranda que trará o tema “Malvinas: Lazer e diversão na cidade de Buriti dos Lopes- PI”. São trabalhos científicos pioneiros que abordaram temas peculiares de nossa cidade, do ponto de vista da historiografia. A expectativa dos alunos é apresentar os trabalhos em Julho de 2014.

     Alguns alunos da turma, acompanhados do professor da disciplina de Monografia I, o doutorando em História Social pela PUC-SP, André Aguiar, vieram conhecer os locais que os temas abordam, e viram de perto o potencial que nossa cidade guarda, ficaram surpresos com o tesouro que o Brejo abriga em seus aspectos de Fauna e Flora, em meio a um local já urbanizado. Logo depois foram feitas entrevistas dentro do Mercado Público da cidade com trabalhadores que já fazem parte da paisagem do espaço e por fim visitou-se o que restou dos Antigos Bares da Malvinas. Durante a aula de campo membros da Academia Buritiense de Artes, Ciência e Cultura – ABACC encheram os alunos de histórias e estórias sobre a cidade centenária.

     Para além da atividade acadêmica, chamamos a atenção para o potencial que nossa cidade tem, nos aspectos naturais, como por exemplo, o Brejo, com exuberantes buritizais centenários, a lagoa grande de Buriti dos Lopes, o Rio Pirangi, a Pedra do Letreiro, o Rio Longá, dentre outros pontos. O que poderia ser explorado como pontos turísticos, onde funcionassem não somente em determinados períodos do ano, mas durante todo o ano, gerando renda e empregos para os citadinos buritienses.

 Texto e fotos: Izael Miranda (Acadêmico da ABACC)

Uma respota para “Alunos do Curso de História da UESPI Visitam Buriti dos Lopes”

  1. Avatar Thayza Santos disse:

    Assim q soube da iniciativa do prof. André (o estiloso de camiseta branca e óculo escuros rrsrsrs) achei admiravél pq eu conheço o potencial q minha cidade tem, sair um pouco do ambito acadêmico parnaibano eu como buritiense fiquei super feliz por eles terem a iniciativa, infelismente não tive como acompanhar essa “aventura”,mas realmente maravilhoooosa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos