Projeto Realizado no Polo UAB de Buriti dos Lopes é Destaque no Site da UFPI

Publicado por Gildazio em 12 abril 2013

          Nos dias 05 e 06 de abril, ocorreu no Polo de Apoio Presencial de Buriti dos Lopes, a culminância do projeto “Interdisciplinaridade na Educação Ambiental: coleta seletiva do lixo”, uma iniciativa das coordenações dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Administração, modalidade EaD.

Equipe de organização do evento

          Na sexta-feira (05/04), o evento, que contou com a participação de mais de 400 pessoas, foi aberto com as boas-vindas do Coordenador do polo, o Prof. Esp. Francisco Gildásio da Silva, e estavam presentes algumas autoridades locais: Bruno Percy (Vice-prefeito), Clara Furtado (Secretária de Infraestrutura), Maria José (Secretária de Esporte e Cultura), Irecê Duarte (Secretária de Administração), Haymê Sousa Silva (Secretária de Agricultura e  Meio Ambiente) de Buriti dos Lopes. Em seguida, foram apresentadas três palestras: A sustentabilidade nas escolas e empresas (Profª Drª Maria da Conceição Prado de Oliveira, Coordenadora do curso de Biologia EaD), Educação ambiental (Prof. MSc. Eliesé Idalino Rodrigues, professor do curso de Biologia EaD) e Produção de modelos didáticos utilizando material reciclável (Prof. MSc. Leomá Matos Albuquerque, professor do curso de Biologia do Campus da UFPI de Bom Jesus).

Abertura do evento pelo Coordenador do polo

Palestra da Profª Conceição Prado, palestra do Prof. Eliesé, palestra do Prof. Leomá e participantes do evento

No sábado (06/04) pela manhã, 8 equipes compostas por alunos dos cursos de Administração e Ciências Biológicas EaD apresentaram as atividades de limpeza de ambientes naturais de seus municípios que já se encontravam completamente degradados com a presença de lixo. Tais alunos, dos municípios de Buriti dos Lopes, Parnaíba, Caraúbas do PI, Joaquim Pires, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Piracuruca e Piripiri, desenvolveram suas atividades nos últimos 30 dias que antecederam o evento e, conforme o depoimento de alguns deles, o projeto mudou a sua mentalidade e a maneira como a comunidade vê a universidade.

Apresentação dos alunos de Buriti dos Lopes, apresentação dos alunos de Cocal de Telha, apresentação dos alunos de Parnaíba e apresentação de aluna de Piracuruca

          À tarde, os alunos do curso de Administração EaD apresentaram uma palestra sobre Gestão Ambiental, e, em seguida, todos assistiram a mais duas palestras:  Gestão empreendedora para o desenvolvimento sustentável (Profª MSc. Antonella Maria das Chagas Sousa, Coordenadora do curso de Administração EaD) e Empreendedor Público como fator de desenvolvimento do estado (nação), com o Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Coordenador Geral do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI.

Apresentação dos alunos do curso de Administração e a Palestra da Profª Antonella

Palestra do Prof. Gildásio Guedes

          Ambas as coordenações consideraram o projeto bastante proveitoso, pois, além de uma grande lição de cidadania e um exercício prático de Educação Ambiental, foi um momento de interação entre alunos de várias turmas e dos dois cursos, e uma oportunidade para que todos eles cumprissem parte das exigências do curso no que diz respeito a Atividades Complementares.

          A pretensão de todos agora é realizar o referido projeto nos demais polos de apoio presencial onde são ofertados ambos os cursos (Administração e Biologia): Canto do Buriti, Simões, Gilbués e Inhuma do PI.

Contribuição: Coordenações de Biologia e Administração.

Fonte: UAPI/UFPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos