Buriti dos Lopes Pode Deixar de Receber Escola Técnica Agrícola do Governo Estadual

Publicado por Gildazio em 01 março 2013


          O prédio da Escola Agrotécnica de Buriti dos Lopes está situado na BR 343 (entrada da cidade – sentido Parnaíba). O projeto é antigo, mas nunca foi concluído. No primeiro mandato da gestão passada o município assinou um contrato de comodato com o Governo do Estado para a utilização dos prédios com a implantação de uma escola de técnicas agrícolas. Desde 2011 as equipes de engenheiros da SEDUC-PI passaram a visitar o local e averiguaram toda a situação e necessidades de reforma. Assim, as obras de construção de uma quadra coberta foram iniciadas e, posteriormente, seriam realizadas as reformas dos prédios do aglomerado. Até o momento, a obra da quadra está inacabada e nenhuma reforma fora iniciada.
          O impedimento para a continuação da implantação do projeto reside na ocupação dos prédios, no momento, existem 09 moradores que se instalaram no local, alguns destes residem lá há mais de 15 anos. Com o rompimento da barragem Algodões em Cocal-Pi muitas famílias ficaram sem moradia e foram instaladas em anexos da escola. O fato é que todos já foram avisados da iminência da desocupação do prédio para funcionamento da escola. E o mais agravante: as famílias que lá permanecem não são vítimas do rompimento da Barragem supracitada.
          A SEDUC necessita urgentemente da remoção das famílias para iniciar o processo de conclusão da escola e tal ocupação está causando o impedimento. Corremos assim, o risco de perdermos mais este projeto. Sabe-se que materiais como: carteiras, extintores de incêndio, lâmpadas Led, cadeiras acolchoadas e giratórias, birôs, mesas de digitação e de secretaria foram entregues e encontram-se guardados na Unidade Escolar Leônidas Melo aguardando o início de funcionamento da escola.
          Atualmente, em um dos anexos funciona a Secretaria Municipal de Educação, em outro o seu depósito de merenda e depósito de livros e, também, funciona a garagem de transportes da prefeitura e almoxarifado.
          A população buritiense há tempos aguarda o desfecho do mistério que gira em torno da ativação efetiva da tão sonhada Escola Agrícola, principalmente, por se tratar de um município com um enorme potencial agrícola como o nosso e, também, por não termos aqui a oferta de cursos profissionalizantes que contemplem essa demanda. 












7 Replies para “Buriti dos Lopes Pode Deixar de Receber Escola Técnica Agrícola do Governo Estadual”

  1. Avatar IRINA disse:

    Infelizmente dá dó em ver a escola neste estado.Fui professora e minha mãe diretora,tinha de tudo na escola,brinquedos,aulas todos os dias,lanches bem preparados,recreação para os alunos…é está precisando de uma grande reforma.Afinal perder um grande espaço desses seria um desperdício muito grande;.

  2. Avatar Lucas disse:

    Um verdadeiro absurdo!! A população buritiense não pode fechar os olhos para essa realidade, uma escola dessa natureza em nosso município trará inúmeros benefícios para nossos jovens. Se o governo do estado esta se propondo reformar e fazer funcionar, o município já teria que ter tomado uma atitude para retirar os moradores da escola, uma cidade inteira não pode ser prejudicada por por uma minoria que utiliza as dependências da escola como se fosse sua. Que os poderes executivo, legislativo e judiciário tomem as medidas necessárias para resolver o problema.

  3. Avatar ROBERTO disse:

    A Incompetência Reina

    A educação neste país sempre foi tratada com descaso, em nosso município a realidade não é diferente, esse é um bom exemplo disso quando se vê que os interesses individuais se sobrepõem aos coletivos, vemos que quem deveria cuidar e zelar pela sociedade não o faz como deveria.

  4. Avatar Professor Filho disse:

    Autoridades constituídas sejam nossos representantes de fato e corram contra o tempo e a quem possam para tornar realidade a nossa escola tecnica.Sou professor e sonho em trabalhar no meu município, essa escola é para mim e tantos outros uma grande alegria que não deve acabar em tristeza.

  5. Avatar joaquim disse:

    sem comenterios, as imagrne falam por si…………..

  6. Avatar ronaldo disse:

    O povo do buriti tem que protestar. Os jovens de Buriti precisam dessa escola agrotecnica.

  7. Avatar ronaldo disse:

    O portal do Buriti deveria ir na regional da educacao em Parnaiba.

    Essa escolar agrotecnica e importante para o desenvolvimento do perimetro irrigado tabuleiros litoraneos e consequentemente na geracao de empregos em nossa regiao.

    Em Parnaiba nao ha escolar agrotecnica e o municipio precisa dessess profissionais.

    DENUNCIEM NOS MEIOS DE COMUNICACAO DE PARNAIBA. DENUNCIA NO PROPARNAIBA OU NO BLOG DO PESSOA. ESSA ESCOLA E MUITO IMPORTANTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos