Audiência Pública Discute o Combate ao Uso de Drogas e Exploração Sexual Infantil

Publicado por Gildazio em 26 maio 2012


     A Audiência realizada na manhã desta sexta, 25 de maio, no Salão Nossa Senhora dos Remédios, reuniu várias autoridades para discutir a problemática causada pelo uso de drogas em nossa cidade e a relação disso com a exploração sexual infantil. O evento que foi realizado pela Câmara Municipal de Buriti dos Lopes aconteceu por iniciativa da Vereadora Jaqueline Brito que propôs a realização do mesmo visando propiciar à sociedade buritiense um momento de debate sobre as temáticas sugeridas. Vejamos os momentos mais importantes da audiência:

     A Vereadora Jaqueline Brito agradeceu a presença de todos, lamentou a ausência do Ministério Público e do Juiz da cidade lembrando que a presença destes no evento seria de suma importância, disse que tomou a iniciativa de promover a audiência movida pela atual situação de Buriti dos Lopes onde cada dia mais jovens estariam se envolvendo no mundo das drogas, e que para manter o vício acabam se prostituindo e cometendo delitos, direcionando sua fala ao representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Sr. Raimundo Leite, lembrou que por várias vezes tentou junto ao Secretário Robert Rios conseguir melhorias na qualidade do serviço de segurança para a cidade de Buriti dos Lopes e que lamentavelmente pouco havia conseguido.

 

     Em sua fala o Secretário Municipal de Educação, Sr. Francisco de Assis Braga, enalteceu a iniciativa da Vereadora Jaqueline Brito e disse que aquele momento era oportuno pois  a realidade de nossa cidade é preocupante, lembrou que quando aqui chegou, ainda na década de sessenta, nossa cidade possui Juiz, Promotor e Delegado residentes no município, e hoje muitos anos depois quando se imaginava  que a situação deveria ser ainda melhor que naquela época nossa cidade não dispõe de nenhum deles morando em Buriti dos Lopes, lembrou que nos finais de semana quando geralmente mais se necessita da figura dessas três autoridades aqui presentes, elas nunca estão. Disse também estranhar muito o fato de que aqui todos sabem quem são os traficantes e onde seriam as bocas de fumo, porém a polícia é única que não sabe, que nossa Polícia Civil precisa ser substituída pois os policiais já estariam velhos demais, alertou também para a situação de nossos jovens que estão se drogando como nunca, e pior que estariam utilizando as principais praças públicas para vender e consumir drogas. Finalizou pedindo ao representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública que olhasse com mais carinho e atenção para nosso município pois a situação estaria insustentável e que medidas drásticas precisavam ser adotadas.  

     Aproveitando o momento para se apresentar aos buritienses o novo Delegado de Polícia da cidade, o Sr. Rodrigo Moreira, disse estar diante de um grande desafio, que as críticas ali colocadas seriam válidas para que conhecesse a real situação do município, mostrando-se sereno e consciente de seu dever prometeu todo empenho necessário para tentar melhorar a situação na cidade. Disse que viveu recente uma boa experiência profissional na vizinha cidade de Cocal onde os problemas de lá eram muito similares aos nossos, que pretendia implantar aqui as mesma intervenções lá aplicadas, adiantou porém que o resultado das ações previstas não seriam sentidas logo de imediato, mas que com certeza surtirão efeito. Finalizou dizendo que esperava contar com o apoio da população, e que, com exceção das terças feiras pois nesse dia está na cidade de Cocal, estaria a disposição para receber todos que precisarem na delegacia local.

     Com certeza o momento mais importante e inesperado do dia foi o corajoso desabafo da Senhora Francisca, emocionada, disse ser irmã de um usuário de drogas e aproveitou o momento para pedir providências das autoridades ao relatar um fato ocorrido com ela nos últimos dias, falou que todos na cidade conhecem seu irmão e sabe dos delitos que faz para sustentar o vício em Crack, que sua família não apoia e sofre muito com a situação, disse que a polícia local estaria estimulando os cidadãos a agirem de forma truculenta e a fazer justiça com as próprias mãos contra o dependente. Francisca também mencionou ter sido desrespeitada na delegacia sendo xingada pelos policiais quando tentou registrar uma ocorrência, e que tal tratamento lhe foi dispensado pelo simples fato de ser irmã do rapaz, voltando seu olhar e fala para o novo delegado e para o representante da segurança estadual acusou todos os policiais da cidade de corrupção (momento mais aplaudido pela plateia), segundo ela o primeiro crime cometido pelo irmão teria sido estimulado pela própria polícia.

     O representante da Secretária de Segurança, Senhor Raimundo Leite, iniciou sua fala dizendo estar ciente dos problemas em Buriti dos Lopes e que sua Secretaria tem tido dificuldades para atender a todas as demandas do estado, informou que no último domingo foi realizado concurso para novos policiais e logo boa parte destes estarão reforçando o contingente de nossa cidade. Disse ao delegado que por ordem do Secretário Robert Rios estava autorizado a fazer um levantamento das necessidades da delegacia local para imediato atendimento. Demonstrou confiança no trabalho do atual delegado e que tinha certeza que as mudanças que estariam sendo implantadas surtiriam efeito, a exemplo do que havia ocorrido nas cidades por onde já havia atuado, e pediu empenho deste para avaliar as colocações da senhora Francisca e que logo que retornasse a Teresina pediria pessoalmente à corregedoria de seu departamento uma investigação criteriosa das denuncias feitas por ela e pelos outros oradores do dia.
     Ao longo da audiência foi visível o interesse dos presentes pelas exposições feitas, a cada fala do oradores o público mostrava-se receptivo e podia-se perceber nos olhares atentos de todos um fio de esperança em ver atendidas as várias solicitações feitas ao longo dos discursos, quase todas voltadas para a melhoria da segurança pública do município e/ou o bem da sociedade.

5 Replies para “Audiência Pública Discute o Combate ao Uso de Drogas e Exploração Sexual Infantil”

  1. Avatar caroline disse:

    Corajoso desabafo da senhora Francisca, esperamos que providências sejam tomadas, pois muitos sabem desse comportamento triste dos policias de Buriti, mas nada se faz.

  2. Avatar Aurineide disse:

    Cader a prefeita de Buriti de burirti dos lopes?

  3. Avatar aluizio disse:

    meu caro autor dessa materia ,eu diria que essa audiença , a meu ver foi a mais importante diga-se de passagem ai realizada .pois a situaçao é insuportavel de tamanho o descaso para com nossos buritienses.

  4. Avatar Ismael Lustosa disse:

    Gostaria de Parabenizar o presente Portal pela excelente cobertura do evento que aconteceu no salão Paroquial e com uma participação excelente da comunidade, Vereadores, Secretários Municipais, a presença de autoridades representativas da Segurança Pública do Estado do Piauí, Representantes de Igrejas, Conselhos, Diretores, Professores, Alunos e populares que alí se fizeram presentes.
    Certamente a Vereadora Jaqueline Brito, idealizadora da Audiência Pública, parlamentar municipal com uma visão futurista e de elevada sensibilidade para detectar os problemas e solicitar as ações para sua solução. como é o caso do avanço do tráfico e consumo de drogas no Município de Buriti dos Lopes, onde recebeu um mandato popular e procura honrar cada voto recebido com trabalho em prol de seus munícipes, apresentando ao poder Legislativo indicativos, projetos, requerimentos para uma melhoria de vida e a liberdade de Crianças, Jovens e adolescentes sem o perigo das Drogas e o descalabro da prostituição Infantil, discussão essa que foi iniciada com o advento da Audiência Pública, onde várias opiniões, reivindicações foram apresentadas, espero que doravante esses temas estejam sempre em pauta para a cada dia se melhorar o convívio social, escolar, e familiar de crianças, Jovens e Adultos, o sucesso foi tão grande que apareceram até gente querendo ser o(a) responsável pela ideia, mais é assim mesmo o Povo é sábio e saberá que merece os dividendos. Parabéns mais uma vez ao Povo de Buriti dos Lopes pela parlamentar Municipal que tem e que podemos chama-la de Vereadora Jaqueline…”A Guerreira” por ser destemida e corajosa em defesa de seu povo. Parabéns a todos

  5. Avatar Arnaldo disse:

    O portal está de parabéns pela materia. A sociedade buritiense precisa urgentemente de uma resposta das autoridades de segurança do nosso estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos