Barracas da Praca Serao Removidas para a Construção de Novas

Publicado por Gildazio em 19 janeiro 2012


     Um dos cenários da cidade que mais recebe críticas de nossos visitantes está com os dias contados. As barracas que ficam localizadas na Praça Nossa Senhora dos Remédios, e que ali estão já há muitos anos, tornaram-se ponto de parada para muitos turistas que chegam ou passam em Buriti dos Lopes, o problema é que aquele espaço não tem recebido a devida atenção no sentido de melhorar sua aparência e torná-lo mais receptivo aos que dele fazem uso e esses são os motivos das críticas mais severas direcionadas àquele local.
     Porém, um outro lado da história precisa ser avaliado que é a importância da presença daquelas barracas para muitas famílias que dali tiram o sustento, as “cafezeiras”, como costumam ser denominadas, tornaram-se símbolos e representantes da cidade, elas comumente são lembradas como referência  para muitos quando se referem a Buriti dos Lopes e dizem: “é aquela cidade que tem as barraquinhas na praça”. Atualmente são 35 mulheres, devidamente cadastradas junto ao município, que se revezam no local e fazem desta sua principal atividade profissional, algumas delas trabalham há mais de 15 anos no mesmo espaço convivendo diariamente com velhos problemas, um deles seria a falta de água encanada nas barraca, ou seja, sem um local digno para trabalhar.

     Em 2012 a realidade para aquelas senhoras será outra. Foi o que anunciou em reunião realizada na tarde de ontem, 18 de janeiro, a Prefeita Ivana Fortes, segundo ela o município conseguiu firmar uma parceria com o governo estadual para a revitalização do espaço, o projeto prevê a construção de 14 novas barracas que deverão estar prontas em 30 dias, levando-se em consideração o período chuvoso admiti-se que haja algum pequeno atraso na conclusão, adiantou a Construtora Nossa Senhora da Graça que será responsável pela obra.
     Ainda na reunião, ficou assegurado que as trabalhadoras terão toda assistência necessária durante o período de realização das obras, as barracas atuais serão removidas na manhã deste sábado (21) e transportadas para as margens da BR 343, defronte ao Posto Pirangi, onde funcionarão provisoriamente. Ficou decido também que as Cafezeiras assinarão um termo de compromisso para o uso das instalações e que o local estará ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social que fará a gestão e fiscalização do espaço.
     Para a chefe do Executivo Municipal a materialização desse projeto vai dar cara nova a porta de entrada de nossa cidade, pois segundo a mesma, o projeto assinado pela renomada arquiteta teresinense Ana Márcia é de altíssima qualidade e de beleza incontestável, serão barraquinhas estilizadas com aparência rústica que valorizarão o ambiente, dando aconchego ao lugar. Outra preocupação foi com a qualidade do serviço que será oferecido no novo espaço, para isso o município esta fechando parceria com o SEBRAE que ministrará cursos abordando as temáticas: Atendimento e Limpeza. A participação nesses cursos, que serão oferecidos gratuitamente, será pré-requisito para o trabalho nas novas instalações, tal medida visa melhorar o atendimento e a recepção aos consumidores e principalmente aos inúmeros visitantes de Buriti dos Lopes.  

11 Replies para “Barracas da Praca Serao Removidas para a Construção de Novas”

  1. Avatar Geremias disse:

    Quem nos derá se todo ano fosse ano de eleição!

  2. Avatar Roberto Gil disse:

    Muito bem pela atitude da prefeita,já estava na hora de olhar e fazer alguma coisa pela as nossas cafezeiras que são muito trabalhadeiras durante o dia e noite e madrugadas,mas só que a prefeita esta esquecendo de uma coisa se os nossos visitantes vão deliciar o cafezinho tem que ter um certo conforto e segurança.

    “Tenho que parabenizar todas as mulheres batalhadoras voces merecem.”

  3. Avatar Leonardo disse:

    Cara prefeita não sou seu eleitor, mas tmabém não sou daqueles que passam quatro anos sem ter vida própria por ter perdido uma eleição, gostaria de parabeniza-la pela medida, já estava passando da hora de ajudar as cafezeiras e melhorar a aparencia da entrada da cidade.

  4. Avatar James disse:

    Só não podemos esquecer de construir um banheiro no local também.

  5. Avatar Jardel disse:

    ACREDITO QUE A OBRA VAI MELHOR MUITO A VIDA DAS PESSOAS QUE DEPENDEM DO LOCAL PARA TRABALHAR.

  6. Avatar remedios disse:

    essa é minha prefeita, sempre trabalhando em pro da populacao…..parabens ivana fortes….

  7. Avatar Mario Sergio Oliveira Cruz disse:

    parabéns, ótima iniciativa essas barracas já fazem parte da cultura buritiense, ressaltar que os teresinenses quando se deslocam ao litoral em excursões, sempre me relatam as barracas. e nada melhor que dá um toque padronizado e revitalizar o local. NÃO ESQUEÇAM DOS SANITÁRIOS.

  8. Avatar fantastico disse:

    será q é verdade !!!ou vai ficar só no papel !!!!!!!

  9. O tempo mostrara a todos que a decisão tomada pela atual administração de BURITI DOS LOPES ou por qualquer que tenha sido a instituição que a idealizou,foi a mais sensata,pois desde o momento em que foi sugerido uma alternativa para essas trabalhadoras manterem suas atividades, desde o financiamento de um espaço físico digino,com iluminação, água tratada e esgoto além de segurança e uma boa localização como o qual promete foi realmente uma decisão muito sábia parabéns,e para a cidade fica esse maravilhoso cartão postal que é a praça N. S. DOS REMÉDIOS.

  10. hummm ..que bom acho que vou voltar pra minha cidade,está começando a melhorar as coisas.ñ esqueçam de dar uma banquinha pro meu pai bernardo(mais conhecido como loro do milho assado),e pra minha mãe maria dos anjos.Trabalharam mais de vinte anos lá e nada nunca mudou,á ñ ser alguns apertos de mãos ,no tempo de eleição e promesas.trabalhei minha infancia todinha lá pra ajudar meus pais na renda familiar,espero que seja tudo verdade…que ñ seja só ilusão….concordo com a tirada das banquinhas desde que tenha um lugar certo ,iluminado,e com segurança dias e noites…para que ñ roubem os bones dos turistas,pois infelismente buriti dos lopes é conhecida tambem por roubos de bonés etc…também que tenha banheiros,e bastante ,lixeira.Enfelismente buriti perde muitos filhos buritienses por falta de emprego na cidade.

  11. quebraram as pernas do xavier,cobrava muito caro,pra usar o banheiro R$2,00/rsrsrsrs.pra frente buriti estou feliz por ti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos