Ausencia de Barragens Causa Novo Prejuizo Ao Plantadores de Arroz

Publicado por Gildazio em 26 outubro 2011


     Essa é uma daquelas notícias que realmente não gostaríamos de estar noticiando, para quem cresceu em Buriti dos Lopes deve conhecer a velha história das barragens em nossa lagoa, ou melhor, o prejuízo causado com a ausência delas, e ano após ano o mesmo problema se repete sem que nenhuma providência seja tomada. Hoje, 26 de outubro, fomos convidados pelos sócios da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Localidade Riacho da Areia para mostrar os prejuízos que tiveram com a cheia repentina da Lagoa Grande de Buriti dos Lopes.

     A associação que tem como presidente o Senhor Hélio José Carvalho Amaral, possui 30 sócios que produzem numa área de 90 hectares de terra irrigada, o presidente falou que a colheita do ano passado chegou a 9 mil sacos de arroz e que a o esperado para esse ano, haja vista que houve muito investimento nos campos de plantio, seria de algo em torno 14 mil sacos. Porém com a cheia e o alagamento da área toda a produção foi perdida, disse que os sócios estão desconsolados com tamanha perda, não sabem com farão para pagar as dívidas adquiridas ao longo do plantio (financiamento para compra da área, mão de obra, adubo, energia, alimentação, etc…) nem tampouco  como garantir o plantio do próximo ano uma vez que não ficou arroz nem para semente.

      Em conversa com os outros sócios fizemos um levantamento aproximado dos prejuízos, disseram que em média a produção individual por ano gira em torno de R$ 32.000,00, numa conta simples basta multiplicar esse valor pela quantidade de sócios da referida associação e chegaremos ao montante de R$ 960.000,00, quase um milhão de reais somente nessa área sem mencionar aos vários outros produtores que também perderam tudo e não aparecem nessa conta. Mais uma vez a ineficiência do poder público, causa prejuízos e desconsolo aos plantadores de arroz de nosso município, diante disso ficamos a nos indagar: aparecerá um dia alguém realmente determinado a mudar essa história? Essas barragens um dia deixaram de ser uma promessa nos discursos políticos? Chegará o dia que nossos trabalhadores poderão plantar e ter a certeza que irão colher? Quanto tempo mais teremos que esperar pela iniciativa e boa vontade dos governantes? E enquanto isso não acontece quem auxiliará essas pobres famílias? Faço os questionamentos, mas tenho a plena certeza que a curto ou médio prazo nada será feito. UM DIA SERÁ ???



Todo o arroz que conseguiram salvar já debaixo d’agua.

A pequena represa não impediu que a água invadisse o arrozal

Trabalhador olha desolado o prejuízo

Pela previsão todo o campo ficará debaixo d’agua

A pequena represa rompeu em vários pontos


Trabalhador confere a altura da água

Sem que possam fazer nada o grupo deixa o local

10 Replies para “Ausencia de Barragens Causa Novo Prejuizo Ao Plantadores de Arroz”

  1. Avatar elis disse:

    É lamentavel o acontecido e mais triste ainda é saber que não temos a quem recorrer, pois os que se dizem governantes do nosso municipio nem aparecem nestas horas…

  2. Avatar VALTER disse:

    OS Politicos estão preocupados apenas com a sucessão de poder, enquanto os trabalhadores, pessoas estas que os colocam lá no poder, estão agora contabilizandos seus prejuízos…
    É mole ou quer mais!!!!!

  3. Avatar valdir chaves disse:

    HOJE ANDANDO PELA BEIRA DA LAGOA ME SENTI MUITO TRISTE DE VER OS PLANTADORES DE ARROZ NÃO PODENDO FAZER NADA PARA SALVAR A SUA SAFRA QUE TODOS ALMEJAM NO FINAL DE CADA ANO.HÁ TEMPO VENHO LUTANDO JUNTO AS NOSSAS AUTORIDADES MUNICIPAIS,ESTADUAIS,E FEDERAIS PARA QUE SE FAÇA UM SISTEMA DE BARRAGENS COM COMPORTAS NA BARRA DO LONGÁ,E CONCLUAM A DO BOLÂO QUE SÓ ASSIM A SITUAÇÃO SERIA SANADA NA NOSSA LAGOA.HOJE A PERDA DA SAFRA DE ARROZ NA REGIÃO É ESTIMADA EM APROXIMADAMENTE 6 A 7 MILHÕES DE REAIS,ISSO MESMO,ESSE DINHEIRO DARIA PARA FAZER MUITA COISA EM NOSSA CIDADE.NÃO FOI POR FALTA DE PEDIDO AOS GOVERNANTES QUE A BARRAGEM PROVISÓRIA DA BARRA FOSSE FEITA, EM 04 DE SETEMBRO DESSE ANO FOI FEITO PEDIDO AO VICE GOVERNADOR MORAES SOUSA FILHO,AOS DEPUTADOS FEDERAIS JÚLIO CÉSAR E OSMAR JÚNIOR E AOS ESTADUAIS JULIANA MORAES SOUSA E ISMAR MARQUES,POR FIM NO COMEÇO DE OUTUBRO TIVEMOS UMA REUNIÃO COM O NOSSO GOVERNADOR DO ESTADO WILSON MARTINS E ELE ASSINOU UM DOCUMENTO LIBERANDO A CONSTRUÇÃO DA CITADA BARRAGEM NA BARRA DO LONGÁ,E ATÉ HOJE NÃO FOI FEITO NADA PARA AJUDAR AOS PLANTADORES DE ARROZ DA NOSSA LAGOA, POR ISSO É QUE EU DIGO QUE FALTA COMPROMISSO POLÍTICO DOS NOSSOS ATUAIS GOVERNANTES E REPRESENTANTES PARA COM O NOSSO MUNICÍPIO.

  4. Avatar joão lira disse:

    Quase todas as matérias que vejo no portal me enchem de orgulho e saudade de Buriti, mas essa me deixou profundamente triste, tenho pena dos trabalhadores de minha cidade e muita raiva dos representantes políticos, hô cambada de imprestáveis.

  5. Avatar elis disse:

    Caro João Lira concordo plenamente com você e este é o adjetivo apropriado para qualificar estes que ai estão se dizendo governantes de Buriti. São IMPRESTÁVEIS …

  6. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Concordo plenamente com as palavras do Valdir. Os governantes de nosso município e os demais a nível estadual não estão nem aí para os problemas dos nossos agricultores. Estes é que estão contabilizando os prejuízos. Assinar uma ordem de serviço para execução de obra é muito fácil, para aparecer na fotografia fazendo média com alguns que ainda tem certa preocupação com os trabalhadores. Mandar executar é outra historia. Mas, no próximo ano é ano de eleição, ano de promessas, do faz tudo. Um grande engodo. Fiquemos em alerta. Com esses encantadores de serpente.

  7. Avatar james anastácio disse:

    Moro em Buriti dos Lopes e fico muito entristecido e envergonhado de morar na “CIDADE DO ARROZ” unico lugar que ainda existe nessa cidade para trabalhar é na lagoa grande de Buriti dos Lopes ainda acontece um prejuizo desses deixando todos os produtores de arroz sem semente ate para começar o plantio no proximo ano.Isso que aconteceu é pra todos os politicos se concientizaren e reflitir,o que que faz a falta de 2 DUAS barragens com comportas na cidade de Buriti dos lopes.

  8. Avatar bernardo josé disse:

    O q vejo em nossa cidade são brigas pelo poder municipal e nem um dos envolvidos se intereça realmente pelo bem estar do povo trabalhador de nossa cidade, so querem saber quem vai apoiar quem e o povo q se exploda, e nao hora oportuna usar o nome de CIDADE DO ARROZ pra seus interesses proprios, vamos acorda povo de Buriti dos Lopes, basta desta roubalheira, fico muito triste de ter voltado e ver tudo a mesma coisa

  9. Avatar eudes farias disse:

    bom amigos e muito tristre ver tudo isso,de bracos cruzados..veja bem em quem voce vai voptar,em 2012…o burro nao e o aque,come capim ,mais aquele que o planta… pense nisso?

  10. Avatar BELMARCOS disse:

    O que se vê acontecer na lagoa grande de Buriti dos lopes não uma catástrofe ambiental,é inteiramente uma catástrofe da Politica Brasileira que na situação que encontra sem a menor credibilidade junto a sociedade e principalmente pela de menor poder aquisitivo,que já não acredita que é possível mudar fatos ocorrido como esse através da politica,pois os próprios trabalhadores e pescadores do município ainda não se deram conta do poder que tem nas mãos,ainda não perceberam que a união dessas duas entidades são capazes de eleger um líder politico para nosso município deixando esse responsabilizado e cobrado constantemente para sanar os problemas que realmente vai mudar as condições financeiras da população Buritiense deixando definitivamente independente financeiramente, ou seja com condições de passar a cobrar dos políticos
    soluções de causas sociais, e não cobrando dos mesmos uma reles cesta básica e ser condenando a votar sem consciência,e sem opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos