Rios Parnaiba e Longa Sofrem Com o Assoreamento

Publicado por Gildazio em 05 outubro 2011


                            ASSOREAMENTO DOS RIOS

     Um dos principais problemas que esta afetando os rios Longá e Parnaíba é o assoreamento. No rio Parnaíba esse processo ocorre o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios que a própria população joga e também pelo desmatamento nas plantações das vazantes assim causas a quebra de barreiras provocando a formação de “coroas”, já no rio Longá a principal causa e a barragem que todo ano era construída e causava uma destruição enorme que é o que vemos hoje as margens do longá. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas.

                              MEDIDAS PARA EVITAR

     Em conversa com a Professora Mazé fomos as margens do rio Parnaíba e vimos que a melhor forma de tentar barra isso é elaborando um projeto de conscientização da população para que não joguem lixo nas margens , e se cada pessoa ao invés de jogar lixo nas margens dos rios pegasse e plantasse uma arvore, alem de Barra do Longá ficar mas bonita serviria até como ponto turístico

                             O QUE GOVERNO PODERIA FAZER

     A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios. Outra medida é a ação dos governos com projetos de manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento dos rios. Este consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, consegue-se aumentar a vazão do rio.





TEXTO: EVERTON AZEVEDO E LUZINARA SOARES

FOTOS: EVERTON AZEVEDO

4 Replies para “Rios Parnaiba e Longa Sofrem Com o Assoreamento”

  1. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    É muito preocupante a situação de nossos rios, o trabalho proposto pela professora Mazé de conscientização da população é muito importante, comecem pelas crianças, os estudantes, que com certeza terão retorno. Será lento mas eficaz.

  2. Avatar Roberto Gil disse:

    É lamentavel ver essas fotos, mas infelizmente é a realidade;Nós não podemos fazer de conta que não estamos sentindo as concequencias da natureza que os nosso antepassado vem causando até hoje, para poder sobreviver da agricultura e da pesca, agora cabem a nós fazer algo para que esse tipo de problema não agrave cada vez mais.
    Tem que mobelizar todas as comunidades ribeirinhas que se acentuam na margens do Rio Parnaiba,e dar uma orientação para todas as comunidades.

  3. Avatar valdir chaves disse:

    A NOSSA PREOCUPAÇÃO É TANTA COM O ASSOREAMENTO DOS NOSSOS RIOS,QUE SÁBADO PASSADO UMA CARAVANA DE NOSSA CIDADE FEZ UM PEDIDO AO NOSSO GOVERNADOR PARA QUE SANASSE A SITUAÇÃO DA BARRAGEM PROVISÓRIA DA BARRA SÓ MAIS ESSE ANO, E ELE ATENDEU ASSINANDO A LIBERAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA MESMA.A GENTE ENTENDE QUE A SOLUÇÃO É CONSTRUIR A BARRAGEM DEFINITIVA PROVIDA DE COMPORTAS PARA CONTROLAR OS REPIQUETES DO RIO PARNAÍBA QUE CAUSAM TANTOS MALEFÍCIOS AOS PLANTADORES DE ARROZ DA NOSSA LAGOA.NÓS BURITIENSES SENTIMOS MUITO O QUE ESTÁ ACONTECNDO,MAS É NECESSÁRIO PARA QUE NÃO PERCAMOS EM TORNO DE MAIS OU MENOS 40.000 CARGAS DE ARROZ PLANTADAS EM NOSSA LAGOA,ARROZ ESSE QUE VAI ALIMENTAR A MAIORIA DA NOSSA POPULAÇÃO BURITIENSE DURANTE O ANO EM CURSO.VAMOS JUNTOS BURITIENSES EM GERAL COBRARMOS AOS GOVERNANTES A TÃO SONHADA BARRAGEM DEFINITIVA.

  4. Avatar Everton Azevedo disse:

    COM CERTEZA VALDIR CHAVES, MAS EU ABORDEI ESSE ASSUNTO PORQUE MESMO EU SENDO APENAS UM JOVEM DE 16 ANOS, SEI QUE ESTE PROBLEMA ESTÁ VINDO A TONA AGORA, POIS EM CONVERSA COM PESSOAS MAS VELHAS QUE ME CONFIDENCIARAM QUE O RIO PARNAÍBA NUNCA SITUAÇÃO PREOCUPANTE COMO ESSA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos