Desfile Civico em Barra do Longa

Publicado por Gildazio em 06 setembro 2011

                 O Desfile Cívico em Barra do Longá de 2011, iniciou com o Centro de Educação Infantil Maria Francisca de Jesus Silva.

                A Escola abordou vários temas de relevância para educação e para comunidade, enfatizou a importância do uso do uniforme escolar para melhor identificar o aluno e reduzir o consumo de roupas, destacou ainda a preservação dos rios Parnaíba e Longá, conscientizando a população ribeirinha a cuidar dos rios, evitando a pesca predatória e respeitando o período da piracema.

                O Centro Infantil Maria Francisca de Jesus, fez um resgate a cultura e as tradições da comunidade, mostrando a quadrilha e o bumba meu boi com trajes caipiras, homenageou também, os violeiros existentes na comunidade.

                As crianças, também representaram a fé e a religião como aspectos marcantes na comunidade, fizeram referencia ao Festejo de Santa Luzia como uma das festas de maior expressividade na região norte do Piauí. Além da religião católica, abordaram o crescimento das igrejas evangélicas e representações do candomblé da comunidade.

                A escola encerrou demonstrando o orgulho de ter profissionais de diversas áreas, morando na comunidade, por exemplo, no esporte, saúde, educação, direito, dentre outras que servem de exemplo para as crianças que serão os profissionais do futuro.

     A Segunda Escola a desfilar na Avenida Santa Luzia em Barra do Longá foi a U. E. Jonas Escórcio Alexndrino.

         A escola trabalhou o tema “Diferenças sim, desigualdades não!”, levando uma mensagem a população que a diferença faz parte da identidade do povo brasileiro e que a sociedade precisa aceitar essas diferenças livre de preconceito e discriminação e aprender a repudiar as desigualdades e indiferenças que existe na sociedade. A escola descreveu ainda , a população brasileira como um misto formado por (negros, brancos, índios, imigrantes, portador de necessidades especiais, ricos, pobres, alfabetizados, analfabetos, homossexuais, heterossexuais e pertencentes a várias religiões), trabalhou a formação do povo brasileiro associado aos grupos que sofrem algum tipo de exclusão social.

          A U. E. Jonas escola levou para avenidas vário sub-temas como “Brasil e suas Múltiplas Faces”; A Inclusão Social; A Valorização do Idoso; Homofobia na escola: Desafio de todos nós; Bullying, semente de violência; Negros e Índios: os mais excluídos; O Mundo Digital. Que mundo é este?


     A U. E. Luzia Seixas de Oliveira Aquino de Barra do Longá em seu desfile trabalhou o tema: Escola, Família e Comunidade, todos pela educação, mostram as ações desenvolvidas pela escola desde a sua fundação em 2007 à atualidade.

        Os alunos fardados divulgaram as diversas excursões promovidas pela escola, com a participação dos alunos, pais, professores e comunidade, com objetivo de vivenciar culturas e oportunizar lazer para comunidade.

       A Escola divulgou também suas realizações na área da saúde e cidadania, com promoção de palestras educativas, oficinas, expedições de cartão do SUS, doação de sangue, dentre outras.

           U. E. Luzia Seixas expandindo conhecimento através de cursos e parcerias

            A escola enfatizou a melhoria do ensino aprendizagem através do livre acesso a internet para alunos e professores, promoção de cursos de dança e alemão. Dentre suas ações destacamos a parcerias com o CCL (Centro Cultural de Lígua), ofertando cura de inglês e com a ONG (SOFIA) que através desta conseguiu um  trabalho voluntário para a professora Ivonete Bastos na cidade de Cohem na Alemanha.

            A Escola Luzia Seixas encerra seu desfile homenageando os aprovados no vestibular de 2007 a 2010, nas instituições ISEAF, FTC, UESPI e UFPI e também fez uma homenagem póstuma a Senhora Teresa de Jesus Oliveira, conselheira atuante nas reuniões desta instituição.

            O desfile cívico na comunidade Barra do Longá encerra com música ao vivo em praça pública ao som de Neto Soares, festa promovida pelos alunos, pais, professores e comerciantes locais.Texto e Fotos: Geniana Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos