Lenda da Pedra do Peral

Publicado por Gildazio em 24 agosto 2011


     Na região conhecida como Peral existe uma grande formação rochosa que foi denominada como “ Pedra do Peral”, ela fica localizada na beira de uma antiga estrada que ligava a região do baixo Longá, cortando o povoado de Buriti dos Lopes, indo até a vila da Parnaíba. A pedra está encravada sobre um grande e branco areal e fica de frente para o nascente, no inverno brotam grotões de água corrente tornando o local atrativo para várias espécies de animais.
   Aquela grande pedra é misteriosa as pessoas que a vê sentem-se fascinadas com tamanha beleza e grandeza daquele monumento. Ela mede quase 09 metros de altura e 17 de largura, ao seu redor uma linda vegetação é facilmente encontrada, Mandacarus, Croatás, Puçazeiros, Cajueiros e Piquizeiros enfeitam o cenário, próximo dali encontramos um grande olho d’água que irriga as palmeiras de Babaçu e Mangueiras.
    Ali era parada obrigatória para o descanso dos comerciantes, viajantes e vaqueiros, a atmosfera do ambiente convidava para o pouso. A frequente visitação tornou aquele lugar muito conhecido e comentado, diziam os mais antigos que no local sempre ocorriam emboscadas, muitos relatos falam que essas ocorrências aconteciam principalmente durante a peregrinação dos romeiros de Nossa Senhora dos Remédios e de Santa Luzia, era também muito comum que o local fosse utilizado como acampamento de comboios vindos do Longá para as charqueadas em Parnaíba.
     Reza a lenda que certa vez um rico comerciante, diante da eminência de um ataque inimigo, viu-se obrigado a enterrar ali toda sua fortuna, seus alforjes estavam carregados de muitas moedas de prata e ouro. O Embate foi fatal, porém o esconderijo daquele tesouro não foi revelado e lá permanece escondido até hoje.
     A partir daí muito se especulou sobre os motivos daquele crime, o local começou a ser evitado pelos viajantes, a “Pedra do Peral” que antes era atrativa, passou a ser sinônimo de medo, muitos afirmam ter visto e ouvido assombros, se ouve o galo cantando, sanfona tocando, risadas e pessoas conversando, vaqueiros com seus berrantes guiando boiadas e tropelos de cavalos.
     Conta-se que muitos tentaram em vão descobrir o local exato dos alforjes desaparecidos, pessoas com vontade de enriquecer e deixando a ganância falar mais alto depredaram e macularam o local encantado, no entanto, sem nada conseguir os curiosos tiveram punição merecida, pois aqueles que tentam vasculhar e escavar o lugar acabam tendo pesadelos durante o sono, e misteriosamente acordam despidos, no meio da noite, no alto da grande pedra e de lá não conseguem mais sair. Por isso, quando estivermos no Peral não devemos querer descobrir e evitar a tentação de novamente escavar aquele tesouro encantado.  

Texto: Professor Gildazio e Poeta Neném Calixto

7 Replies para “Lenda da Pedra do Peral”

  1. Avatar Josiane disse:

    Cada dia uma nova descoberta, ficou fascinada toda vez que tomo conhecimento dessas estórias, para mim foi uma grata surpresa conhecer a Lenda da Pedra do Peral, obrigada e parabéns aos autores.

    Josiane

  2. Avatar Jorge Urias disse:

    Nossa pousada e nosso descanço sagrado do levante do mastro em Dezembro…. (realmente o local é fascinante!!!, agora esta lenda é um tanto curiosa. (parabéns portal buritiense)

  3. Avatar valdir chaves disse:

    PARABÉNS POR MAIS UMA LINDA E EMOCIONANTE NARRAÇÃO QUE ESSE PORTAL NOS PROPORCIONA SOBRE A ESTÓRIA DA PEDRA DO PERAL,PEDRA QUE SERVE DE PONTO DE PARADA QUANDO TRAZEMOS O MASTRO DA FESTA DA NOSSA PADROEIRA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS.ALI OS CARREGADORES DESCANSAM NA SUA MAJESTOSA SOMBRA QUE ABRIGA TODO MUNDO INDISTINTAMENTE.

  4. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Parabenizo os autores da Lenda Pedra do Peral, fascinante. Infelizmente não conheço o local. Devo ir um dia para constatar esta beleza.

  5. Avatar izael disse:

    Muito boa a lenda!!! Essa Pedra é como um ser vivo, vive em cada um de nós buritienses, magnífica estória!!!
    Parabéns

  6. EM UM DESSES LEVANTE DO MASTRO NO MÊS DE DEZEMBRO PUDE CONHECER ESTA PEDRA.FAZ UMA SOMBRA, É UM LUGAR DE DESCANSO PARA CENTENAS DE PESSOAS QUE PARTICIPAM DO LEVANTE DO MASTRO.BEM ESTA ESTÓRIA EU DESCONHECIA , ACHAVA APENAS QUE ERA MAIS UM LUGAR TURÍSTICO DE BURITI DOS LOPES.ASSOMBROSO, QUE ESCONDE FORTUNA, NÃO SABIA.
    VALEU PESSOAL POR RESGATAR MAIS ESTA ESTÓRIA.

  7. Avatar yago disse:

    deus do ceu estive lah na pedra do peral hotem p/nunca mais kkkkk
    agora comessa historia de tesouro interrado e assombração ki eu num vou msm
    rsrsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos