Francisco de Assis Silva Um Pai Modelo

Publicado por Gildazio em 13 agosto 2011


         Etnologicamente falando pai significa genitor, progenitor, ou ainda gerador, é a figura masculina de uma família que tenha um ou mais filhos e assume o primeiro grau de uma linha ascendente de parentes. O significado da palavra pai, nos leva refletir sobre o que representou e representa o nosso em nossa vida.

            Falar de um pai que foi um exemplo de homem, marido, pai, amigo, talvez não haja palavras certas para isso.

             Quem nunca ouviu falar em Chico Jonas, homem que por onde passou deixou boas marcas, principalmente neste lugar que foi seu orgulho até sua morte. Não Desmerecendo os demais, mas, o nosso foi muito além do significado etimológico da palavra pai, ele foi o melhor pai do mundo, podendo existir igual melhor é impossível.

          Mas o pai que ele foi só nós filhos podemos descrever, hoje parece difícil um homem ser PAI, sem nunca ter tido um, ele soube, construiu um lar harmonizo, sabia ter autoridade sem ser autoritário dotado de uma inteligência nata e de uma fineza tamanha. Não nos dava muitos presentes, porque não podia, éramos 12 filhos, pois, criara como se sua fosse uma afilhada, que recebera com 3 anos de idade e tudo era muito difícil. Tinha uma cabeça aberta demais para seu tempo, sempre preferiu o diálogo como meio de ensinar, carinhoso e sempre fez questão de ser exemplo para nós. Um pai que sempre em suas tristezas não perdia a esperança  e acreditava que a fé removia qualquer pedra do caminho, sempre, aceitando as aprovações de Deus em sua vida, com sua sabedoria e amor, sabia perdoar nossos erros e continuava nos amando com nossos defeitos.

         Hoje temos certeza, que existem pessoas que nasceram pra serem estrelas e outras para serem cometas, e nosso PAI nasceu estrela, com uma luz tão penetrante que jamais deixará de brilhar e é por isso que sempre podemos estar perto de dele, não precisamos nem olhar para o céu à noite é só fechar os olhos, a qualquer momento, ou mesmo olharmo-nos no espelho, pois, parte do que somos devemos a ele.

         É meu pai, tu foste de maneira tão triste, mas foi íntegro até a morte, jamais vi uma pessoa sofrer tanto e com tanta dignidade, mas no fundo sabemos, você só queria proteger a todos que te amava, até neste momento, você pensou em nós, também sei que aonde quer que você esteja, continuará nos protegendo, e nós sentimos a imensa saudade e o grande amor que  temos de e por você, pois, nem mesmo a morte é capaz de nos separar, feliz é você  pai que todos os dias é lembrado por cada um de nós e o será até o último dia de nossas vidas onde iremos nos encontrar.

                  Pai Chico Jonas que a luz perpétua sempre o ilumine.

De Seus Filhos…


Olha Pai!
Continuo sempre com tua presença junto a mim
E mesmo tu estando distante
Não me esqueço um só minuto de você.

Olha Pai!
Lembro-me sempre do enrugado em teu rosto
Mostrando em silêncio a passagem dos anos
Retalhos de uma vida, vivida de honestidade.

Olha Pai!
Tudo que sempre aprendi contigo
Eu vou guardar com muito carinho.

Olha Pai!
Agora que estou sozinho nesta longa caminhada…
Recordo sempre a bondade dos teus sadios ensinamentos
De uma árdua luta, sem reclamar.

Sabe Pai!
No cúmulo de minha ignorância em querer ser
Muitas vezes eu sei que te maltratei
Mas no teu alto indistrutivo do saber
Me perdoavas sempre com o tem bem querer.

Olha Pai!
A vida me deu tudo, do que eu queria
E este tudo que tenho, eu daria
Para neste momento poder estar junto a você.

Francisco das Chagas Silva

11 Replies para “Francisco de Assis Silva Um Pai Modelo”

  1. Avatar Daschagas disse:

    Cada palavra desta,postada significa um lembrança que sempre teremos deste baluarte chamado Chico Jonas.
    É por isso que ele sempre será o orgulho que tenho de ser um filho seu.
    Obrigado amigo Gildásio. Parabenizo através do portal todos os pais buritiense.
    Daschagas

  2. Avatar Daschagas disse:

    Parabenizo ao Portal,pela homenagem prestada ao senhor Chico Jonas esse baluarte exemplo de vida, orgulho de pai.

  3. Avatar thaynara de Souza disse:

    Obrigado Gildazio por essa homenagem há esse orgulho de avô que tive gosto de lembrar de suas conversas sábias foi um exelente pai e um ótimo avó para todos os netos sempre com essa humildade e guardo sempre seu rosto tão singelo e alegre !!!!!!!! Saudades suas vovô

    E aqui deixo meus Parabéns a todos os pais Buritienses e em especial ao meu Das Chagas do Chico Jonas um homem maravilhoso uma pessoa humilde um exemplo de pai , de amigo sempre ensinando o bem e presente em todos os momentos dos filhos e dizer o quanto você é o meu espelho de orgulho e ombridade um pai maravilhoso , palavras não expressaram o quanto agradeço por ter o Senhor em nossa vidas com suas lições tão sábias e ensinados por meu avô que tão grande homem foi e pai um feliz dia dos Pais ao Senhor meu pai querido de sua filha Thaynara silva

  4. Avatar valdir chaves disse:

    AS LEMBRANÇAS QUE TENHO DO MEU AMIGO CHICO JONAS SÃO POR DEMAIS IMPORTANTES NA MINHA VIDA AQUI EM BURITI.DESDE QUE CHEGUEI AQUI EM 1981 QUE FREQUENTO A SUA RESIDENCIA E DE DONA MÉDICE.PARABÉNS A TODOS OS PAIS DE BURITI DOS LOPES NESSA DATA TÃO IMPORTANTE.

  5. Avatar gerusia disse:

    OBRIGADA PORTAL BURITIENSE PELA HOMENSAGEM QUE FIZERAM A MEU PAI,E A VC GILDAZIO OBRIGADA TAMBEM PELA LEMBRANÇA!!QUE VC SIGA ESTE EXEMPLO. QUE NO FUTURO ALGUEM TAMBEM VAI LHE FAZER ESTA HOMENAGEM.FELIZ DIA DOS PAIS A VC E TODOS OS PAIS DO DO MEU BURITI!!!

  6. Avatar carlos Rafael gama DF disse:

    Gildazio você foi muito feliz em homenagear este grande homem, que sempre sera , uma referencia de pai para toda essa cidade.um feliz dia dos pais para todos. Carlos Rafael
    gama DF

  7. Avatar FRANCIMEDICES disse:

    Francisco de Assis Silva, o Chico Jonas, como assim gostava de ser chamado,foi alguem simples,mas de coraçao nobre e atitudes humanas grandiosas. Foi nesta vida um ezxemplo de sabedoria nao por ser acumulador de diplomas, mas por usar nos seu sábios ensinamentos a linguagem do amor.nao precisaríamos procurar adjetivos para te qualificar, uma vez que, nos deixastes como exemplo de vida: a sinceridade, a amizade, a bondade e principalmente o otimismo, diante dos sofrimentos, que soubeste conviver tao bem com eles, mesmo quando as lágrimas te trairam e desciam sobre tua face diante de tantas dores que padecestes no teu leito de morte, messo assim enquanto a voz nao te faltou dizias que tudo estava bem.pai amado só em uma coisa tu falhastes enquanto pai e maravilhoso esposo e avô q fostes, esquecestes de nos ensinar a viver sem tua presença fisica, pois a dor da tua falta ainda sangra em nossos coraçoes.Dileto pai onde estiveres tu sabes o quanto continuas presentes em nossas vidas, FELIZ DIA DOS PAIS!
    amigo Gildazio n sabes o quanto nos fizestes felizes com essa homenagem. obrigada. E feliz dias dos pais para vc.

  8. Avatar Andrey Carlos disse:

    É com grande orgulho que leio tal homenagem, pois lembro dos lindos e saudosos tempos em que tinha a figura de meu avô ao meu lado…
    Mas nesse dia “Dia dos Pais”, saiba vovô que te guardo sempre dentro do meu coração, suas preciosas lições irão me guiar no decorrer de minha vida…
    Obrigado e Parabéns

  9. Avatar Ingrid Carneiro disse:

    A falta que fazes é nada,se comparado ao legado de bondade que deixou sei que hoje estou longe e sozinha,
    Mas estarás sempre em meu caminho,
    Observando o meu caminhar,
    Meu avô pode ser hoje ou daqui a mil anos,
    Voltaremos a nos encontrar

  10. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Parabéns ao Portal por esta justa homenagem a um homem de muita sabedoria. Onde que esteja o meu padrinho estará sempre olhando por nós. Quando eu o visitava ele dizia olha Medices quem está aqui. “Nosso Filho”. que lembrança maravilhosa.

  11. Avatar Iana disse:

    GILDÁZIO, MAS UMA VEZ QUERO LHE AGRADECER POR TER ESCOLHIDO DENTRE TANTOS MEU PAI, INFELIZMENTE NÃO CONSEGUI POSTAR ESTE COMETÁRIO ANTES, NA VERDADE ELE FOI HOMENAGEADO DUAS VEZES, POIS, ESTARIA ANIVERSARIANDO, ONTEM DIA 15/08,E MESMO DEPOIS, DE TER PASSADO, O DIA ESCOLHIDO NO CALENDÁIO PARA HOMENAGEAR OS PIAS, ESPERO DO FUNDO DO CORAÇÃO QUE TENHA TIDO UM ÓTIMO DIA E QUE ASSIM SEJAM TODOS DE SUA VIDA. PARA MUITOS PODE ATÉ NÃO TER IMPORTANCIA MAS NÃO SABES O QUANTO FIQUEI FELIZ COM ESSA ESCOLHA. ETERNAMENTE GRATA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos