Video Postado Por Alunas do Cief Vira Polemica

Publicado por Gildazio em 01 julho 2011


     Motivados pela onda do “Você, Você Quer” alunos de todo o país tornaram-se seguidores dessa tendência, não raro podemos ver, postados no youtube, vídeos onde alunos realizam a tal “dança” em plena sala de aula e muitas vezes com o professor presente. Essa moda teve início quando o programa Pânico da Rede TV, de maneira irresponsável, cria o quadro e estimula os jovens a dançarem nos locais mais inusitados, o “Você Você Quer” não é a primeira moda dessa linha lançada pelo programa, antecederam-na outras como: “A Dança do Siri” e o “Há Muleque”, a idéia da disseminação dessas danças seria manter o programa  popular entre jovens e adolescentes, infelizmente, ao que parece, não existe entre os idealizadores da programação do Pânico na TV a preocupação quanto aos malefícios causados por esse tipo de incentivo no dia a dia escolar.

     E foi seguindo tal moda que a adolescente, de iniciais Y. R. A de 14 anos, aluna do turno manhã do Centro  Integrado de Ensino Fundamental – CIEF de Buriti dos Lopes, auxiliada pelas colegas M. A. S  e  D. G. C. M, gravou dentro da sala de aula sua performance do “Você você Quer” e postou na Internet, o agravante da questão foi que a jovem escolheu  gravar enquanto seu professor estava dando aula e escrevia no quadro de costas para a turma. A repercussão foi imediata, logo todos os alunos da escola tomaram conhecimento da existência do vídeo e da transgressão praticada pela jovem dentro da sala de aula.

     O caso chegou ao conhecimento da Secretaria Municipal de Educação que orientou aos gestores da escola para que reunissem o Conselho Escolar e deliberassem sobre o problema. Em contato com a coordenação da escola fomos informados que o Conselho chegou à seguinte decisão: suspensão das atividades escolares por tempo de 15 dias para a jovem que se exibe nas imagens e de 10 dias para suas cúmplices, e que nesse intervalo elaborem um trabalho para apresentação à todos os alunos da escola sobre os temas Respeito Mútuo e a Importância do Professor em Minha Vida. A turma inteira também foi penalizada sob a acusação de omissão, uma vez que, todos os alunos presenciaram e mantiveram-se calados diante da atitude de suas colegas, para estes a pena sócio-educativa será a elaboração de trabalhos sobre as mesmas temáticas já citadas.

     O Conselho também solicitou da mãe da jovem a assinatura de um termo de compromisso junto à escola para que essa busque ajudar sua filha no sentido de conseguir um acompanhamento psicológico para docente, pois essa não é a primeira vez que a menina mostra um comportamento inadequado em sala de aula. Em conversa com o Sr. Secretário Municipal de Educação, mostrou-se preocupado com o problema e disse que achou a punição um tanto elevada, porém respeita a decisão soberana que foi adotada pelo Conselho da Escola.

13 Replies para “Video Postado Por Alunas do Cief Vira Polemica”

  1. Avatar Josiane disse:

    A atidude do conselho foi da escola foi acertada pois a aluna desrespeitou o professor, a escola, seus colegas e a ela mesma.

  2. Avatar Mauricélia disse:

    As alunas de fato merecem a punição que receberam, a idéia da segunda parte da pena socio-educativa também foi acertada.

  3. Avatar JÔNATAS F. AMARAL disse:

    As alunas mereceram uma punição. Mas, a suspensão das atividades escolares nem sempre é vista como punição para os alunos, já que não irão frequentar a escola temporariamente. Realizar atividades em prol da escola seria ideal tanto para as alunas quanto para a escola… Acredito eu, que o processo de conscientização teria um efeito imediato…

  4. Avatar SILVA disse:

    Em 1º lugar;É claro aluno(a)deve respeito professor não aprovo a atitude da aluna! em 2º tanto os jovens como adultos devem saber do perigo de postar algo, como; foto vídeo ou dados pessoais na internet, pois a net é a rede mundial de computadores, não uma rede local!.
    Em 3º Meu ponto de vista; esta jovem merece é claro as atitudes cabíveis de acordo com a direção, para dar exemplo aos demais, mas veja bem, nossos jovens a cada dia são bombardeados, em suas mentes. São os programas de Tv, que estimulam as praticas erradas, incentivam a prostituição, a falta de respeito, e muitas coisas que prejudicam a família e é claro a sociedade, escolas etc. fica aqui o conselho, pais examinem a conduta de seus filhos, com andam, o que fazem eduque -os reprenda-os como amor.. vejam o que eles estão vendo na TV, na Internet, não prive, mas eduque, assim evitaremos muitos dessabores na vida!!

  5. Avatar Márcio disse:

    O conselho escolar é soberano diante da escola, uma vez que é o retrato da própria escola. A atitude educativa tomada diante da situação com certeza foi a mais acertada, levando-se em consideração que eles conhecem a situação e o alunado da instituição.
    É preocupante e alarmante este caso. Os pais, a sociedade e a escola,precisam se preocupar mais com os jovens e adolescentes,principalmente quanto a que tipo de concieto social estão aprendendo para viverem no mundo.

  6. Avatar Isaias disse:

    É triste ver como a educação é tratada nese país, as alunas que fizeram isso não preocuparam-se um minuto com a reputação do professor, este, imagino eu, deve ter ficado evergonhado com o que essa aluna fez. A punição foi merecida.

  7. Avatar Mauricélia Chávez disse:

    Concordo plenamente com a decisão tomada,”alunos” rebeldes, merecem punição.

  8. Avatar @Jh_portilla disse:

    Eu aho isso “tragico” mais sobe que os aluno disseram ao professor o que estava ocorrendo e o que ele fez????? nada ele tbem é culpado

  9. Avatar William disse:

    Não concordo com o último comentário que onde põe culpa ao professor, é muito fácil querer creditar aos professores as indicisplinas dos alunos em sala de aula, quem faz isso se esqueçe que o dever de educar é da família, se aluno A ou B não tem um comportamento decente, pode ter certeza que ele aprendeu em casa e não na escola.

  10. Isso fooi apenas uma brincadeiira de adolescente acho que a punição das meninaas foi muito rígida!”

  11. Avatar Professor disse:

    Pergunto-me onde vai parar tanto descaso com o profissional chamado PROFESSOR! A cada dia o Governo Federal investe em propagandas “hipócritas” querendo mascarar a realidade. Pessoal, acordemos ao que está acontecendo. Enquanto não tivermos o apoio da família, não iremos a lugar algum!Gente, escola não é reformatório e muito menos depósito de aluno. Mais uma vez repito, enquanto as famílias não nos ajudarem, a educação não mudará.

  12. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Concordo com o último comentário. A escola não funciona sozinha, não é uma via de mão única. A escola precisa de parceiros, família, sociedade todos engajados. Vamos tomar como exemplo a cidade de Cocal dos Alves-PI. Lá os alunos são campeões em olimpíadas e no soletrando. Elegeram a educação como prioridades e como base do sucesso. Que exemplo? Vamos seguí-los.

  13. Avatar Redimiro Júnior disse:

    Educação: um sonho

    Eu sou um educador. Moro em um país que a educação é levada a sério. Nós, professores, desempenhamos nossas funções muito bem, obrigado. Não poderia ser diferente: ainda no ventre de nossas mães, já sentimos grande incentivo para nossa gratificante e gratificada função: a mãe diz — meu filho nascerá forte, sadio e será um professor, ou professora, não importa o sexo. O importante é que ele será respeitado e admirado por seus alunos e toda a sociedade. O pai que é menos romântico comenta: – Com toda essa grana que ganhará, é fácil ser respeitado e admirado. É, mas a alta remuneração da profissão não sai de graça mesmo. Nós trabalhamos apenas um turno, deixando o segundo turno para a programação das atividades escolares: criar métodos, estratégias, objetivos, juntamente com os colegas e todo o apoio pedagógico.
    Eu sei que nossa tarefa é árdua. Nós vivemos numa época em que os valores estão distorcidos, a ética não existe, a principal instituição social, que é a família, já não educa mais. Tudo isso reflete na sala de aula. Para falar a verdade, não sei porque está assim, se desde Sócrates e mais recente Paulo Freire, a educação é levada a sério.
    Tudo bem! Com muita ajuda e incentivo financeiro nós estamos conseguindo reverter este quadro social. Enfim, nós estamos felizes. Eu estou feliz… (—Júnior, Júnior, tá na hora de acordar! Já são seis horas, você vai perder o primeiro horário!).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos