Festa Junina em Barra do Longa

Publicado por Gildazio em 26 junho 2011


            Foi um show de cores e alegria

     As Festas Juninas são tradições populares que o povo brasileiro herdou de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de santos populares e corresponde a diversos feriados municipais: Santo Antonio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileira.
     Com o objetivo de fortalecer nossas tradições populares, a Escola Jonas Escórcio Alexandrino, juntamente com a Escola de Ensino Infantil Mª Francisca de Jesus Silva, organizou uma belíssima festa junina na noite desta sexta-feira na comunidade Barra do Longá.

     A Quadrilha Sacode a Poeira organizada pela professora Rosilda, dançou pela primeira vez para comunidade e arrancou aplausos do público.

      Escola de Ensino Infantil teve uma especial participação no evento, as crianças mostraram-se destemidas e demonstram ter um verdadeiro potencial para transmitirem nossas tradições a futuras gerações.

                          Bumba-meu-boi em barra do Longá

                        Uma tradição que não pode acabar..

     A dança folclórica do bumba-meu-boi é um dos traços culturais marcante da cultura brasileira, principalmente na região nordeste. O bumba-meu-boi é um resultado da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de algumas dessas culturas. A dança misturada com teatro incorpora elementos das tradições espanholas e da portuguesa, surgiu no século XVIII, com uma forma de crítica a questão social de negros e índios, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.

     O bumba-meu-boi possui diversas denominações em todo o Brasil. No Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas, a dança é chamada de bumba-meu-boi, no Pará e Amazonas, boi-bumbá, em Pernambuco boi calemba, etc.

     A comunidade de Barra do Longa participa ativamente das festas Juninas. Por iniciativa dos funcionários das duas escolas, organizaram uma quadrilha improvisada, onde a comunidade foi convidada a participar, durante o evento, todos improvisaram suas roupas e caíram na folia.

Texto e Fotos: Professora Geniana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos