Beija Flor e Campea do Vii Encontro Municipal de Folguedos

Publicado por Gildazio em 23 junho 2011

     A última noite do VII Encontro Municipal de Folguedos foi simplesmente fascinante, foram várias apresentações que mantiveram o imenso público presente muito atento ao que estava acontecendo ali, os festejos juninos é sem dúvida uma das maiores paixões do povo nordestino.

     A primeira atração da noite foi uma bonita apresentação dos alunos do ensino fundamental menor do CIEF, o desempenho dos adolescentes foi admirável o que nos tranquiliza por saber que o futuro das quadrilhas juninas esta garantido, com isso imaginamos que a tradição sertaneja já possui muitos adeptos.

     A segunda apresentação foi comovente, vimos os representantes da melhor idade mostrando seu amor aos folguedos, foram estimulados e ensaiados pela Casa da Família, através do Programa Vivendo Bem. Os jovens buritienses puderam comprovar, através dessa apresentação, que gostar das festas juninas não é um privilégio somente destes, e que essa prática já é cultuada a muitos anos em nossa cidade.

     Em seguida apresentaram-se os jovens quadrilheiros (Quadrilha Sacode a Pueira) da Unidade Escolar Jonas Escórcio Alexandrino, da localidade Barra do Longá, inicialmente tímidos, logo mostraram toda sua capacidade de organização e vontade de participação em eventos como esse, diante do desempenho deles é fácil prever que naquela localidade o futuro da tradição junina também esta garantido.

Em disputa bastante acirra foi feita a escolha do melhor casal junino de 2011, os participantes dessa competição eram membros das três quadrilhas que haviam se apresentado na noite anterior, um casal representando a Quadrilha Dona Matuta, outro representava a Rainha do Kangaço e por último o casal da Beija-flor do Sertão que acabou vitorioso na disputa.

     Porém não só as quadrilhas participaram do evento, o Boi Diamante Negro entrou na quadra para uma magnífica apresentação que deixou toda a criançada presente fascinada com as batida dos tambores e a magia do “Boi”, Júlio, o dono do boi, retorna a organizar a brincadeira depois de um ano sem fazê-la, o que para os amantes dessa prática soa como alento, uma vez que é muito difícil ficar durante o mês de junho sem ouvir o toque cadenciado nos ensaios preparativos das apresentações.
     E chega o grande momento de divulgar o resultado tão esperado pelos participantes das quadrilhas que estavam concorrendo ao título de 2011, em clima de suspense cada um dos quesitos que estavam em julgamento foram sendo anunciados, inicialmente foi divulgou-se a melhor rainha que foi da Beija –flor, em seguida a melhor noiva e noivo, ambos também da Beija-flor, e finalmente o resultado da grande campeã, e mais uma vez Beija-flor do Sertão.

     O que se viu a seguir foi simplesmente um espetáculo a quadrilha Lumiar do Sertão, de Parnaíba, campeã de 2011 do Festival TV Clube de Teresina e que representará o Piauí no Festival Regional de Quadrilhas, deu um show de criatividade e talento com indumentárias perfeitas e lindos adereços, uma coreografia muito bem ensaiada e um sincronismo indiscutível deixou todos os expectadores totalmente maravilhados com o exemplo dado que é perfeitamente possível aliar organização, luxo e tradição.

     Parabenizamos aos organizadores desse espetacular Encontro de Folguedos que comprovou o quanto nossos munícipes gostam de eventos dessa natureza, torcemos para que outros similares venham a acontecer, pois sabemos que sendo bem planejados e divulgados, assim como esse, atrairá novamente uma multidão de expectadores.
Logo postaremos vídeos com os melhores momentos das duas noites.

10 Replies para “Beija Flor e Campea do Vii Encontro Municipal de Folguedos”

  1. Avatar quadrileiro disse:

    Muito bonito o festival.
    é uma pena que teve marmelado no julgamento das quadrilhas. por que dá liçença a noiva da beija flor ganhar é até um crime. a naiana da dona matuta tá uma noiva linda.

  2. Avatar fofa disse:

    o festival estava lindo bem organizado..a quadrilha beija-flor estava linda em todos os quisitos,axei justo o resultado…parabens! está em nivel de competir com quadrilhas melhores…

  3. Avatar quadrilheira disse:

    é essa .é a desculpa de pessoas que nao se conformam com a derrota…pq venhamos e convenhamos a noiva da beija-flor tava mil vezes mais bonita…e é crime ela se destacar mais do que a outra???kkkkknao era so a noiva com sua simpatia mas tbm a sua roupa que estava belissima..entao meu amigo incorformado aceite a derrota…pq vestido mais bonito do que o dela ..só o dos outros destaques da beija-flor que batem de frente…..

  4. Avatar @Jh_Portilla disse:

    Affz Crime nada foi super linda a apresentação da beija-flor realmente a naiana daa dona matuta sabe dançar muitoooo mais venhamos e convenhamos que naquele festival ela naum dançou nada do que ela sabe néh?

  5. Avatar Cristiano disse:

    Achei sensacional a quadrilha com os idosos. A verdadeira quadrilha. Muito bonito e emocionante ver a animação deles! Alem do mais, representa um resgate de cultura que está se perdendo a cada ano, pois que tem havido uma distorção da “genuina quadrilha”. Ultimamente as quadrilhas estão mais para grupo de dança e até as musicas estão fugindo do contexto.

  6. Avatar lana eduarda disse:

    ñ entendo pq implicam tanto com a beija-flor!será inveja?ñ sei só keria dizer q ñ adianta a pessoa se acabar de dançar se ela ñ tem beleza,roupa bonita,e uma bela simpatia…as duas dançaram mto mais a diferença delas foi na roupa e na beleza e na simpatia é esses kesitos q ninguem entende!

  7. Avatar quelian disse:

    a quadrilha melhor foi a da barra do longa e pronto ninguem fala mas nada ta

  8. gostei de ter feito parte dessa festa. espero q a lumiar dançe de novo aiii
    só um aviso galera cuidado com esses comentários q postam aii pois podem perder muita coisa com isso inclisive o espirito de um quadrilheiro de verdade.

  9. se quiserem manter contato para mais informações meu numero é 0869487-8968
    um forte abraço

  10. Avatar lindaa disse:

    minha gente venhamos e convenhamos a beija-flor era a melho e aceitem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos