em Audiencia Publica Autoridades Debatem a Situação das Vitimas da Barragem Algodoes

Publicado por Gildazio em 18 junho 2011


     A Audiência Pública realizada nesta sexta (17) de iniciativa do Vereador Juscelino Val e promovida pela Câmara Municipal de Vereadores, tinha como meta a realização de debate sobre a situação das famílias vítimas das enchentes provocadas pelo rompimento da Barragem Algodões bem com as medidas a serem tomadas para que aquelas pessoas sejam atendidas.
     O evento contou com a presença de muitas autoridades e dentre estas, representando o Governo Estadual, estava o secretário Estadual da Assistência Social e Cidadania – SASC, o Senhor Francisco Guedes. Inicialmente a fala foi usada pelos membros da mesa de honra que manifestaram sua preocupação e o desejo de ver resolvidas as questões pendentes que, mesmo após dois anos, ainda não tiveram a atenção necessária, causando prejuízos às vítimas daquela que foi a maior tragédia da região.
     Pelo que observarmos o cerne das discussões giraram em torno da morosidade do governo em atender às necessidades daquelas pessoas que, infelizmente, até hoje padecem pela falta de interesse governamental. Percebemos ainda a insatisfação dos vitimados para com as soluções que foram empregadas no que diz respeito à construção de conglomerados ou assentamentos para que estes fossem alocados, não houve respeito ao fato de que aquelas pessoas, em sua grande maioria, com tendência rural vivem da agricultura ou da criação de animais, prática essa que se torna imprópria em espaços insuficientes.

     Usando a fala a representante da Associação das Vítimas, a Sr. Verinalria, afirmou que a ausência de interesse das pessoas responsáveis reside no fato destas não sentirem na pele toda angustia e sofrimento as quais foram submetidos muitas famílias e que ainda estão completamente abandonadas pelo poder público, que a falta de organização e planejamento nas ações tornaram-nas ineficientes. As casas que foram construídas, apesar de minúsculas, seriam um paliativo diante da urgência de um teto, porém a inexistência de respeito à dignidade humana impediu que essas moradias fossem providas de energia elétrica, água e saneamento. Além disso as vítimas ainda não receberam auxilio alimentício nem tampouco as indenizações que lhes são devidas, por isso mesmo solicitou as autoridades ali presentes que tentem agilizar as ações para minimizar o sofrimento das vítimas.
     Diante dessa solicitação o representante do governo informou aos presentes que o processo licitatório para levar água e luz as localidades Salgadinho, Espírito Santo e Carrasco, já esta sendo realizado e espera que estas ações sejam executadas com a maior brevidade possível. A realização dessa Audiência Pública serve de alento as 428 famílias cadastradas que saíram de lá com as esperanças renovadas pois todas as autoridades que se fizeram presentes assumiram o compromisso de envidar esforços no sentido de tratar o problema com caráter emergencial.    

2 Replies para “em Audiencia Publica Autoridades Debatem a Situação das Vitimas da Barragem Algodoes”

  1. Avatar valdir chaves disse:

    AS AUTORIDADES EMPURRARAM GOELA ABAIXO AS AGROVILAS, NÃO SATISFAZENDO O DESEJO DAS PESSOAS ATINGIDAS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM.ELAS ACOSTUMADAS A TRABALHAREM NA AGRICULTURA ESTÃO INDIGNADAS COM A ATITUDE TOMADA PELO GOVERNO NA EPOCA QUE PROMETENDO RESOLVER OS PROBLEMAS,NÃO RESOLVEU E ATÉ HOJE TEM FAMILIAS MORANDO NA ESCOLA AGRICOLA EM BURITI DOS LOPES.

  2. Avatar EDICLEUMA R. LOPES disse:

    Ok! bacana debate feito as pessoas ouvidas e DAÍ? qual foi a conclusão que se
    chegou?qual a data para que seja cobrada das autoridades a solução? ou o inicio delas, mesmo morando longe acompanhei
    p pelos jonais e triste saber que até a presente data não foi feito NADA.
    vai o meu abraço as pessoas que foram
    atingida.
    a

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos