O Incentivo a Cultura Poderia Fazer Diferenca

Publicado por Gildazio em 11 maio 2011

    
      O Grupo Buato de Teatro foi planejado em 1998 por Euvêncio Val, mas por falta de tempo e interesse só iniciou em 30 de novembro do ano 2000 com os preparativos do espetáculo de estréia. A estréia do grupo foi em 02/12/2000 no Salão Paroquial Nicolau Sdorf com a apresentação dos membros do grupo e um belíssimo espetáculo com a apresentação do Grupo Balé Folclórico Tomaz Romão, as peças “O doutor e o menino” de Fontes Ibiapina e “O mau entendido” de autor desconhecido e um recital com poemas e poesias de autores buritiense.

     O grupo foi um sonho do Professor Euvêncio Val que graças a Deus e ao bom desempenho da equipe iniciante tornou-se realidade. O nome Buato é uma aglutinação de Bu (primeira silaba da palavra Buriti) e ato (divisão de uma peça teatro).

     A equipe inicial era formada por Euvêncio Val (que exercia função de diretor, autor e ator), Camila Furtado, Irina Sousa, Gleisson Félix (in memória), Luiz Gonzaga Neto, Márcia Juliana, Fátima Pereira, Otaciano Santos, Evaldo Santos, Klécio Vieira, Ana Carolina Val, Feliciana Barros, Apolinário Silva, Leandro Neves, Leonardo Neves, Cristiane Cunha, Rose Carla, Verônica Moraes, Thainara Silva, Haymê Sousa, Crisia Ramos, Marcio Santos, Canceição Val e Samara Vieira.

         A preparação da equipe acontecia nos finais de semana com oficinas de movimento corporal, voz e dicção,, entrosamento, desconcentração e confianças ministras por Diego Andrade, Ana Carolina Val e Euvêncio Val.

            Ainda em 2000 o grupo apresentou um ato de natal “Outro caminho” com Euvêncio Val, Feliciana Barros, Marcia Juliana, Camila Furtado, Fatima Pereira, Marcio Santos, Otaciano Santos, Leonardo Neves, Apolinario Silva e Cristiane Cunha. E alguns deixaram o grupo.

         Em 2001 o grupo se renova com a entrada de novos integrantes (Luzia Araujo, Alayra Pinheiro, Conceição Sousa, Dachaga Silva, Gilberto Filho, Luiz Gonzaga Filho, Marciana Santos, Vera Araújo, Trindade Miranda, Antonio Araujo) e a apresentação da peça “Liberdades tem limites” uma sátira sobre as drogas autoria de Euvêncio Val. Também foram apresentadas outras peças: “A toca do coelhinho”, “O rapto do coelhinho”, Oportunidade perdida”, “Tanajura vai a escola”, “Drogas sinônimo de morte” e “Bolsa escola”.

         Em 2002 o grupo apresentou sua peça de maior sucesso “A volta da Tanajura” de autoria de Euvêncio Val com Euvêncio Val (seu Juca), Conceição Val (Tanajura), Conceição Araújo (Jurema), Fatima Pereira, Otaciano Santos, Leonardo Neves e Samara Vieira. E “O nascimento de Jesus”.

            Em 2003 o grupo apresentou algumas peças e em 2004 o grupo apresentou seu ultimo espetáculo “Um anjo cai do céu”.

           Em 2004 o grupo se desestruturou e chegou ao fim. Vários foram os motivos que levaram ao fim do grupo como a falta de patrocinadores, de espaço para apresentação e para a sede do grupo, o desinteresse de alguns integrantes que faltavam nos ensaios.

         Foram feitas varias tentativas de recomeço do grupo, mas todas fracassaram, a última foi em 2007. 

Texto: Euvêncio Val



8 Replies para “O Incentivo a Cultura Poderia Fazer Diferenca”

  1. Avatar Camila Furtado disse:

    Nossa sinto muuuuuitas saudades….uma época muito boa, aprendi muita coisa, e me emociona ver que era tão bom atuar, e que infelizmente hj está tudo só na imaginação, o que podemos fazer para recomeçar?? Isso é muito belo…eu era a menorzinha.(rsrsrsrsrs)tow muito feliz Euvêncio vlw pela iniciativa!

  2. Avatar Márcio Santos disse:

    Que época heim Euvêncio, toda essa galera mandava bem nas peças teatrais e vale a pena ver de novo.
    Que belo recital apresentei com uma poesia de minha autoria titulada “Pequena Rainha” em referência à querida Buriti dos Lopes que tanto prezo.
    Saudades do querido amigo Gleison que animava todo bastante o grupo!
    Ficam só as lembranças desta família!

  3. Avatar euvencio val disse:

    Recordar o grupo me traz o desejo de acordá-lo. Estou pensando em breve trazê-lo de volta e espero poder contar com vocês.

  4. Avatar valdir chaves disse:

    CARO EUVENCIO NÃO DESISTA DO SEU IDEAL QUE É BOTAR A CULTURA BURITIENSE NO PATAMAR ONDE MERECIA ESTAR.PROCURE NÃO SÓ OS ORGÃOS PÚBLICOS, MAS A INICIATIVA PRIVADA DE NOSSA CIDADE ATRAVÉS DAS LEIS ROANET,ARIMATÉIA TITO FILHO E OUTRAS DE INCENTIVO A CULTURA.

  5. Avatar i.carvalho disse:

    poxa vida, coisas boas são lembranças e estas foi uma delas,quando vi a foto veio meramente uma recordação boa que o grupo representou, todos com idade jovem, muitos deles casaram,viajaram seguiram rumos diferentes mais se conseguirmos resgatar a cultura do teatro novamente concerteza iremos prosseguir, abraços a todos, adorei !!

  6. Avatar Das chgas disse:

    Amgo Euvêncio, tenho conciência do quanto você tem tem feito pela cultura buritiense.Também sou um dos amantes do ‘Gupo Buato de Teatro’ afinal sou pai de duas ex- particpantes. Eu tenho certeza que este grupo foi muito importantes em suas vidas.Sabe-se lá se não foi até como um marco inicial em suas respectivas vidas profissional .Por isso mesmo é que lhe digo vá em frente, pois o Buriti é berço de inteligência .É gritante a ociosidade na vida da juventude buritiense . Tenho certeza da sua capacidade te trazer novamente o grupo para brilhar !! Parabéns

  7. Avatar Haymê Sousa disse:

    Quantas saudades trago deste grupo !! Realmente muito marcante em minha vida e tenho certeza que na de todos que participaram, espero que possa voltar para que os que não tiveram oportunidade em participar possa participar .Era muito bom, estou na torcida pela sua voltá Buato de Teatro …

  8. Avatar george luís disse:

    sou buritiense e quero parabenizar esse portal por divulgar a poesia de autores da terra. Em breve mandarei uma poesia minha para contemplar o portal.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos