Desabafos de Um Estudante

Publicado por Gildazio em 10 maio 2011


Corrupção, só os políticos???

                                                                                                         Izael da Silva Miranda
                                                                                                        (Universitário Buritiense)

     Para os leigos, é fácil julgar, apontar erros, sem olhar para si próprio ou conhecer de fato o que estão julgando ou opinando, sem tirar a razão dos mesmos!!! Cadê o poder de auto-reflexão, de contemplação de si mesmo dos homens brasileiros??? Da própria população buritiense inserindo também nesse contexto.

     O que eu aprendi sobre corrupção vai muito além de “corrupção em repartições públicas”, corrupção segundo o dicionário significa: ato de modificar o resultado para benefício próprio, independentemente do que seja ou o valor em jogo… Sendo assim o tão conhecido e praticado “jeitinho brasileiro” também é corrupção que faz parte de uma série de atos errôneos praticados por nós. Parece contraditório cobrarmos deles (políticos e outros setores) por justiça, onde na prática corrupção também é: furar fila, ser mentiroso, beneficiar determinada camada social ou pessoa, e muitos outros atos que são insignificantes ao ser analisado ao ouvirmos na mídia a palavra corrupção!!!

     Se queremos mesmo uma sociedade melhor com políticos eficazes, também vamos agir com sensatez, reflexivos com o próprio EU. A base de qualquer sociedade não é riqueza material, mas sim a riqueza intelectual, não aquela onde a apenas uma mazela da sociedade pensa, mas todo o conjunto.

     Tenho pensado e lido muito sobre as críticas e a crise educacional em nossa cidade, vejo que não é um acontecimento isolado do resto da realidade de todo o país!!! E me remeto a pergunta-me na minha instância de repúdio, se não será de propósito a falta de recursos nas escolas, o esquecimento quanto ao professor e demais constituintes do setor educacional, não será para manter a ordem vigente, com cidadãos que aceite tudo o que verem, homens e mulheres passivos, não críticos, a-históricos, que pensem mesquinhamente. Fico triste ao ver também a mesquinhez e insignificantes disputas internas por cargos políticos, onde de fato nos bastidores rola muito dinheiro de cidadãos que se esforçam no pagamento de impostos, também me deixa cabisbaixo como acadêmico e estudante que esse comportamento da sociedade é reflexo de uma escola sem conspiradores, alunos passivos. Durval Muniz de Albuquerque[1] flagrou bem essa relação: “Para isso a escola deveria não ter medo de rebeldia nem de contestação; mas é tudo que seus agentes temem. Os agentes da vida escolar adoram o aluno quieto, disciplinado, certinho, autista catatônico, deserotizado”. Para que ouvir os contra não é? Tá tudo certinho, tem que ser assim mesmo. Não existira nesse ponto uma corrupção intelectual?

     Algumas coisas não entendo também nesse país. Um grande exemplo podemos ver no julgamento da universitária Geisy Arruda, que a maioria da população julgou-a e pediu a “decapitação” da garota, por causa banal, a estudante adolescente ter vestido uma roupa mais curta do que de costume, os primeiros a pedirem sua “crucificação” foi a comunidade universitária, sim aquela mesma que é intitulada de a classe intelectual, ao mesmo tempo, no mesmo ano inclusive, acontecia grandes escândalos do PT, atos de corrupção comprovados, quantos universitários ou quantos cidadãos foram a Brasília protestar e pedir a prisão daqueles homens? Quantos? Esse problema de corrupção não me parece um acontecimento isolado a departamento A ou B, mas de fato faz parte do dia a dia de cada cidadão brasileiro e ignorados com justificativas tristes de patriotismo: “que é assim mesmo”, “que brasileiro não desisti nunca”, “é nosso jeitinho brasileiro”, Enfim Essas coisas me deixam frustrados.

     É assim que nos julgamos como não-corruptos!? Ou que corruptos só são os políticos, ou repartições públicas, etc!?

     Que reflitamos e olhemos primeiro para o nosso próprio umbigo, que olhemos para o nosso passado, não como morto e acabado, mas como um passado vivo que permanece enraizado em cada um de nós. Nesse sentido vejo a necessidade dos buritienses despurificar, duvidar do duvidoso, desmentir as verdades. Refletindo os acertos e erros de outrora, tanto no aspecto individual do seu dia a dia, como também nos grandes acontecimentos históricos. De forma reflexiva e sensata poderemos sim mudar o mundo. Todavia se os leitores acham utópicas essas idéias, na concordância com vocês que sejamos então utópicos de pés no chão…

     Que sejamos então utópicos até o último sopro de tentativa para o mundo melhor, agindo sempre com dignidade e sensatez.

 


[1]  Doutor em História pela Unicamp, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Presidente da ANPUH – Associação Nacional de História.

13 Replies para “Desabafos de Um Estudante”

  1. Avatar Márcio Santos disse:

    Sábias palavras Izael e parabéns pelo texto bem elaborado e oportuno diante dos acontecimentos que perduram dentro dessa comunidade “passiva”, como titulou anteriormente. Talvez poucos leiam seu texto, más quem sabe estes poucos consigam entender a verdadeira dimensãoo de tudo isso. Para muitos, é bem mais prazeroso apontar o cursor do rato para os “cliks do fim de semana” “fatídico!” No entanto, existem pessoas como voçê que gostam de ler um bom livro! [risos]

  2. Avatar Comunicador disse:

    Jovem Izael,no mundo globalizado e cheios de valores, dependências e dezenas de adjetivos que facilitam nossa comunicação, você foi mais um colaborador da opinião pública neste texto a facilitar para sociedade o intendimento da palavra “corrupção”.Que pena que existe pessoas que não levam a sério a palavra “leitor”

  3. Avatar VALDIR CHAVES disse:

    CARO IZAEL, FALAR EM CORRUPÇÃO AS VEZES NOS DÁ MEDO, MAS É NECESSÁRIO FAZERMOS UMA REFLEXAO SOBRE ESSE ASSUNTO TÃO DISCUTIDO NO MEIO POLÍTICO.AS VEZES ALGUMAS PESSOAS ACHAM QUE CORRUPTOS SÃO SÓ AS PESSOAS QUE MILITAM NA POLÍTICA,NA MINHA OPINIÃO COMO SER HUMANO SER CORRUPTO É TENTAR ENGANAR AS PESSOAS PROMETENDO COISAS QUE NÃO PODEM CUMPRIR,É VENDER O VOTO,É COMPRAR VOTO,É FURAR A FILA, É NÃO CUMPRIR COM OS SEUS COMPROMISSOS NO SEU LOCAL DE TRABALHO,ENFIM É TUDO ISSO E MUITO MAIS.

  4. Avatar Maria disse:

    Sábias palavras de um estudante, que como ele mesmo diz faz parte de uma minoria que tem acesso ao conhecimento e que o usa pra tornar o mundo melhor. Parabéns!É com a mente que se vê, realmente, o que nossos olhos não vêem.

  5. Avatar Maria disse:

    E é triste saber que nós produzimos a corrupção e tantas outras formas de reduzir o ser humano, ou convertê-lo ao dinheiro.Como tudo na sociedade, em que vivemos, se converte a dinheiro,até a dignidade humana!

  6. Avatar Pedro Vagner disse:

    Putz,muito massa seu post cara,infelizmente as autoridades não estão dando a minima para a educação brasileira,por conta disso a sociedade em geral acaba sendo prejudicada,curtí muito seu texto.

  7. Avatar Elis bertoldo disse:

    Caro Izael é triste a constatação destas aporias, mas o que fazer,como agir diante de tudo isso; até sabemos…mas como digo,são aporias.

  8. Avatar Redimiro Júnior disse:

    Izael, ao ler teu texto me senti em casa. Pois sempre pensei desta forma. Às vezes quando em alguma reunião de profissionais da educação eu falava sobre o fato de o professor ser mal remunerado propositadamente, a má interpretação era imediata. Alguns achavam que estava me referindo a gestão local, quando falava de Brasil. Infelizmente,a intelectualidade de alguns não atinge a alma. Mas, me alegro muito ao saber que ex-aluno tenha crescido em seus pensamentos,ou seja, como ser humano também. Paulo Freire já dizia que “o aluno precisa aprender a pensar direito.

  9. Avatar Márcio disse:

    Muito bom o texto. Essas palavras provocarão uma reflexão nos que a lêem, frente às suas atitudes no cotidiano. A corrupção está se tornando uma praga mundial,em tal proporção que muitos se sentem frágeis quando estão contra ela.

  10. Avatar Vencim disse:

    Izael, muito interessante seu texto.é muito bom ver que meus ex-alunos estão evoluindo.
    Me orgulho de ter sido seu professor e de está vendo que o pouco dos conhecimentos que lhe repassei foram muito válidos e estão sendo multiplicados.

  11. Avatar carlos alberto disse:

    Muito bom, irmão! este texto é riquíssimo de informações, parabéns pela aula de civilidade, moralidade e legalidade!!!

    De Brasília: Carlos Alberto

  12. Avatar Quésia Alves disse:

    PARABÉNS! AGORA EU VEJO O QUANTO VC CRESCEU COMO PESSOA, PORÉM SEM DEIXAR DE SER QUEM VC REALMENTE É. ESTOU SUPER ORGULHOSA DE VC E ESPERO VÊ-LO CRESCER AINDA MAIS. SUAS PALAVRAS VÃO MAIS FUNDO DO QUE VC IMAGINA. CONTINUE ASSIM. ESPERO Q MEUS ALUNOS SIGAM O SEU EXEMPLO.

  13. Avatar Izael Miranda disse:

    Obrigado a todos os comentários!!!
    Agradeço a cada um de meus professores que me acompanharam durante toda Ensino Básico, meus mestres.
    Fiquei feliz, acho que atingi o propósito, que foi trazer um pouco de reflexão nas mentes daqueles que são livre e possibilitados de lerem em auto-crítica…
    ABRAÇO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos