Ha 21 Anos Os Escravos do Samba Faziam Sua Ultima Apresentação

Publicado por Gildazio em 03 março 2011



     A Escola Escravos do Samba foi com certeza o mais importante bloco carnavalesco existente em nossa cidade, ela teria tido origem em 1956 a partir da iniciativa da Família Soares, no começo limitava-se a um “Bloco de Sujos” que se chamava “Boemia”, porém todos só conheciam como “o bloco da avenida”, saia pelas ruas com suas batucadas e atrás deles muitos  acompanhavam dançando e cantando. Segundo os fundadores eram outros tempos, que se brincava sem maldade e que apesar das dificuldades faziam acontecer o carnaval de Buriti dos Lopes, contaram-nos que ouvindo no rádio aprendiam as letras das músicas e principalmente das marchinhas que eram sucesso no Rio de Janeiro.
     Com o passar dos anos o bloco da avenida cada vez crescia mais, atraindo, ano após ano, o interesse de pessoas de todos os bairros da cidade, e foi vendo esse interesse que os pioneiros do bloco resolveram transformá-lo em uma escola de samba, a partir daí já não se pensava mais em carnaval na cidade sem imaginar como seria a apresentação dos Escravos do Samba naquele ano, e no auge de sua existência chegou a ter entre 600 e 800 participantes, sem mencionar àqueles que acompanhavam o desfile mesmo sem ter uma fantasia. Os preparativos para o tão esperado desfile movimentavam de maneira generalizada os componentes da escola, eram noites e noites preparando os adereços, instrumentos e fantasias.
     Os sambas enredos eram simples e com poucos versos para facilitar a memorização, pois durante a apresentação era fundamental o coro de vozes uma vez que não existiam som ou instrumentos eletrônicos, os ensaios geralmente aconteciam na casa da matriarca da família e começavam no início de janeiro, quase sempre o local ficava lotado. Dentre os principais componentes podemos destacar as figuras de Benedito Soares, Genésio Soares, Chico Soares, Totó da Rocha, Agenor Rêgo, Zé Rato, Zé Melo, Juvêncio, Luis Freitas, Benedito Escórcio, Jubé Fidelis e Totonho Fidelis.  Desmotivados sem  incentivo e apoio do poder público, em 1990 os Escravos do Samba faziam sua última apresentação, ficando na lembrança, dos que viveram à época, a certeza de que um dia essa cidade já teve motivos para se orgulhar  durante os carnavais.

      Abaixo apresentamos as letras dos principais sambas enredos que marcaram a história de nossa escola.  Veja ao lado: Vídeo do cantor Neto Soares cantanto essas músicas.
     

Morro da Rosinha

Descemos lá do morro da Rosinha
Para aqui em baixo desfilar
Mostrar que a avenida nunca perde o seu valor
Em matéria de samba sempre fez com amor

Voltamos com saudades novamente ao fumacê
Pra fazer carnaval e sambar com você
Parece que o passado tão alegre aqui chegou
Pra lembrar com raça tempos bons que já passou
Parece que passado tão alegre aqui chegou
Esqueça que você chorou, más tudo passou !
                                                         (Agenor Rêgo)

 Avenida Querida

Avenida querida
Vai descendo o morro
Evoluindo as cabrochas
Essa escola vale ouro
Hô, hô ô ô
Avenida rainha do samba chegou !

Mas avenida estação primeira
Vem pra disputar
no Buriti o primeiro lugar
Hô, hô ô ô
Avenida rainha do samba chegou !
                                        (Música adaptada)

 Avenida Vai Desfilar

A avenida vai desfilar nessa hora
No Buriti ao carnaval ninguém deu bola
Na avenida não tem juiz nem doutor
Mais tem sambista que vale um compositor

Somos do morro da Rosinha meu senhor
Aquele morro nos lembra sempre o amor
                                                      (Agenor Rêgo)
 
 

 

Escravos do Samba

Eu sou o escravo do samba
Estou na vila com o direito que tenho
Sou um boêmio de raça
Mas não sou escravo de ninguém
Gosto de um samba rasgado
Que tenha cavaquinho e violão
Escravo vai mostrar o seu valor, hô, hô !!
E negro pode ser doutor . (bis)
                                                (Música adaptada)
 

 

15 Replies para “Ha 21 Anos Os Escravos do Samba Faziam Sua Ultima Apresentação”

  1. Avatar PEDRO disse:

    Será se esse garotinho do centro é o Mauricio de Juvencio????Vamos fazer enquete. Parabens.

  2. Avatar Adam´s Smith disse:

    Que maravilha, muito bom em ver como era alegre e simples o carnaval de antigamente, ainda sair em um bloco do Outro Lado da Passsagem onde esse encontrava outro bloco o da Avenida e saiam pelas principais ruas desfilando, tempos bons, pena que só ficam na recordãção, e isso serve de exemplo para as autoridades máximas do governo de nossa cidade e vejam que como era simples e prazeroso o carnaval de antigamente. parabéns ao site que mais uma vez me surpreende rsrsrs.

  3. Avatar valdir chaves disse:

    LAMENTAMOS MUITO O DESAPARECIMENTO DO CARNAVAL DE RUA DE BURITI. COISA QUE ME ENTRISTECE MUITO É NÃO VER MAIS AS PRÉVIAS CARNAVALESCAS AQUI EM NOSSA CIDADE QUANDO AGENOR, ZÉ RATO,CHICO SOARES,BENEDITO SOARES,BENEDITO ESCÓRCIO E MAIS ALGUNS COMPONENTES SAIAM AS RUAS DE NOSSA CIDADE NUM DOMINGO ANTES DO INICIO DO NOSSO CARNAVAL PARA ANUNCIAR QUE OS ESCRAVOS DO SAMBA ESTAVAM CHEGANDO PARA ANIMAR A NOSSA FOLIA DE MOMO.

  4. Avatar buritiense disse:

    O QUE É BOM TEM SER LEMBRADO BONS CARNAVAIS,COM O PASSAR DOS TEMPOS ALGUMAS COISA PROGREDIRAM E A CULTURA REGREDIU,VALE LEMBRAR QUE NOSSO MUNICIPIO TEM MUITOS ARTISTAS TALENTOSOS E QUE SE HOUVESSE UM INVESTIMENTO POR EXEMPLO UMA BANDA DE MÚSICA “JOÃO BATISTA DO AMARAL” PUXANDO UM CARNAVAL DE RUA JÁ PENSOU DAVA PRA ARRASTAR A MULTIDÃO…

  5. Avatar NAYAN disse:

    PARABÉNS PORTALBURITIENSE…
    GOSTEI MUITO MUITO DE VER MEU AVÔ ELIAS FH (LILI), MINHA MADRINHA LUZITA E MINHA TIA LUIZA SOARES NA ULTIMA FOTO!! MUITO ENGRAÇADOS E LINDOS…

  6. ELIAS FILHO ELIAS FILHO disse:

    Meus Carnavais maravilhosos!?…
    Que saudade, que tempo bom! Onde vocês acharam esta foto??????????????????????
    Esta foto é do Bloco Infantil na segunda de Carnaval do ano 1973. Então vamos saber quem está na foto. A direita do leitor: Elias Eilho (Lili),essa garota atrás de mim eu não lembro quem é, mas depois dela é a Rosilene e a Rosenir (Filhas do Sr. Fco José e D. Creusa),este com a mão na boca é o Francisco da Augusta do Chico Binga,ao seu lado é o Mauricio Reis, e logo atrás é o João de Deus, esta garota de lado é a Luzita, esta garotinha no meio eu não sei quem é, e a garota da esquerda é a Luiza, (irmã do prof. Gildazio/prop. deste portal), e atrás delas duas é a Luzia Soares.Este garoto que está ao meu lado com a camisa do bolso preto, é o Francisco irmão da Sachica do Jovencio.Esta foto foi feita na Praça N. Sra. dos Remédios e eramos acompanhado musicalmente “claro”, pelos Escravos do Samba!
    Valeu pela EMOÇÃO…
    Meu Abraço!

  7. Avatar DAS CHAGAS E CHICO NETO disse:

    FALAR DE CARNAVAL DE RUA EM BURITI DOS LOPES, É RELEMBRAR UMA ÉPOCA DE OURO, ONDE O ESCRAVO DO SAMBA DITAVA AS REGRAS E A POESIA ROLAVA SOLTA NOS SAMBAS DE COMPOSIÇÃO DO MEU AMIGO AGENOR. SAUDADE É DOR DE NÃO MAIS TER. SAUDADE É DOR DE NÃO MAIS ESCUTAR. PARABÉNS PELA REPORTAGEM

  8. Avatar francisca Nunes disse:

    Parabéns! por fazer fluir em minha memoria os bons momentos de canarval em nossa Buriti, pois ficou só na lembrança, como diz minha mãe “Buriti é a terra do já teve”.

  9. Avatar Edilson Santos disse:

    Que coisa linda de se ver!!!
    Esse sim, podia se dizer que era um carnaval de verdade…
    Eternas lembranças e com os sambas que embalaram toda uma geração. Lembro-me ainda do meu irmão (1º bisneto de Raimunda Soares), se preparando para sair no bloco e a alegria de minha bisavó ao ver toda aquela multidão acompanhando todo um trabalho, feito pela doação e coração.
    Parabéns!!!!
    Só quem “viveu esse momento”, sabe o valor e o peso disso tudo.

  10. Avatar Edicleuma R. Lopes disse:

    muito bom ver tudo isso essas fotos são sensacionais.

  11. Avatar Francisca Bito disse:

    Adorei a Matéria, Principalmente por eu não conhecia a historia…. Parabéns esse portal é Show…

  12. Avatar Genny Diniz disse:

    Ler Avenida querida, é lembrar do Concoim, essa letra é maravilhosa.

  13. Avatar LUCIO BRAZ disse:

    A exaltação a Avenida – nos faz voltar a a infânica.
    Realmente o Portal Buritiense, é um marco positivo para Buriti dos Lopes, pois está mostrando através de reportagens – a História de nossa cidade.
    Ao amigo Genny, tudo de bom para você. Como o tempo passa rápido, são mais de trinta anos que resido aquí em Teresina.

  14. Avatar jose ricardo disse:

    parabéns minha cidade maravilhosa pela sua estória,tenho muito orgulho de ser Piauense e melhor ainda de ser BURITIENSE um grande abraço pra todos q vivem ai nessa cidade linda

  15. Avatar joao paulo disse:

    fico feliz em saber q assim como antigamente existe hoje alguém q se preocupa com nossa cultura e tenta fazer com q algumas coisas se realizem, vc tem feito muito por nós e sou muito grato por tudo e principalmente por ser um dos integrantes dos escravos do samba, graças a quem?
    valeu meu amigo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos