Industria Pires de Sampaio

Publicado por Gildazio em 26 fevereiro 2011


     Edificada na década de 50 a Indústria Pires Sampaio foi a mais importante de nossa cidade, era situada nas margens da BR 343 na saída de Buriti rumo a Parnaíba, ela foi criada a partir do sonho empreendedor do grande visionário Wenceslau de Sampaio que vendo a imensa produtividade do algodão em nossa região, empenhou-se em construir uma indústria para beneficiar aquele que, naquela época, era o nosso mais valioso produto agrícola.
     O primeiro conjunto de maquinário foi comprado da cidade de Amarante, juntamente com o equipamento veio o senhor “Pedro da Fábrica” que teria a missão de montá-lo e fazê-lo funcionar, eram máquinas antiquadas movidas a ‘gás pobre’ que resultava da queima de lenha com carvão de pedra, era um conjunto de engrenagens que faziam funcionar três equipamentos acoplados, o primeiro e principal equipamento era utilizado para descaroçar o algodão; o segundo produzia gelo (algo raro, pois na época poucos tinham geladeira) e o terceiro pilava sem muita eficiência o arroz, porém é importante lembrar que a produção de  arroz era diminuta e se limitava ao plantio de sequeiros ou roças.
    Para aumentar a produtividade foram adquiridas novas máquinas da marca Piratininga, com esse equipamento a indústria além descaroçar passou também a produzir óleo do côco babaçu e do caroço do algodão, aqueles caroços que eram antes jogados fora agora passava a ser explorado produzindo o óleo e o “Linto”, que é a lã, produto de alto valor comercial exportado para São Paulo. No auge de seu funcionamento a indústria chegou a empregar 19 funcionários que recebiam a matéria prima de várias localidades, a produção girava em torno de 02 carradas semanais vendidas para a cidade de Sobral, outro importante serviço da empresa era o fornecimento de energia elétrica para iluminação da cidade. A indústria deixou de funcionar no final da década de 60 e hoje infelizmente nem mesmo o prédio existe mais.

Texto: Prof. Gildazio e Neném Calixto

7 Replies para “Industria Pires de Sampaio”

  1. Avatar valdir chaves disse:

    O PORTAL ESTÁ REVELANDO COISAS BONITAS DO NOSSO BURITI COMO A FÁBRICA DE ALGODÃO.QUANDO CHEGUEI AQUI A 30 ANOS ATRÁS IA TOMAR BANHO NOS POÇOS JORRANTES QUE ALI EXISTIA, TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS.

  2. Avatar LUCIO BRAZ disse:

    Em qualquer outra cidade, a “Fabrica Velha” não teria sido demolida/destruída, teriam preservado e/ou tombada como patrimonio histórico, pois ela representou um marco de progresso para a cidade.

  3. Avatar Bernardo josé disse:

    Cresci ouvindo muitas historias sobre a “velha fabrica”, mas como tudo em nossa cidade esta a venda a quem pagar mas, uma parte de nossa historia virou lembrança, e o que mas serar destruido “o brejo os casarões” ou quem sabe nossa propria historia, cuidado cidadões buritienses pois qualquer dia desses ate o nome de nossa cidade eles poderão querer mudar

  4. Avatar PEDRO CASTELO BRANCO LEODIDO disse:

    MEUS CAROS LEITORES PRA QUEM NAO SABE A HISTORIA, A SENHORA NINFA CASTELO BRANCO ENTAO SENHORA E ESPOSA DE WENCESLAU SAMPAIO,FILHO DO ALMIRANTE GERVASIO SAMPAIO FORAM GRANDES FIGURAS DE NOSSA TERRA QUERIDA.UM CASAL PODEROSO NAQUELA EPOCA,JUNTO COM SUA MADASTRA ZEZITA SAMPAIO EX-PREFEITA DE NOSSA CIDADE E A 1ªMULHER A CHEGAR NO EXECUTIVO MUNICIPAL DE NOSSO ESTADO,SOMOS GRANDES REFERENCIAS,SO PRECISAMOS DE RECONHECIMENTO A NIVEL NACIONAL PARA FALARMOS DE NOSSA HISTORIA,ABÇS.

  5. Avatar Valdek disse:

    ESTA INDUSTRIA QUEBROU TAMBEM SEU AVALISTAS,QUE TIVERA SEUS BENS PENHORADOS POR FALTA DE PAGAMENTOS.EU ERA CRIANÇA E TODOS FALAVAM QUE FALIU MUITA GENTE (AVALISTAS)

  6. Avatar Patricia disse:

    Sonhos, às vezes não dão certo, meu avô foi um dos avalistas, mas mesmo assim acredito que o prédio não deveria ter sido distruídas. É nossa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos