Pedreiras Continuam em Plena Atividade

Publicado por Gildazio em 24 fevereiro 2011

     A prática da extração de pedras em nosso município continua em ritmo acelerado, o pior é que essa atividade não tem qualquer fiscalização, quem trafega na estrada que dá acesso ao povoado Barra do Longá não precisa fazer muito esforço para se visualizar tamanho atentado ao meio ambiente, o cenário que se vê nas margens da estrada nos causa verdadeira indignação, as inúmeras crateras que estão surgindo com a exploração mineral desenfreada deixam uma paisagem feia de se ver, sem falar no prejuízo ambiental que certamente levará anos para uma recuperação. Faz-se necessária a intervenção de nossas autoridades no sentido de acompanhar de perto aquela situação, que sejam estabelecidas normas de responsabilidade ao extrator ou proprietário do terreno.

     No dia 22 de novembro de 2010 alunos da Unidade Escolar Deputada Francisca Trindade realizaram evento reunindo autoridades para discutir questões ambientais de nosso município, naquela ocasião foi tocado no assunto das pedreiras, veja as perguntas direcionadas ao Sr. Secretário Municipal de Agricultura:

 Bernildo Val – Como é feito o controle da extração de pedras no município? Quanto é arrecadado de impostos sobre essa atividade? O município sabe que essa extração é altamente prejudicial ao meio ambiente?

RESPOSTAS: Todas as pedreiras são ilegais, não temos controle sobre essa extração nem tão pouco deixam impostos para o município, o problema é ainda mais grave pois existem em torno de 50 famílias dependendo dessa atividade para sobreviver, e tentar impedir essa prática seria altamente prejudicial para estas famílias. A falta de controle é oriunda da ausência de uma normatização que regulamente a extração mineral no município, e ainda, é extremamente necessário que reformulemos nosso código tributário municipal que encontra-se ultrapassado. Com relação ao prejuízo causado ao meio ambiente, infelizmente o município não esta fazendo nada, sequer existe na receita orçamentária do município, recursos específicos a serem destinado à proteção do meio ambiente, o que dificulta muito o nosso trabalho.


     Acampamento a céu aberto evidencia a plena atividade da pedreira além de mostrar as péssimas condições de trabalho as quais são submetidos os trabalhadores dessa atividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos