Um Ano e Meio Sem a %e2%80%9cvoz Mais Potente da Cidade%e2%80%9d

Publicado por Gildazio em 15 fevereiro 2011


     Dono de uma voz inconfundível e prestando serviços à comunidade buritiense durante 36 anos, Renaud Soares da Silva, ou simplesmente “Renor”, entrou para história de nossa cidade destacando-se como nosso mais importante comunicador. Sua trajetória no ramo da comunicação iniciou-se em 1976 quando montou um bar, a extinta “Merenda”, e para atrair mais clientela decidiu instalar um serviço de som, eram as chamadas amplificadoras ou boca de ferro (começou com uma única boca). Naquela época, segundo ele, as coisas eram bem distintas de hoje até mesmo a geladeira que usava funcionava a querosene, um tempo em que quase ninguém possui rádios ou vitrolas, ouvir músicas era algo que não fazia parte da realidade de muitos.  
     Depois que fechou o bar, nosso personagem transferiu-se para o mercado público da cidade e lá passou a trabalhar com eletro-eletrônicos, porém não deixou de fazer o que mais gostava que era o serviço de som, nos contou que passou a usar duas bocas ampliando o alcance, comentou que fazer publicidade não era comum, a grande sensação era atender a solicitação dos ouvintes que pediam e ofereciam músicas para os amigos ou namoradas. Quando teve que sair do mercado, “Renor” mudou-se para a extinta Churrascaria Pavão do saudoso amigo Lula, lá utilizando-se de uma carnaúba colocou suas “bocas de ferro” ainda mais altas e melhorou muito o alcance do som.
     Finalmente veio a primeira torre de FM da cidade e nela foram colocadas quatro bocas que ficavam a 20 metros de altura, aquele período foi o ápice de sua atuação, a “Voz Mais Potente da Cidade” chegava aos quatro cantos do município, sendo ouvida até mesmo do outro lado da lagoa, disse ter ouvido vários relatos de trabalhadores das plantações de arroz que esperavam o início de seu programa para ouvir as músicas que eram tocadas, lembrou também que foi nesse período que algumas pessoas começaram a se posicionar contra o serviço de som, bem como seus deslizes gramaticais, disse ser conhecedor de suas limitações pois não teve oportunidade de estudar como gostaria, porém sabia também da importância do serviço de utilidade pública que prestava ao povo de Buriti dos Lopes por isso não se incomodava com as críticas.
     O mês de agosto de 2009 marcou o fim de sua atuação, e depois de longos anos de total entrega teve que parar de exercer a atividade mais prazerosa de sua vida ,  visivelmente emocionado diz encontrar conforto lembrando das inúmeras pessoas que ajudou a encontrar seus pertences (chaves, documentos, dinheiro, etc…) ou das várias campanhas que realizou para angariar cestas básicas para os mais carentes, ou mesmo conseguindo passagens de ônibus para trabalhadores que o procurava pedindo ajuda pra se deslocar pros grandes centros em busca de trabalho. Finalizou nos informando que ainda hoje é comum a cobrança das pessoas para que volte às suas atividades, até mesmo muitos críticos de outrora já manifestaram o desejo por seu retorno, concluímos questionando: Quem nunca parou seus afazeres, desligava a TV ou o radio quando ouvia a música de Roberto Carlos (Com o Terço na Mão), para saber quem havia falecido? É, infelizmente só costumamos valorizar as coisas quando as perdemos. Fica nosso agradecimento e reconhecimento ao cidadão Renaud por sua participação e colaboração para a construção de um capítulo em nossa história.

4 Replies para “Um Ano e Meio Sem a %e2%80%9cvoz Mais Potente da Cidade%e2%80%9d”

  1. Avatar valdir chaves disse:

    A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO SÓ É NOTADA QUANDO SE PERDE ALGO DE VALOR, COM O RENOR ACONTECEU PORQUE ELE NÃO SE DOBROU AOS CAPRICHOS DE CERTAS PESSOAS EM NOSSA CIDADE.RENOR CONTINUE SE RECUPERANDO, QUEM SABE UM DIA A VOZ MAIS POTENTE DE BURITI NÃO VAI VOLTAR A SER OUVIDA POR TODOS NÓS BURITIENSES,VALEU GRANDE VASCAÍNO.

  2. Avatar Neto disse:

    Um dos personagens mais marcantes de nossa cidade. Vamos aqui recordar algumas das pérolas de Renor, não em forma de chacota, mas sim, em sua homenagem…pois é um cidadão marcante. “E vai ter um bingo de 1(um) litro de vinho de 5(cinco) litros”.

  3. Avatar Benedito Sousa disse:

    É REALMENTE AS PESSOAS DE NOSSA CIDADE SÓ DAR VALOR DEPOIS QUE ELAS DEIXAM DE EXECER SUAS ATIVIDADES,COMO ACONTECE AGORA COM O RENAUD MAS NÃO COM ELE MAIS EMISSORAS DE RÁDIO DA CIDADE RESUMINDO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
    COMO O AMIGO HAVIA LEMBRADO UMA DAS GAFES DELE POIS AQUI UMA:CERTA VEZ UM OUVINTE MANDOU UMA CARTA OFERECENDO MUSICA A UMA MULHER E PEDIU QUE FOSSE CONFIDENCIAL, MAS NESSE BILHETE NÃO DAVA PRA SABER O NOME DA MULHER E ENTÃO ELE RENAUD SEM QUERER REVELOU O NOME DO REMENTENTE NO AR.”COM A SEGUINTE FRASE OLHA LUIS BELEZA ALÉM DE TU FALAR AGENTE NÃO ENTENDER NADA AGORA ESCREVE O BILHETE QUE É DO MESMO JEITO.

  4. Avatar carlos alberto disse:

    conheço o renor, trabalhei durante anos no mercado de buriti dos lopes como caixeiro do Nato sobrinho e Antônio José seu irmão,quintadas como por exemplo era vizinha de seu estabelecimento junto com o Pedro da eletrônica,do nato, época esta do Teuvérsio, Jorge, Galante, bibi, época do Palitinho(porrinha),apostado uma coca-cola.Grande radialista e único,trabalhava por amor a profissão, sentiremos a saudade deste profissional, que aprendeu a fazer rádio na prática, no dia a dia, se dedicou como nunca, a voz mais potente da cidade, deixa saudade, grande prestador de serviço dos meios de comunicação, anunciava todos os acontecimentos da cidade de buriti dos lopes, e inclível que pareça em apenas uma boca de autofalante, era potente, pois toda cidade ouvia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3731
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos