A Lenda de Luana

Publicado por Gildazio em 02 fevereiro 2011




         A linda Luana era filha querida da tribo dos Alongás, amava e adorava sua terra, Luana nas noites de lua cheia acostumou-se a entoar seus belíssimos cânticos para alegrar aquela tribo que vivia em cima do morro da Pedra Úmida, que fica às margens da Lagoa Grande de Buriti dos Lopes, também chamado Morro da Bandeira, é uma grande montanha defronte para o nascente e para o poente, um dos mais belos enfeites da mãe natureza aqui da região, lugar da melhor vista panorâmica buritiense, principalmente quando se olhava lá do pátio da morada daqueles índios.
       Aquela família tribal era riquíssima guardavam suas fortunas e tesouros dentro de uma gruta que continha vários compartimentos e era formada por uma enorme pedra localizada a 300 metros do topo daquela montanha, acreditavam que ali seria o local mais seguro e de confiança, o tesouro ficava em lugar desconhecido da grande maioria indígena aos cuidados de Luana, naqueles três morros existiam três tribos diferentes que embora pertencessem a mesma nação, mais tarde deveriam ser unificadas pelo encanto e simpatia da filha do cacique Sol e da mãe Lua. Quando começava seus belíssimos cânticos, toda natureza parava para ouvi-la, os pássaros voavam em sua volta quando não pinotavam de alegria e com ela aprendiam a cantar. Ao terminar aquela bela apresentação os pássaros continuavam cantando cada um conforme a sua melodia, transformando toda aquela montanha e floresta numa só festa assim as tribos viviam em harmonia.
       Com a chegada do homem branco na região tudo ficou diferente, começou a pesca e a caçada com a maior extravagância e destruição, Luana era protetora das matas e da grande lagoa, ao ver os animais mortos de tiros, os peixes pescados com redes de malha, ficou bastante desconsolada nas margens, entristeceu e não cantou mais,  encantou-se , desapareceu, levou consigo o grande e riquíssimo tesouro das tribos daquelas montanhas. Ela agora só aparece na época da piracema, principalmente nos grandes invernos, quando para tentar diminuir a captura dos peixes lança nevoa e neblina em toda a região, causando o medo e o espanto a qualquer vivente que passar por ali, logo forma-se um temporal que se espalha por toda lagoa, onde os barcos e pescadores nunca chegam no rumo desejado e no final das grandes enchentes Luana volta a  desaparecer nas águas.
       Então as três tribos, insatisfeitas, tristes e pobres, amarguradas por terem perdido o canto de Luana e toda aquela fortuna,  foram embora e abandonaram a nossa terra se refugiando na grande serra da Ibiapaba.

Texto: Professor Gildazio e Poeta Neném Calixto

8 Replies para “A Lenda de Luana”

  1. Avatar valdir chaves disse:

    ESSA ESTÓRIA É UMA DAS MAIS BONITAS QUE JÁ OUVI CONTAREM EM NOSSA CIDADE,PARABÉNS SEU NENEN POR MAIS ESSA DA SUA ENCICLOPÉDIA.

  2. Avatar Garcia Santos disse:

    O Portal Buritiense, além de nos manter informados com suas belíssimas matérias, ainda dá a chance de pessoas como o Poeta e Escritor “NENEM CALIXTA”, mostrarem seus talentos que eram conhecidos por poucos de nossa querida Buriti. Parabéns!!!

    São Luis – MA

  3. Avatar Márcio Santos disse:

    Muito bom mesmo, magnifico conto que talvez seja desconhecido por muitos conterrâneos, eu próprio deconhecia.
    Esse sim é um homem cheio de riquezas e que sabe compartilhar com todos!
    Parabéns!

  4. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Parabéns ao sr. nenem calixto, Parabéns ao Portal buritiense, por nos presentiar com este conto que para mim era desconhecido. Continuem assim, resgantando e fazendo cultura. Este é um Portal diferente.

  5. Avatar Lourdinha Sales disse:

    Belíssima Lenda!O Portal também está de parabéns por abrir espaço ao nosso talentoso poeta que nos encanta com tais façanhas.

  6. Avatar Benedito Sousa disse:

    Bela história,obrigado seu Nenem…

  7. […] Professor Gildazio e Poeta Neném Calixto. A LENDA DE LUANA. PORTAL BURITIENSE. Disponível em: http://www.portalburitiense.com.br/2011/02/02/a-lenda-de-luana/. Acesso em 14 set. […]

  8. Avatar Paloma Rayssa disse:

    Realmente a história e bem interessante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos