Secretaria Municipal de Saude Preve Medidas no Combate a Dengue

Publicado por Gildazio em 26 janeiro 2011


     O Secretário Municipal de Saúde de Buriti dos Lopes, o Senhor João Batista Neto, esteve em Teresina nesta segunda-feira , dia 24 de janeiro, atendendo a uma convocação da Secretaria Estadual de Saúde para participar de uma reunião com gestores e secretários municipais de saúde dos municípios com históricos epidemiológicos, a preocupação do governo refere-se ao fato de que com o início das chuvas normalmente existe a proliferação do mosquito transmissor da dengue, e ainda, aproveitar o encontro para colocar-se a disposição desses municípios em suas ações de combate à doença.
     Segundo o secretário, em nosso município no ano 2010 somente nove casos de suspeita de dengue foram notificados, porém nenhum deles foi confirmado, ressaltou ainda que tal resultado foi fruto de um planejamento de ações organizadas resultando daí o “ Plano de Contingência da Dengue em Buriti dos Lopes”. Para 2011, a Secretaria Municipal de Saúde aposta na estratégia preventiva utilizada no ano passado, e prevê que o plano de contingência seja mais uma vez colocado em funcionamento definindo quais medidas deverão ser adotadas para que o resultado satisfatório de 2010 seja repetido. 
     Veja as ações preventivas que serão realizadas:
* Mutirões de limpeza;
* Limpeza de terrenos baldios;
* Regularização da limpeza pública e coleta de lixo;
* Recolhimento de pneumáticos;
* Instalação de capas em depósitos d’água em domicílios;
* Inclusão nos conteúdos programáticos educacionais de temas relacionados;
* Intensificar a visita domiciliar dos profissionais que combatem os focos;
    O Secretário manifestou ainda que espera a colaboração das outras secretarias municipais, principalmente a de Educação e a de Infra-Estrutura para que tais ações sejam efetivadas, bem como, deseja ver a mobilização da sociedade, que com medidas simples, poderá ajudar decisivamente para o sucesso na empreitada, e em tempo, esclareceu que, seguindo orientações do Ministério da Saúde, o município evita a utilização do Carro UBV (Ultra, Baixo Volume), também conhecido como carro fumacê, para combater muriçocas, pois tal procedimento só deve ser colocado em prática em casos extremos de epidemias, uma vez que o uso constante dessa ação pode ser prejudicial à saúde humana e ainda ao meio ambiente.
      

2 Replies para “Secretaria Municipal de Saude Preve Medidas no Combate a Dengue”

  1. Avatar Marina disse:

    Passando em Buriti dos Lopes fiquei muito preocupada cm algo q vi. Uma padaria as margens da BR, proxima a parada de onibus da Guanabara, vendendo botijão de gas. Os botijões estavam do lado de dentro da padaria. É recomendado uma vistoria rápida da Vigilância Sanitária ou outro orgao competente antes q aconteça o pior!!!!

  2. Avatar allan ricardo disse:

    >olá, bom dia…
    gostaria muuuito q o portal buritiense, fotografasse a estrada de buriti dos lopes à barra do longá, mostrando a destruição q as “pedreiras”, ou melhor, ” o homem”, está fazendo. uma barbaridade!!!
    Vamos fazer uma materia e v se o ibama ou quem é de direito toma providencia,
    obrg!!!
    conto com vcs!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos