Escolha e Derrubada do Mastro dos Festejos2010

Publicado por Gildazio em 20 dezembro 2010




     Estivemos nessa manhã do domingo, dia 19 de dezembro, acompanhando a escolha e a derrubada da carnaúba que será utilizada como mastro nos festejos de Nossa Senhora dos Remédios/2010, fomos até a localidade denominada “Ladeira”, que fica a mais ou menos 8 km de Buriti dos Lopes, lá encontramos os moradores locais que já que nos aguardavam pois havíamos manifestado o desejo de registrarmos todo o processo desse evento cultural, religioso, que é o levante do mastro, e um dos mais esperados pela população da cidade. Caminhamos mais 01km e finalmente chegamos ao carnaubal que durante muitos anos fornece esse importante componente de nossos festejos, segundo um dos moradores daquela localidade, desde 1960, ano em que ele ali chegou, são eles os responsáveis  por essa importante etapa para a realização da festa de N. Sª dos Remédios, nos informou que ao longo do ano já vão olhando e tentando fazer uma escolha prévia da carnaúba que deverá ser derrubada para se transformar no mastro. Fizemos algumas imagens que deverá compor um vídeo do levante do mastro de 2010, mostrando o momento de sua extração, seu transporte (nos ombros dos fies) até o seu levante em frente à matriz. Agora é aguardar o resultado do trabalho.

4 Replies para “Escolha e Derrubada do Mastro dos Festejos2010”

  1. Avatar Jorge Urias disse:

    É hoje meu povo… a feijoada lá na fábrica do mauro!!! e amanhã a grande festa do Levante do Mastro. Vamos que vamos….”E Pau Mereré”!!! e como diz o Kebel, Vaquinho, Tio Lucas, Ratinho e todos os carregadores do Mastro… Viva a N. Sra dos Remédios.

  2. Avatar Benedito Sousa disse:

    É ISSO AÍ SEGURA A CARNAUBA VALDIR…

  3. Avatar Prof. Telvio disse:

    O levante do mastro em Buriti dos Lopes é uma das festas mais bonitas da nossa região, vamos lá prestigiar!!!

  4. Avatar valdir chaves disse:

    Parabens ao portal pela divulgaçao de mais um evento cultural de nossa cidade , que e o levante do mastro de Buriti dos Lopes.E nao esquecendo da feijoada do Mauro no dia anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos