Associação dos Apicultores de Buriti dos Lopes

Publicado por Gildazio em 24 novembro 2010


    

      A Associação dos Apicultores e Produtores de Mel e Cera de Abelha de Buriti dos Lopes – VMEL, completou nessa terça-feira, dia 23, 07 anos de existência, a associação foi fundada inicialmente com 22 sócios, no dia 23 de novembro de 2003. A idéia de criar a associação partiu de Cláudio César, este morava no estado vizinho do Ceará,  lá teve contato com a prática da apicultura e viu em nosso município um grande potencial para produção. Hoje são dez sócios cuidando de 04 apiários, em cada um deles existem mais ou menos 20 caixas, são duas colheitas mensais que rende uma produção média de 1.000 kg.
     A VMEL estabeleceu um convênio com a Casa APIS (Cooperativas Apícolas do Semi-árido Brasileiro) de Picos, repassando toda a produção colhida, segundo os apicultores locais, o mel produzido aqui tem um diferencial o que o distingue dos demais, seria a grande variedade de floradas de nossas matas, que não existe a necessidade de complementação alimentar para os enxames e nem a necessidade de uso de agrotóxicos por esses motivos nosso mel é classificado como orgânico. Segundo o tesoureiro, o Sr. Romário Soares, a meta da associação é construir uma unidade apropriada para o beneficiamento da produção (a Casa do Mel) com isso o mel local poderá ter selo próprio o que garantirá maior aceitabilidade no mercado e consequentemente melhorar a arrecadação.   

VEJA O VÍDEO AO LADO.  

4 Replies para “Associação dos Apicultores de Buriti dos Lopes”

  1. Avatar Luciano disse:

    Achei muito legal saber que em nossa cidade, além do arroz também existem outras culturas. Parabéns aos nossos apicultores.

  2. Avatar claudio cesar disse:

    Tenho certeza que eles vão conseguir ter a própia casa do mel se eu estivesse juntos com eles nós tinhamos conseguido o selo e a casa do mel o que falta é somente o apoio que não tem e uma pena que os gestores da cidade ainda continuam atrasados na questão de desenvolvimento o que eles mais visão é briga politica é não invertem no grupo.pois o grupo irar trazer muito emprego.lembro que disseram que nós iriamos somente fazer enxame, e estar ai o resultado, o povo de buriti é inteligente só falta oportunidade.

  3. Avatar claudio cesar disse:

    Desejo a voçes,romario,alcione,odair,luis,domingos,clebe,voçes continuam mostrando que realmente buriti dos lopes tem o maior potencial de mel,gostaria muito de ajudar mesmo de longe,como deu certo o nome VMEL.gostaria de mandar fazer um banes com a foto da propiedade veneno,que é uma marca da associação mandem as fotos que mandarei para voçes preciso do telefone se possivél.vçes tem que a creditar não desanimem.

  4. Avatar claudio cesar disse:

    Se voçes quiserem vender todo o mel na hora que vç resolverem podem entrar em contato comigo que tem comprador com o preço bem melhor, romario não sei se voçes estão sabendo que existe no projeto a construçao de uma casa do mel em buriti pois procorem o paulo do sebrae de piripiri que o mesmo tinha solicitado a casa do mel para associação vão em busca e perguntam para ele pra onde foi desviada a casa do mel que iria para associação pois eu já pensava que tinham construido só desejo muita felicidade ,pois voçes entre em contato comigo se quiserem vim para conhecer as associações e para as portas se abrirem mais na questão do comercio de de mel e seus derivados,só assim aumenta muita mais os conhecimentos do proprio grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos