Projeto de Alunos Reune Autoridades para Discutir Questoes Ambientais

Publicado por Gildazio em 23 novembro 2010



     Por iniciativa da Professora Rosimeire Luiza do Nascimento, da Unidade Escolar Deputada Francisca Trindade, juntamente com seus alunos do 2º ano “A” turno manhã, aconteceu nessa última segunda feira, dia 22 de novembro, a aplicação do projeto: “Fatores Humanos que Interferem no Equilíbrio Biológico”. O objetivo do projeto era possibilitar ao aluno a realização de novos olhares sobre a temática do desequilíbrio ambiental considerando os aspectos biológicos, sociais e econômicos, e assim alertar toda comunidade estudantil e a sociedade para uma consciência ecológica e crítica diante dos problemas ambientais do nosso município, em especial a questão da exploração mineral (as pedreiras), o problema do lixão e o assoreamento de nossos rios.
      O evento foi realizado durante todo o dia, houveram inúmeras apresentações, dramatizações, murais, palestras e teve sua culminância com a realização de uma mesa redonda que discutiu a temática em questão, participaram da mesa de discussão as seguintes autoridades: o Secretário Municipal de Agricultura, o Sr. Bernildo Duarte Val,  Secretario Municipal de Infra- estrutura  o Sr. Telvésio César Duarte Filho, o Representante do IBAMA, o Sr. Fernando Gomes, a Coordenadora da SEMAR (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hidricos do Estado do Piaui) a Srª Roseane Galeno e a Promotora de Justiça do Município, Srª Francineide de Sousa Silva.  Professor Márcio, diretor adjunto da escola, conduziu os trabalhos com a seguinte dinâmica, cada autoridade respondia a questões previamente elaboradas e específicas de suas respectivas áreas, dentre as falas, as que mais chamaram a atenção do público presente, formado na maioria por alunos, professores e funcionários da escola, foram as das autoridades locais. A seguir listamos as indagações com as respectivas respostas dos participantes da mesa:
Para o Sr. Telvésio Filho – O Serviço de limpeza pública oferecido pela prefeitura atende a demanda da população ? Qual o destino dado ao lixo hospitalar ?
RESPOSTAS:  Sim, pois a prefeitura oferece coleta diária de lixo, são dois caminhões fazendo esse serviço, o problema estaria na falta de colaboração da comunidade que sabe dos horários em que o caminhão passa recolhendo o lixo, pois a secretaria distribuiu em todas as casas panfletos com os horários específicos de cada rua, e mesmo assim não coloca seu lixo para recolhimento nos horários devidos, e ainda tem a problemática dos tambores de lixo, que é de difícil administração, pois enquanto alguns morados reclamam a ausência dos tambores , outros solicitam a remoção destes da proximidade de suas casas. Já com relação ao lixo hospitalar sabemos que não estamos fazendo a coisa certa com ele, pois infelizmente ele acaba indo parar no lixão da cidade juntamente com o lixo doméstico. O que podemos informar a população é que estamos trabalhando num projeto para a criação de unidades voluntárias para seleção do lixo, onde o objetivo seria criar uma cooperativa que faria essa seleção e venderiam o material coletado para empresas que interessadas na compra desses produtos.
Para o Sr. Bernildo Val – Como é feito o controle da extração de pedras no município? Quanto é arrecadado de impostos sobre essa atividade ? O município sabe que essa extração é altamente prejudicial ao meio ambiente ?
RESPOSTAS: Todas as pedreiras são ilegais, não temos controle sobre essa extração nem tão pouco deixam impostos para o município, o problema é ainda mais grave pois exitem em torno de 50 famílias dependendo dessa atividade para sobreviver, e tentar impedir essa prática seria altamente prejudicial para estas famílias. A falta de controle é oriunda da ausência de uma normatização que regulamente a extração mineral no município, e ainda, é extremamente necessário que reformulemos nosso código tributário municipal que encontra-se ultrapassado. Com relação ao prejuízo causado ao meio ambiente, infelizmente o município não esta fazendo nada, sequer existe na receita orçamentária do município, recursos específicos a serem destinado à proteção do meio ambiente, o que dificulta muito o nosso trabalho.
Para a Srª Francineide Silva – Onde entra a promotoria de Justiça nessas questões ambientais e de saúde ? A população tem conhecimento dos problemas ambientais, a promotoria tem ? Que ações a promotoria tem tomado para resoluções dos problemas apontados aqui ?
RESPOSTAS: Inicialmente precisamos falar da ação dos nossos legisladores, já foi dito que nosso código tributário precisa ser revisto, que existe a necessidade da regulamentação sobre a extração mineral no município, onde estão nossos vereadores que ainda não se preocuparam com isso, não deveriam estes estarem preocupados com os problemas de seu município ? Não é pra isso pra eles recebem seus salários? Vocês sabiam que ao invés de defender eles apresentaram para votação um projeto que visava a doação das terras do brejo? Acho que está na hora de começar a participar das sessões na Câmara municipal. Eu pessoalmente fiz inúmeros ofícios para o Sr. Telvésio Filho, pedindo solução para a questão dos bichos criados soltos nas ruas, para resolver o problema das barracas em cima da praça da matriz, pra que fosse dada mais atenção ao recolhimento do lixo nas ruas, pois nossa cidade encontra-se extremamente feia e suja, outro dia vi no Portal Buritiense uma matéria que me chamou a atenção pela quantidade de sacolas plásticas nas ruas, fui pessoalmente ao local pra ver e fotografar fiquei surpresa com o cenário que me deparei, era muita sujeira junta, a mesma coisa fiz no lixão da cidade só não pude me aproximar muito do local pois fiquei com náuseas tamanha era a sujeira do local, diante daquilo vimos a necessidade de instaurar procedimento para que seja solucionada a situação daquele lixão, particularmente percorro o município inteiro para ver de perto as situações apresentadas aqui, más vejo que a população precisa ajudar a controlar o recolhimento do lixo, trata-se de uma questão educacional, todos precisamos fazer nossa parte. Já está passando da hora de controlar o sistema de correição animal, o município precisa se organizar e estabelecer normas para com esses animais presos  é necessário que seja construído um local apropriado para a colocação destes, e que seus donos sejam responsabilizados e paguem multas para reaver seus bichos. O poder público municipal tem que criar recursos para resolver seus problemas, pois são décadas e décadas sem fazer nada, sem fazer o dever de casa e somente ficar esperando por recursos estaduais e federais.
     Por fim, parabenizamos a oportunidade que a escola criou para que fossem discutidas questões tão importantes e decisivas para nosso município,e ainda, oportunizar ao seus discentes a possibilidade de ver nossas autoridades discorrem sobre as temáticas que lhes foram apresentadas. Certamente os alunos da escola, em particular os que ajudaram a organizar o trabalho, saíram do evento muito mais maduros e conscientes da problemática apresentada e discutida na ocasião.

23 Replies para “Projeto de Alunos Reune Autoridades para Discutir Questoes Ambientais”

  1. Avatar Garcia Santos disse:

    Parabenizo a iniciativa da escola de tratar de um assunto tão importante, quanto é a questão do meio ambiente, e gostaria de elogiar as palavras da Representante do Ministério Público, Srª Francineide Silva.

  2. Avatar Nayara disse:

    foi muito boa a iniciativa da professora Rosimeire,pois a população precisa se conscientizar da sujeira que esta a nossa cidade e que a limpeza da cidade depende de cada um de nós.

  3. Avatar wenceslau alvaro disse:

    Mais uma vez os alunos mostram que com um pouco de incentivo se mostram capazes de alcançar conhecimento que eles mesmos se renegam em suas rebeldias

  4. Avatar lili moraes disse:

    foi muito bom mesmo!!!fiz parte do projeto e gostei muito…

  5. Avatar IZAEL MIRANDA disse:

    Parabéns a todos os envolvidos nessa iniciativa!!!
    São assuntos importantíssimos para a cidade. Ao invés de estar “morrendo” por político A ou B, a população deve cobrar seus direitos à administração atual.
    É dever mínimo dos órgãos públicos cuidar da integridade física, psíquica e saúde da população, que fazem parte do requisitos mínimos para se viver em sociedade!!!

    Mas como eles vão fazer isso, o interesse maior é o capital, isso sim, é o que a maioria de nós fazemos, aplaudimos, gritamos, glorificamos os nossos “heróis”!!!

    Uma minoria se preocupa por assuntos transversais, que englobam toda a população, porém são esses que falam por aqueles que jamais teriam a chance de expressar o que sentem, os excluídos, que na verdade são os mais importantes da História, dentro de uma sociedade, o poder público serve para intermediar e contribuir na inclusão desses e de todos!!! Na verdade aqui em Buriti e em quase todas as cidades, vejo apenas políticos interessados em bens pessoais, nas casas, nos carros!!

    Os cupados??? acredito que nós mesmo, nós os colacamos para defesa de nossos deireitos e na conbraça de nosso deveres, agora cabe a nós cobrarmos!!!

    Uma grande revolução começa de pequenas vozes MAIÚSCULAS!!!

    youtube downloader, iscsi, youtube downloader

  6. Avatar valdir chaves disse:

    Queria lembrar tambem sobre as barragens da lagoa grande que a mais de 20 anos vem sendo feitas provisoriamente[barro],assoreando a nossa lagoa e o rio Parnaiba.O certo seria se fizessem de concreto armado[comportas] para que os nossos vazanteiros [plantadores de arroz]nao sofressem tanto com os repiquetes do rio Parnaiba que ocorrem mensalmente, prejudicando assim o plantio de arroz na citada lagoa.

  7. Avatar Márcio Santos disse:

    Se ao menos 1/3 das pessoas que consideramos capacitadas (professores)tivessem intenção de pôr-se à trabalhar por essas questões, talvez tivessemos pessoas mais conscientes, até temos pessoas mais concientes, só que menos preoculpadas, é que dá muito trabalho, talvez seja isso, eles já tem muito trabalho com a sala de aula, muitos só dão aula, não são professores de fato, dar aula, expor conteúdo, é muito fácil, difícil mesmo é ser um educador, formar pessoas intigadoras de quesões, aproveitar cada espaço que a sala de aula proporciona. Talvez não tenham dado ou não dão tanta ênfase as disciplinas pedagógicas no ENSINO SUPERIOR,(são estas que vão formar os educadores). Então, a professora(educadora) Rosimeire, merece uma salva de palmas pelo trabalho que realmente deu “TRABALHO”, por unir as questões do livro, com as da realidade, do mundo e de nossa cidade, mostrar aos alunos na prática como acontece, pois educar não se resume só à sala de aula meus queridos professores, entendam isso. Não só ela mais todos aqueles que propuseram-se a ajudar mesmo que em segundo plano, pois se não fosse por ela, os colaboradores talvez sequer tivessem iniciativa. Mais estão de PARABÉNS mesmo assim.
    Professores, tenham SENSIBILIDADE!
    E peçam autógrafos para essa GUERREIRA AI!
    Obrigado!

  8. Avatar rildo disse:

    foi muito bom porque todos nós obtivemos muitos conhecimentos

  9. Avatar Pim Pim Neto disse:

    Foi muito gratificante ter feito parte de um projeto tão importante para a sociedade buritiense, esse foi só o primeiro passo de muitos que ainda virão… Queria agradecer a professora Rosimeire pela iniciativa e o empenho dos alunos do 2º série “A” manhã.

  10. Avatar Rafael Machado disse:

    Foi otimo, principalmente a “dura” da Sª Promotora em relação aos projetos do LIXÂO .. Melhor ainda foi fazer parte da turma que realizou esse evento !!!;;;
    FLW.

  11. Avatar willyam chaves disse:

    concordo plenamente com o rildo

  12. Avatar alane disse:

    fiz parte desse projeto e gostei muito porque tratou de assuntos importantes para o nosso municipio.alem disso mostramos que fomos capazes de realizar esse projeto apesar das criticas…

  13. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Aproveito a oportunidade para parabenizar os idealizadores desse projeto para chamar atenção do meio ambiente. Lendo a resposta do Sr Thelvezio Filho Secretário de Infra-estrutura, dizendo a Prefeitura faz satisfatoriamente a coleta do lixo da cidade com dois caminhões, há de se convir que dois caminhões não atende a demanda de lixo produzida pela população. Pode até ser uma questão educacional o problema do lixo. Mas também dizer que a municipalidade distribuiu planfleto em todas as residencias sobre a escala do lixo é um engodo. No momento que li a reportagem do PortalBuritiense, fiz uma enquete com várias pessoas que se encontravam no momento. Perguntando se alguém tinha conhecimento dessa escala e todos foram unanimes em respondender que desconheciam. Resido na Rua Antonio Ades de Sousa e o caminhão coletor passa de semana sem passar nesta rua. Na rua henock Castelo Branco, o tambor transborda e o caminhão da coleta não recolhe. Vejamos então que a culpa da sujeira pública não deve ser debitada sómente a população.

  14. Avatar Prof. William disse:

    Não vou aqui comentar sobre o lado pedagógico do trabalho da professora Rosimeire, que por sinal foi brilhante mesmo. Em relação a problemática ambiental de nossa cidade, lixo, lixão, pedreira, nascentes dos principais riachos, assoreamento dos rios Parnaíba e Longá, os brejos e nossos buritizais, são preocupações que devem realmente ser levada a sério, e que o poder público deve tomar medidas enérgicas para a amenizar a situação, e que são de conhecimento de todos e nosso dever como cidadãos de não somente levantar questionamentos, porque isso está acontecendo? será que somos nós os culpados? O que podemos fazer para solucionar o problema? Que medidas podem ser tomadas? Devemos sim, darmos a nossa contribuição, pois temos indiretamente ou diretamente contribuído para tais situações, seja por ação ou omissão. Mas, devemos pressionar as autoridades constituídas para que através do cumprimento do dever legal de proteger o meio ambiente, sejam adotadas medidas legais para que os entes públicos cumpram com seu dever, de bem cuidar da coisa pública, incluindo nesta os nossos rios, riachos, lagoas, brejos, buritizais, e ainda, a limpeza pública, destino do lixo, etc.

  15. Avatar Rayka disse:

    Parabéns!!!!!!!!!!!!A todos que se empenharam neste projeto e que participaram.As escolas precisam mais de iniciativas como esta,pois quem ganha é a escola,os alunos e a sociedade.Sei que todos os envolvidos neste projeto se esforçaram muito.O resultado não poderia ter sido outro:Excelente!!!Espero que este trabalho sirva de exemplo para a sociedade e que possa surgir mais ideias brilhantes,porque os alunos são capazes,basta que se tome iniciativa.

  16. Avatar Profª. Laura Alves disse:

    Bom a iniciativa foi muito válida e não deve ficar somente no papel como a maioria de projetos q muitas vezes servem apenas para ficar engavetados…o tema tratado no projeto é de suma importancia e não deve ser esquecido, é dever de todos lutarmos pela defesa do meio ambiente. Concordo plenamente com o prof William que o tema é mais um entre várias problematizações relacionadas ao meio ambiente de nossa cidade, temos que cobrar e muitos de nossas autoridades, pois as mesmas se quizerem de verdade seguir em frente e ajudar nessa missão de protejer a natureza sabem como fazer isso, além de refletir sobre nosso brejo, o problemas das barras emprovisadas todo ano que ta destruindo aos pouco nosso rio Parnaíba, entre outros cidatos.Vamos cobrar, vamos lutar por aquilo que acreditamos, que é a preservação e defesa da VIDA!!!
    Parabenizo minha amiga e grande profissional ROSIMEIRE LUÍZA pelo excelente trabalho e a colaboração e participação de seus alunos…

  17. Avatar Mauricélia Chácez disse:

    PARABENIZO A TODOS QUE COLABORARAM PARA QUE ESSE EVENTO SE REALIZASSE,É UM ASSUNTO QUE REALMENTE PRECISA DE ATENÇÃO.FICO FELIZ EM SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE SE PREOCUPAM COMO QUE HÁ DE MAIS IMPORTANTE PARA TODOS NÓS…

  18. Avatar Taty Sousa disse:

    Adorei o projeto,parabenizo a pof.Rosimeire, fez muito bem em tabalhar esse assunto porque alem de ser muito óbvio é um asunto que as pessoas nâo dâo muita importancia,espero que seja retribuido todo esse esforço que tivemose.Eu que fiz parte do projeto, meus colegas e nossa professora que foi a principal criadora desse projeto.
    A gente fez isso já com a intenção de concientizar as pesoas que assistiram e perticiparam do projeto e da discurção da mesa redonda espero que essa concientização aconteca,e espero tambem que mais atitudes como essa aconteca e que as pessoas tomem a iniciativa de cuidar do meio ambinte pois ele depende miuto de mim de vc e de nos,so a gente pode mudar as nossas proprias atitudes.

  19. Avatar joão disse:

    foi muito massa,se todo mês tivesse um projeto desses não iria perde um.rsrsrsrsrsrsrssrsrsrss kkkkkkkkkk

  20. Avatar Euvêncio Val disse:

    Amei o projeto, a professora Rosimeire e os alunos estão de parabéns,é de pequenas ações como esta que o meio ambiente está precisando, se cada um tiver a mesma preocupação dos autores do projeto, com certeza o meio ambiente vai ganhar e a população também, sabemos que um pequena ação mas já é o suficiente para demonstrar que vale a pena.

  21. Avatar Rômulo o "GRANDÃO" disse:

    Foi incrivel participar desse projeto tão importante para o meio ambiente e para nos mesmo.

  22. Avatar Benedito Sousa disse:

    Também não vamos esquecer a poluição sonora, com a falta de respeito dos proprietários de carros além do som em volume máximo, atravessam os veiculos tomando a rua por inteiro, vá na praça Antonio Romão lá estão os folgados quase todos os dias.

  23. Avatar Márcio Santos disse:

    Bem lembrado Benedito, nossa cidade está infestada por esses “playboyzinhos” de meia tijela, que se acham “os caras”. Toda pessoa tem direito ao lazer, más ñ de uma forma desenfreada, ou que proporcione incômodo para os demais que por perto encontram-se. Medidas precisam ser tomadas. Hoje em Buriti temos uma Promotora de cunho forte à espera das denúncias para tomar as devidas providências. Diante de tudo isso, um detalhe é fácil: IDENTIFICÁ-LOS, pois sabemos quem são eles, onde moram, e o que fazem.
    Numa escala de 0 à 1.000. Nota “0” p/ eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos